Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Sex Abr 6 12:07:54 BRT 2007


caro Prof. Rodolfo Caesar,

agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma vez é uma satisfação 
trocar boas idéias com vc,

quem aponta a exclusão de algo como problema é porque tem em mente a sua 
inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a inclusão das "rebarbas" 
conforme vc mesmo citou,

eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia ser efetuada, de 
como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem a 
relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música como conceito maior, 
ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira apressada, 
superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente, como de costume 
acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das "rebarbas" pode sim 
significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela mesma,

portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado que talvez 
possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente o problema,

e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis, então vamos ao 
problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini,

aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito" são argumentos 
cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente correta", 
ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano enquanto distorção 
ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita mediana" sempre já se 
confundem),

aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro lado talvez se 
encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto a 
isso...

por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz tocando 
violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado para alguns, 
mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como o caso recente 
da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos brasileiros que tenham 
pele mais escura contra os outros brasileiros com pela mais clara (e ela 
igualmente se justifica sempre através da "exclusão" e do "preconceito"),

portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito com que o 
"Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside a essência da 
música, ela se dá não só com o tal "Johann", como também com o "Johann 
Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk", "Gabriel", 
"Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton", "Igor", "Béla", 
"Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!), "György" (e imaginem o 
Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da gente como o "Gilberto", 
"Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario", "Rodolfos" (vc e o outro que trabalha 
aqui em RP), "Luís Carlos", "Tato", "Roberto", "Silvio", "João Augusto", 
"Eli" etc. etc. etc.

enfim, somos todos "Johann"...

boa páscoa a todos!

Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)

_______________________________________

Falou, Carlos!

Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação pascoalina:
"Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza tem sua
própria sujeira que precisa ser varrida."
(O mal-estar da pós-modernidade, pg 20)


abs,


Rodolfo




carlos palombini wrote:
>
> A discussão da função das escolas e departamentos de ensino superior
> de música é realmente importante. Mas ela não vai avançar, pelo menos
> não aqui, enquanto os usuários desta lista se utilizarem da mesma como
> veículo seus preconceitos religiosos, estéticos ou de classe.
>
> -- 
> cvp
>
>


----- Original Message ----- 
From: "Rodolfo Caesar" <caesar em acd.ufrj.br>
To: "Rubens Ricciardi" <rrrr em usp.br>
Cc: "'anppom-l'" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "ja.mannis"
<ja.mannis em uol.com.br>
Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM
Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e
Violoncelo


Meus caros,


Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem
nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado
daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao
foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me.
E meu caro Rubens: nao entenda minha msg como pleito pela introduçao
dessa ou daquela materia. Foi só a constatação de uma tremenda
desatualidade - a associação de uma disciplina nascida para um mercado
que morreu - com a música que se pauta por um conhecimento sonológico.
Agora: eu jamais poderia conviver com a noção de que a única forma de
alguma coisa existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas
estão ficando do tamanho de uma faculdade.

