[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

Rodolfo Caesar caesar em acd.ufrj.br
Dom Abr 8 08:57:05 BRT 2007


Ola' Jorge,


Obrigado por não se conter!
Me dá a oportunidade de desdobrar, inicialmente esclarecendo que a idéia 
não é trocar uma palavra por outra: sonoplastia por sonologia, ou por 
foley...
Mas constatar a enorme diferença entre o que se dá e o que se pede, 
entre o que  é  pensável e o que é evitado.

'Sonoplastia' eu jamais poderia desprezar: (desculpem a auto-referência) 
sou talvez o único 'artista sonoplástico' aqui entre nós. Foi uma classe 
que 'fundei' lançando um disco (dessa 'arte') depois da Ordem do Músicos 
ter afirmado que o que eu fazia não era música. Desde então, 1978, não 
sou perturbado por ela. Sabem que se me perguntassem pela carteira, eu 
responderia: ué, vocês querem que eu tenha carteira daquilo que vcs 
dizem que eu não sou?...

Um programa semanal de rádio sobre música eletroacústica rolou aqui, em 
1976, em pleno Sistema Globo de Rádio. Um dos produtores era o famoso 
sonoplasta Formiga, que fez todos aqueles chamados e vinhetas conhecidos 
e até hoje tocados: 'Radio Globo-o', 'Brasill-ll-ll-ll!', etc... Anos 
mais tarde o Formiga (J.C. Barbedo) dirigiu a Rádio Mec.

Bom domingo pra todos!

