[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

Rodolfo Caesar caesar em acd.ufrj.br
Sáb Abr 7 17:24:22 BRT 2007


Meus caros,


Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem 
nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado 
daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao 
foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me.
E meu caro Rubens: nao entenda minha msg como pleito pela introduçao 
dessa ou daquela materia. Foi só a constatação de uma tremenda 
desatualidade - a associação de uma disciplina nascida para um mercado 
que morreu - com a música que se pauta por um conhecimento sonológico.
Agora: eu jamais poderia conviver com a noção de que a única forma de 
alguma coisa existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas 
estão ficando do tamanho de uma faculdade.

Um abraço,


Rodolfo




Rubens Ricciardi wrote:
> caríssimo Prof. Mannis,
> meus caros colegas da ANPPOM,
>
> muito boa a discussão, ainda mais depois de ontem que deu no Jornal da 
> Globo - vcs viram? - "os pastores DJs" (o culto religioso enquanto 
> evento da Indústria Cultural!), isto é que é conhecimento "just in 
> time"! Isto é que é mercado de trabalho!
>
> em todos os casos, a música por sorte viabiliza toda uma série de 
> atividades profissionais que giram em torno dela em seus mais diversos 
> desdobramentos (bilheteiros dos teatros, faxineiras que limpam o 
> palco, eletricistas que consertam a tomada quando queima o fusível 
> etc., e todos merecem nosso carinho e atenção!)
>
> mas só seria bom também não se esquecer que a música, enquanto cerne 
> do conceito, abrange três atividades maiores e primevas (e estas 
> atividades ainda são sempre já indissociáveis entre si):
>
> o compositor
> o intérprete
> o pesquisador
>
> será que já estamos dando conta bem dada na formação destes três 
> ofícios (com pelo menos 2500 anos de história) nas universidades 
> brasileiras???
>
> será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra área 
> de apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três áreas 
> fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de promover 
> uma boa formação musical???
>
> pelo que eu saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister") 
> nos EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades 
> neste ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom 
> músico! - aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente 
> de quase mais ninguém no Brasil...
>
> não é por menos que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da 
> Suécia e não com uma firma brasileira!... então, será que não falta 
> aqui no Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas 
> atividades com interfaces tecnológicas?
>
> a quem interessa a proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e 
> sem compromisso com os conceitos fundamentais da música? não 
> estaríamos assim tão-somente difundindo a estupidez?
>
> e repito pra concluir: não é então o caso de se estudar música pra 
> começo de conversa??? (como dizia já o velho Mário de Andrade)...
>
> abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
>
> ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis em uol.com.br>
> To: "'Rodolfo Caesar'" <caesar em acd.ufrj.br>; "'anppom-l'" 
> <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 AM
> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos 
> Eletroacústica e Violoncelo
>
>
>> Colegas da Anppom,
>>
>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem como mensagens anteriores de
>> Silvio Ferraz sobre
>> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de 
>> música.
>>
>> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408 
>> órgãos
>> institucionais dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente 
>> devem
>> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS 
>> SINFONICAS.
>>
>> Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas, se o 
>> numero de
>> concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra, 
>> assim
>> como os concursos para docentes e oportunidades para professores de 
>> música ?
>>
>> Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico,
>> capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos 
>> por
>> profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo
>> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos.
>> Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão
>> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das estruturas
>> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um credenciamento 
>> garantindo um
>> padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior
>> reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em 
>> torno
>> dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma 
>> liderança que,
>> potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito 
>> tempo.
>>
>> Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas
>> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude 
>> ativa
>> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de bem-intencionadas,
>> devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos 
>> trabalhando
>> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos 
>> estabelecendo
>> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.
>>
>> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e novas formações 
>> seja
>> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e 
>> organizada
>> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores 
>> que, no
>> Exterior, são praticados academicamente há muito tempo.
>>
>> Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: 
>> estabelecimento de
>> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo 
>> necessidade de
>> discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é do metier, o que é
>> técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação
>> artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e 
>> técnica varia
>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação
>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender, o 
>> que foi
>> justamente levantado por Rodolfo Caesar.
>>
>> Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não dessas 
>> evidencias
>> reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, 
>> é tempo
>> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais 
>> atenção o
>> que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes, 
