[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sáb Abr 7 20:47:46 BRT 2007


Oi, Rodolfo:

Não me contenho. Eu adoro a palavra sonoplastia.
Ela é tão bela, e útil, quanto sonologia.
O mercado não morreu. O que mudou foi a nomenclatura.
A dominação cultural impôs a palavra "foley".
Os norte-americanos, mais rápidos que nós, resolveram homenagear Jack Foley. Mas nós poderíamos, bem antes, ter homenageado Hilton Lousa, o exímio sonoplasta dos grandes teatros radiofônicos da Rádio MEC nos anos 50 e 60: Grande Teatro Orniex e outros.
As cascas de coco continuam a ser o melhor meio para imitar o trote do cavalo.
Não se esqueça de que, ainda hoje, em hollywood e em toda a indústria cinematográfica, as borbulhas e os dedos agitando água no copo continuam sonorizando cenas de torrentes aquáticas.
The Art of Foley bem que poderia se chamar A Arte de Lousa.
Mas, hoje, coleções de CDs e DVDs, verdadeiras bibliotecas de sons, disponibilizam quase todos os sons do mundo.
Abraço,
Jorge Antunes




Rodolfo Caesar wrote:

> Meus caros,
>
> Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem
> nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado
> daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao
> foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me.
> E meu caro Rubens: nao entenda minha msg como pleito pela introduçao
> dessa ou daquela materia. Foi só a constatação de uma tremenda
> desatualidade - a associação de uma disciplina nascida para um mercado
> que morreu - com a música que se pauta por um conhecimento sonológico.
> Agora: eu jamais poderia conviver com a noção de que a única forma de
> alguma coisa existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas
> estão ficando do tamanho de uma faculdade.
>
> Um abraço,
>
> Rodolfo
>
> Rubens Ricciardi wrote:
> > caríssimo Prof. Mannis,
> > meus caros colegas da ANPPOM,
> >
> > muito boa a discussão, ainda mais depois de ontem que deu no Jornal da
> > Globo - vcs viram? - "os pastores DJs" (o culto religioso enquanto
> > evento da Indústria Cultural!), isto é que é conhecimento "just in
> > time"! Isto é que é mercado de trabalho!
> >
> > em todos os casos, a música por sorte viabiliza toda uma série de
> > atividades profissionais que giram em torno dela em seus mais diversos
> > desdobramentos (bilheteiros dos teatros, faxineiras que limpam o
> > palco, eletricistas que consertam a tomada quando queima o fusível
> > etc., e todos merecem nosso carinho e atenção!)
> >
> > mas só seria bom também não se esquecer que a música, enquanto cerne
> > do conceito, abrange três atividades maiores e primevas (e estas
> > atividades ainda são sempre já indissociáveis entre si):
> >
> > o compositor
> > o intérprete
> > o pesquisador
> >
> > será que já estamos dando conta bem dada na formação destes três
> > ofícios (com pelo menos 2500 anos de história) nas universidades
> > brasileiras???
> >
> > será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra área
> > de apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três áreas
> > fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de promover
> > uma boa formação musical???
> >
> > pelo que eu saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister")
> > nos EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades
> > neste ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom
> > músico! - aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente
> > de quase mais ninguém no Brasil...
> >
> > não é por menos que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da
> > Suécia e não com uma firma brasileira!... então, será que não falta
> > aqui no Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas
> > atividades com interfaces tecnológicas?
> >
> > a quem interessa a proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e
> > sem compromisso com os conceitos fundamentais da música? não
> > estaríamos assim tão-somente difundindo a estupidez?
> >
> > e repito pra concluir: não é então o caso de se estudar música pra
> > começo de conversa??? (como dizia já o velho Mário de Andrade)...
> >
> > abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
> >
> > ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis em uol.com.br>
> > To: "'Rodolfo Caesar'" <caesar em acd.ufrj.br>; "'anppom-l'"
> > <anppom-l em iar.unicamp.br>
> > Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 AM
> > Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
> > Eletroacústica e Violoncelo
> >
> >
> >> Colegas da Anppom,
> >>
> >> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem como mensagens anteriores de
> >> Silvio Ferraz sobre
> >> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de
> >> música.
> >>
> >> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408
> >> órgãos
> >> institucionais dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente
> >> devem
> >> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS
> >> SINFONICAS.
> >>
> >> Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas, se o
> >> numero de
> >> concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra,
> >> assim
> >> como os concursos para docentes e oportunidades para professores de
> >> música ?
> >>
> >> Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico,
> >> capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos
> >> por
> >> profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo
> >> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos.
> >> Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão
> >> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das estruturas
> >> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um credenciamento
> >> garantindo um
> >> padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior
> >> reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em
> >> torno
> >> dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma
> >> liderança que,
> >> potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito
> >> tempo.
> >>
> >> Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas
> >> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude
> >> ativa
> >> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de bem-intencionadas,
> >> devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos
> >> trabalhando
> >> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos
> >> estabelecendo
> >> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.
> >>
> >> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e novas formações
> >> seja
> >> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e
> >> organizada
> >> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores
> >> que, no
> >> Exterior, são praticados academicamente há muito tempo.
> >>
> >> Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS:
> >> estabelecimento de
> >> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo
> >> necessidade de
> >> discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é do metier, o que é
> >> técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação
> >> artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e
> >> técnica varia
> >> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação
> >> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender, o
> >> que foi
> >> justamente levantado por Rodolfo Caesar.
> >>