Um abraço,


Rodolfo




Rubens Ricciardi wrote:
> caríssimo Prof. Mannis,
> meus caros colegas da ANPPOM,
>
> muito boa a discussão, ainda mais depois de ontem que deu no Jornal da
> Globo - vcs viram? - "os pastores DJs" (o culto religioso enquanto evento
> da Indústria Cultural!), isto é que é conhecimento "just in time"! Isto é
> que é mercado de trabalho!
>
> em todos os casos, a música por sorte viabiliza toda uma série de
> atividades profissionais que giram em torno dela em seus mais diversos
> desdobramentos (bilheteiros dos teatros, faxineiras que limpam o palco,
> eletricistas que consertam a tomada quando queima o fusível etc., e todos
> merecem nosso carinho e atenção!)
>
> mas só seria bom também não se esquecer que a música, enquanto cerne do
> conceito, abrange três atividades maiores e primevas (e estas atividades
> ainda são sempre já indissociáveis entre si):
>
> o compositor
> o intérprete
> o pesquisador
>
> será que já estamos dando conta bem dada na formação destes três ofícios
> (com pelo menos 2500 anos de história) nas universidades brasileiras???
>
> será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra área de
> apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três áreas
> fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de promover uma
> boa formação musical???
>
> pelo que eu saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister") nos
> EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades neste
> ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom músico! -
> aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente de quase mais
> ninguém no Brasil...
>
> não é por menos que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da
> Suécia e não com uma firma brasileira!... então, será que não falta aqui
> no Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas
> atividades com interfaces tecnológicas?
>
> a quem interessa a proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e sem
> compromisso com os conceitos fundamentais da música? não estaríamos assim
> tão-somente difundindo a estupidez?
>
> e repito pra concluir: não é então o caso de se estudar música pra começo
> de conversa??? (como dizia já o velho Mário de Andrade)...
>
> abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
>
> ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis em uol.com.br>
> To: "'Rodolfo Caesar'" <caesar em acd.ufrj.br>; "'anppom-l'"
> <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 AM
> Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e
> Violoncelo
>
>
>> Colegas da Anppom,
>>
>> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem como mensagens anteriores de
>> Silvio Ferraz sobre
>> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de
>> música.
>>
>> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408 órgãos
>> institucionais dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente
>> devem
>> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS SINFONICAS.
>>
>> Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas, se o numero
>> de
>> concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra, assim
>> como os concursos para docentes e oportunidades para professores de
>> música ?
>>
>> Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico,
>> capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos por
>> profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo
>> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos.
>> Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão
>> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das estruturas
>> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um credenciamento garantindo um
>> padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior
>> reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em
>> torno
>> dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma liderança
>> que,
>> potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito
>> tempo.
>>
>> Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas
>> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude
>> ativa
>> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de bem-intencionadas,
>> devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos
>> trabalhando
>> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos
>> estabelecendo
>> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.
>>
>> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e novas formações seja
>> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e
>> organizada
>> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores que, no
>> Exterior, são praticados academicamente há muito tempo.
>>
>> Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento
>> de
>> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo necessidade
>> de
>> discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é do metier, o que é
>> técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação
>> artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica
>> varia
>> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação
>> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender, o que
>> foi
>> justamente levantado por Rodolfo Caesar.
>>
>> Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não dessas
>> evidencias
>> reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é
>> tempo
>> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais atenção
>> o
>> que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes, pois
>> aqui
>> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido.
>>
>> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos às
>> evidências seria ignorancia de má fé.
>>
>> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação musical,
>> estarmos
>> mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos
>> perfis
>> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que
>> poderemos
>> demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação e a excelencia do
>> ensino de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa
>> pronta reação.
>>
>> Melhores saudações
>>
>> José Augusto Mannis
>>
>>
>>
>> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp
>>
>> Perfis profissionais identificados
>>
>> PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO
>> . Produtor fonográfico
>> . Músico-Engenheiro de Som
>> . Técnico / Assistente de som
>> . Sonoplasta
>> . Sonorizador / Operador de som
>> . Compositor (trilha): Ilustrador musical
>>
>> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS
>> . Restaurador de registros sonoros
>> . Conservador de acervo
>>
>> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
>> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som
>> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção
>> . Criador de ruidagem
>> . Sound designer
>>
>> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
>> . Designer sonoro
>>
>> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA
>> . Técnico de sonorização de espaços públicos
>> . Profissional em acústica arquitetural
>> . Profissional em Acústica Musical
>>
>> A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo:
>>
>> o acústica de instrumentos musicais;
>> o construção de instrumentos musicais;
>> o manutenção de instrumentos musicais;
>> o voz cantada;
>> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção de músicas;
>> o gesto e execução instrumental
>> o acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons;
>> o dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e
>> reconstituir/gerar sons;
>> o algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais.
>>
>> Diversos: outras atividades profissionais e setores
>>
>> . COMÉRCIO
>> . ENSINO
>> . RÁDIO
>> . CONSULTORIA
>> . MUSEOLOGIA
>> . INTERNET
>> . COPISTA
>>
>> REFERENCIAS
>>
>> The Royal Conservatoire
>> http://www.koncon.nl/
>>
>> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE
>> http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html
>>
>> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2
>> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2
>> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2
>> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
>> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct
>> aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 1+2
>> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2
>> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2
>> the language of musical signal processing Paul Berg computer studio  1+2
>> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2
>> computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio  1+2
>> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2)
>> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2
>>
>> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week
>> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks
>>
>> discussion concerts
>>
>>
>> Gesellschaft für Sonologie
>> http://www.nbsonologie.net/
>>
>>
>> Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium
>> http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/
>>
>>
>> Escola Superior de Musica de Catalunia
>> http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3
>>
>>
>> Centro di Sonologia computazionale
>> http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm
>>
>>
>> Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile
>> http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html
>>
>>
>> "Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese".
>> http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html
>>
>> Studiekiezer Universiteit Gent
>> http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/
>> 02000008/INDEX.HTM
>>
>>
>>
>> -----Mensagem original-----
>> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
>> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
>> Em nome de Rodolfo Caesar
>> Enviada em: sábado, 7 de abril de 2007 08:43
>> Para: 'anppom-l'
>> Assunto: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e
>> Violoncelo
>>
>> Prezada Lista,
>>
>> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos pesquisadores
>> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem muita
>> relação
>> com a música eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma
>> 'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se dava ao
>> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que
>> faziam
>> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por 'foley' na
>> indústria cinematográfica.
>> Uma qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos para o
>> 'mercado', o alvo inicial.
>>
>>
>>
>>
>> abs,
>>
>>
>> Rodolfo Caesar
>>
>>
>>
>>
>> Fernando José Silveira wrote:
>>> Caríssimos,
>>> Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo
>>> Seletivo para professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da
>>> UNIRIO.
>>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e
>>> Sonoplastia - Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação
>>> Composição)
>>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em Música
>>> (Habilitação Violoncelo).
>>>
>>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO - notícias:
>>> www.unirio.br <http://www.unirio.br>
>>> As inscrições são até 17 de abril.
>>> DIVULGUEM!!!
>>>
>>> Atenciosamente,
>>>
>>> Fernando José Silveira
>>> IVL/UNIRIO
>>> ----------------------------------------------------------------------
>>> -- 
>>>
>>> ________________________________________________
>>> Lista de discussões ANPPOM
>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>> ________________________________________________
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>>
>>
>> -- 
>> Internal Virus Database is out-of-date.
>> Checked by AVG Free Edition.
>> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
>> 18/3/2007
>>
>>
>
>




-- 
Internal Virus Database is out-of-date.
Checked by AVG Free Edition.
Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 18/3/2007





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