>> pois aqui
>> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido.
>>
>> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos às
>> evidências seria ignorancia de má fé.
>>
>> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação musical, 
>> estarmos
>> mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos 
>> perfis
>> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que 
>> poderemos
>> demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação e a 
>> excelencia do
>> ensino de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa
>> pronta reação.
>>
>> Melhores saudações
>>
>> José Augusto Mannis
>>
>>
>>
>> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp
>>
>> Perfis profissionais identificados
>>
>> PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO
>> . Produtor fonográfico
>> . Músico-Engenheiro de Som
>> . Técnico / Assistente de som
>> . Sonoplasta
>> . Sonorizador / Operador de som
>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical
>>
>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS
>> . Restaurador de registros sonoros
>> . Conservador de acervo
>>
>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
>> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som
>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção
>> . Criador de ruidagem
>> . Sound designer
>>
>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
>> . Designer sonoro
>>
>> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA
>> . Técnico de sonorização de espaços públicos
>> . Profissional em acústica arquitetural
>> . Profissional em Acústica Musical
>>
>> A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo:
>>
>> o acústica de instrumentos musicais;
>> o construção de instrumentos musicais;
>> o manutenção de instrumentos musicais;
>> o voz cantada;
>> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção de músicas;
>> o gesto e execução instrumental
>> o acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons;
>> o dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e
>> reconstituir/gerar sons;
>> o algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais.
>>
>> Diversos: outras atividades profissionais e setores
>>
>> . COMÉRCIO
>> . ENSINO
>> . RÁDIO
>> . CONSULTORIA
>> . MUSEOLOGIA
>> . INTERNET
>> . COPISTA
>>
>> REFERENCIAS
>>
>> The Royal Conservatoire
>> http://www.koncon.nl/
>>
>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE
>> http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html
>>
>> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2
>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2
>> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2
>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
>> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct
>> aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 1+2
>> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2
>> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2
>> the language of musical signal processing Paul Berg computer studio  1+2
>> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2
>> computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio  1+2
>> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2)
>> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2
>>
>> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week
>> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks
>>
>> discussion concerts
>>
>>
>> Gesellschaft für Sonologie
>> http://www.nbsonologie.net/
>>
>>
>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium
>> http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/
>>
>>
>> Escola Superior de Musica de Catalunia
>> http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3
>>
>>
>> Centro di Sonologia computazionale
>> http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm
>>
>>
>> Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile
>> http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html
>>
>>
>> "Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese".
>> http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html
>>
>> Studiekiezer Universiteit Gent
>> http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/ 
>>
>> 02000008/INDEX.HTM
>>
>>
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br 
>> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
>> Em nome de Rodolfo Caesar
>> Enviada em: sábado, 7 de abril de 2007 08:43
>> Para: 'anppom-l'
>> Assunto: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos 
>> Eletroacústica e
>> Violoncelo
>>
>> Prezada Lista,
>>
>> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos pesquisadores
>> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem muita 
>> relação
>> com a música eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma
>> 'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se dava ao
>> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que 
>> faziam
>> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por 'foley' na
>> indústria cinematográfica.
>> Uma qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos para o
>> 'mercado', o alvo inicial.
>>
>>
>>
>>
>> abs,
>>
>>
>> Rodolfo Caesar
>>
>>
>>
>>
>> Fernando José Silveira wrote:
>>> Caríssimos,
>>> Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo
>>> Seletivo para professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da 
>>> UNIRIO.
>>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e
>>> Sonoplastia - Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação
>>> Composição)
>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em Música
>>> (Habilitação Violoncelo).
>>>
>>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO - notícias:
>>> www.unirio.br <http://www.unirio.br>
>>> As inscrições são até 17 de abril.
>>> DIVULGUEM!!!
>>>
>>> Atenciosamente,
>>>
>>> Fernando José Silveira
>>> IVL/UNIRIO
>>> ----------------------------------------------------------------------
>>> -- 
>>>
>>> ________________________________________________
>>> Lista de discussões ANPPOM
>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>> ________________________________________________
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>>
>>
>> -- 
>> Internal Virus Database is out-of-date.
>> Checked by AVG Free Edition.
>> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
>> 18/3/2007
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