> >> Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não dessas
> >> evidencias
> >> reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido,
> >> é tempo
> >> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais
> >> atenção o
> >> que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes,
> >> pois aqui
> >> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido.
> >>
> >> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos às
> >> evidências seria ignorancia de má fé.
> >>
> >> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação musical,
> >> estarmos
> >> mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos
> >> perfis
> >> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que
> >> poderemos
> >> demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação e a
> >> excelencia do
> >> ensino de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa
> >> pronta reação.
> >>
> >> Melhores saudações
> >>
> >> José Augusto Mannis
> >>
> >>
> >>
> >> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp
> >>
> >> Perfis profissionais identificados
> >>
> >> PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO
> >> . Produtor fonográfico
> >> . Músico-Engenheiro de Som
> >> . Técnico / Assistente de som
> >> . Sonoplasta
> >> . Sonorizador / Operador de som
> >> . Compositor (trilha): Ilustrador musical
> >>
> >> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS
> >> . Restaurador de registros sonoros
> >> . Conservador de acervo
> >>
> >> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
> >> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som
> >> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção
> >> . Criador de ruidagem
> >> . Sound designer
> >>
> >> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
> >> . Designer sonoro
> >>
> >> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA
> >> . Técnico de sonorização de espaços públicos
> >> . Profissional em acústica arquitetural
> >> . Profissional em Acústica Musical
> >>
> >> A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo:
> >>
> >> o acústica de instrumentos musicais;
> >> o construção de instrumentos musicais;
> >> o manutenção de instrumentos musicais;
> >> o voz cantada;
> >> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção de músicas;
> >> o gesto e execução instrumental
> >> o acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons;
> >> o dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e
> >> reconstituir/gerar sons;
> >> o algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais.
> >>
> >> Diversos: outras atividades profissionais e setores
> >>
> >> . COMÉRCIO
> >> . ENSINO
> >> . RÁDIO
> >> . CONSULTORIA
> >> . MUSEOLOGIA
> >> . INTERNET
> >> . COPISTA
> >>
> >> REFERENCIAS
> >>
> >> The Royal Conservatoire
> >> http://www.koncon.nl/
> >>
> >> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE
> >> http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html
> >>
> >> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2
> >> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2
> >> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2
> >> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
> >> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct
> >> aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 1+2
> >> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2
> >> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2
> >> the language of musical signal processing Paul Berg computer studio  1+2
> >> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2
> >> computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio  1+2
> >> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2)
> >> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2
> >>
> >> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week
> >> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks
> >>
> >> discussion concerts
> >>
> >>
> >> Gesellschaft für Sonologie
> >> http://www.nbsonologie.net/
> >>
> >>
> >> Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium
> >> http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/
> >>
> >>
> >> Escola Superior de Musica de Catalunia
> >> http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3
> >>
> >>
> >> Centro di Sonologia computazionale
> >> http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm
> >>
> >>
> >> Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile
> >> http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html
> >>
> >>
> >> "Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese".
> >> http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html
> >>
> >> Studiekiezer Universiteit Gent
> >> http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/
> >>
> >> 02000008/INDEX.HTM
> >>
> >>
> >>
> >> -----Mensagem original-----
> >> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
> >> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
> >> Em nome de Rodolfo Caesar
> >> Enviada em: sábado, 7 de abril de 2007 08:43
> >> Para: 'anppom-l'
> >> Assunto: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
> >> Eletroacústica e
> >> Violoncelo
> >>
> >> Prezada Lista,
> >>
> >> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos pesquisadores
> >> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem muita
> >> relação
> >> com a música eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma
> >> 'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se dava ao
> >> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que
> >> faziam
> >> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por 'foley' na
> >> indústria cinematográfica.
> >> Uma qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos para o
> >> 'mercado', o alvo inicial.
> >>
> >>
> >>
> >>
> >> abs,
> >>
> >>
> >> Rodolfo Caesar
> >>
> >>
> >>
> >>
> >> Fernando José Silveira wrote:
> >>> Caríssimos,
> >>> Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo
> >>> Seletivo para professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da
> >>> UNIRIO.
> >>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e
> >>> Sonoplastia - Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação
> >>> Composição)
> >>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em Música
> >>> (Habilitação Violoncelo).
> >>>
> >>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO - notícias:
> >>> www.unirio.br <http://www.unirio.br>
> >>> As inscrições são até 17 de abril.
> >>> DIVULGUEM!!!
> >>>
> >>> Atenciosamente,
> >>>
> >>> Fernando José Silveira
> >>> IVL/UNIRIO
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> >>> --
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> >>> Lista de discussões ANPPOM
> >>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> >>> ________________________________________________
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> >> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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> >>
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> >> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> >> ________________________________________________
> >>
> >>
> >>
> >> --
> >> Internal Virus Database is out-of-date.
> >> Checked by AVG Free Edition.
> >> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
> >> 18/3/2007
> >>
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