RES: [ANPPOM-L] FWD: Ag ê ncia FAPESP - educa çã o musical desenvolve o c é rebro

Pablo Sotuyo Blanco psotuyo em ufba.br
Seg Set 25 11:18:51 BRT 2006


O que esse informe que a FAPESP transmite não diz é se o desempenho cerebral
das crianças é superior por conta do método Suzuki ou se qualquer outro
método de ensino musical teria resultados semelhantemente superiores "quando
comparados com pessoas sem treinamento especial"...

Desculpem... mas essa noticia tem muito mais a cara de uma propaganda
comercial do que de um resumo de relatório científico...

Abraços...

Pablo.
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Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco
Programa de Pós-Graduação em Música
Escola de Música
Universidade Federal da Bahia
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e-mailto: psotuyo em ufba.br
homepage: http://www.ufba.br/~psotuyo/
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-----Mensagem original-----
De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]Em nome de Jos é Luiz Martinez
Enviada em: segunda-feira, 25 de setembro de 2006 09:26
Para: Musikeion
Assunto: [ANPPOM-L] FWD: Ag ê ncia FAPESP - educa çã o musical
desenvolve o c é rebro



Música para o cérebro


 25/09/2006

Agência FAPESP - Sabe-se que uma criança treinada musicalmente terá, em
geral, afinidade maior para os sons durante a sua vida. Agora, cientistas
canadenses identificaram outras vantagens de estudar música desde pequeno.

O desempenho cerebral de crianças com 4 a 6 anos de idade, submetidas a
lições musicais pelo método Suzuki, criado pelo pedagogo japonês Shinichi
Suzuki (1898-1998), mostrou ser superior quando comparado a pessoas sem
treinamento especial. Apenas quatro meses foram suficientes para que os
primeiros resultados surgissem.

Além de conseguir medir a aptidão musical propriamente dita ­ o cérebro das
crianças treinadas respondeu mais rapidamente aos sons de instrumentos, ­ os
pesquisadores conseguiram dados ainda mais interessantes, e que estão sendo
considerados inéditos. Ao responder a testes de memória, por exemplo, o
grupo ³musical² teve um desempenho superior. Os resultados do estudo foram
publicados em artigo na edição de 20 de setembro da revista Brain.

³É possível perceber que a resposta cerebral no grupo treinado pela música,
em comparação com outro, sem aulas especiais, mudou no prazo de um ano.
Essas alterações estão claramente relacionadas com os benefícios cognitivos
propiciados pelo treinamento musical², disse Laurel Trainor, professor na
Universidade McMaster e um dos autores principais do trabalho, em comunicado
da Oxford University Press, instituição que publica a Brain.

O artigo One year of musical training affects development of auditory
cortical-evoked fields in young children pode ser lido por assinantes em

www.brain.oxfordjournals.org.



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