Rodolfo Caesar





Jorge Antunes wrote:
> Oi, Rodolfo:
>
> Não me contenho. Eu adoro a palavra sonoplastia.
> Ela é tão bela, e útil, quanto sonologia.
> O mercado não morreu. O que mudou foi a nomenclatura.
> A dominação cultural impôs a palavra "foley".
> Os norte-americanos, mais rápidos que nós, resolveram homenagear Jack 
> Foley. Mas nós poderíamos, bem antes, ter homenageado Hilton Lousa, o 
> exímio sonoplasta dos grandes teatros radiofônicos da Rádio MEC nos 
> anos 50 e 60: Grande Teatro Orniex e outros.
> As cascas de coco continuam a ser o melhor meio para imitar o trote do 
> cavalo.
> Não se esqueça de que, ainda hoje, em hollywood e em toda a indústria 
> cinematográfica, as borbulhas e os dedos agitando água no copo 
> continuam sonorizando cenas de torrentes aquáticas.
> The Art of Foley bem que poderia se chamar A Arte de Lousa.
> Mas, hoje, coleções de CDs e DVDs, verdadeiras bibliotecas de sons, 
> disponibilizam quase todos os sons do mundo.
> Abraço,
> Jorge Antunes
>  
>  
>  
>
> Rodolfo Caesar wrote:
>
>> Meus caros,
>>
>> Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem
>> nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado
>> daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao
>> foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me.
>> E meu caro Rubens: nao entenda minha msg como pleito pela introduçao
>> dessa ou daquela materia. Foi só a constatação de uma tremenda
>> desatualidade - a associação de uma disciplina nascida para um mercado
>> que morreu - com a música que se pauta por um conhecimento sonológico.
>> Agora: eu jamais poderia conviver com a noção de que a única forma de
>> alguma coisa existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas
>> estão ficando do tamanho de uma faculdade.
>>
>> Um abraço,
>>
>> Rodolfo
>>
>> Rubens Ricciardi wrote:
>> > caríssimo Prof. Mannis,
>> > meus caros colegas da ANPPOM,
>> >
>> > muito boa a discussão, ainda mais depois de ontem que deu no Jornal da
>> > Globo - vcs viram? - "os pastores DJs" (o culto religioso enquanto
>> > evento da Indústria Cultural!), isto é que é conhecimento "just in
>> > time"! Isto é que é mercado de trabalho!
>> >
>> > em todos os casos, a música por sorte viabiliza toda uma série de
>> > atividades profissionais que giram em torno dela em seus mais diversos
>> > desdobramentos (bilheteiros dos teatros, faxineiras que limpam o
>> > palco, eletricistas que consertam a tomada quando queima o fusível
>> > etc., e todos merecem nosso carinho e atenção!)
>> >
>> > mas só seria bom também não se esquecer que a música, enquanto cerne
>> > do conceito, abrange três atividades maiores e primevas (e estas
>> > atividades ainda são sempre já indissociáveis entre si):
>> >
>> > o compositor
>> > o intérprete
>> > o pesquisador
>> >
>> > será que já estamos dando conta bem dada na formação destes três
>> > ofícios (com pelo menos 2500 anos de história) nas universidades
>> > brasileiras???
>> >
>> > será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra área
>> > de apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três áreas
>> > fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de promover
>> > uma boa formação musical???
>> >
>> > pelo que eu saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister")
>> > nos EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades
>> > neste ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom
>> > músico! - aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente
>> > de quase mais ninguém no Brasil...
>> >
>> > não é por menos que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da
>> > Suécia e não com uma firma brasileira!... então, será que não falta
>> > aqui no Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas
>> > atividades com interfaces tecnológicas?
>> >
>> > a quem interessa a proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e
>> > sem compromisso com os conceitos fundamentais da música? não
>> > estaríamos assim tão-somente difundindo a estupidez?
>> >
>> > e repito pra concluir: não é então o caso de se estudar música pra
>> > começo de conversa??? (como dizia já o velho Mário de Andrade)...
>> >
>> > abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto)
>> >
>> > ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis em uol.com.br>
>> > To: "'Rodolfo Caesar'" <caesar em acd.ufrj.br>; "'anppom-l'"
>> > <anppom-l em iar.unicamp.br>
>> > Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 AM
>> > Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
>> > Eletroacústica e Violoncelo
>> >
>> >
>> >> Colegas da Anppom,
>> >>
>> >> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem como mensagens 
>> anteriores de
>> >> Silvio Ferraz sobre
>> >> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de
>> >> música.
>> >>
>> >> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408
>> >> órgãos
>> >> institucionais dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente
>> >> devem
>> >> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS
>> >> SINFONICAS.
>> >>
>> >> Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas, se o
>> >> numero de
>> >> concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra,
>> >> assim
>> >> como os concursos para docentes e oportunidades para professores de
>> >> música ?
>> >>
>> >> Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico,
>> >> capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos
>> >> por
>> >> profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão 
>> perdendo
>> >> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos.
>> >> Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão
>> >> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das 
>> estruturas
>> >> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um credenciamento
>> >> garantindo um
>> >> padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior
>> >> reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em
>> >> torno
>> >> dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma
>> >> liderança que,
>> >> potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito
>> >> tempo.
>> >>
>> >> Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda 
>> social nas
>> >> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude
>> >> ativa
>> >> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de 
>> bem-intencionadas,
>> >> devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos
>> >> trabalhando
>> >> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos
>> >> estabelecendo
>> >> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação.
>> >>
>> >> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e novas formações
>> >> seja
>> >> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e
>> >> organizada
>> >> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores
>> >> que, no
>> >> Exterior, são praticados academicamente há muito tempo.
>> >>
>> >> Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS:
>> >> estabelecimento de
>> >> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo
>> >> necessidade de
>> >> discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é do metier, o 
>> que é
>> >> técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação
>> >> artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e
>> >> técnica varia
>> >> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação
>> >> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender, o
>> >> que foi
>> >> justamente levantado por Rodolfo Caesar.
>> >>
>> >> Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não dessas
>> >> evidencias
>> >> reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido,
>> >> é tempo
>> >> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais
>> >> atenção o
>> >> que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes,
>> >> pois aqui
>> >> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse 
>> sentido.
>> >>
>> >> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos às
>> >> evidências seria ignorancia de má fé.
>> >>
>> >> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação musical,
>> >> estarmos
>> >> mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos
>> >> perfis
>> >> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que
>> >> poderemos
>> >> demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação e a
>> >> excelencia do
>> >> ensino de música no país serão reconhecidos pela comunidade após 
>> nossa
>> >> pronta reação.
>> >>
>> >> Melhores saudações
>> >>
>> >> José Augusto Mannis
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp
>> >>
>> >> Perfis profissionais identificados
>> >>
>> >> PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO
>> >> . Produtor fonográfico
>> >> . Músico-Engenheiro de Som
>> >> . Técnico / Assistente de som
>> >> . Sonoplasta
>> >> . Sonorizador / Operador de som
>> >> . Compositor (trilha): Ilustrador musical
>> >>
>> >> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS
>> >> . Restaurador de registros sonoros
>> >> . Conservador de acervo
>> >>
>> >> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL
>> >> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som
>> >> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção
>> >> . Criador de ruidagem
>> >> . Sound designer
>> >>
>> >> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL
>> >> . Designer sonoro
>> >>
>> >> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA
>> >> . Técnico de sonorização de espaços públicos
>> >> . Profissional em acústica arquitetural
>> >> . Profissional em Acústica Musical
>> >>
>> >> A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar, 
>> compreendendo:
>> >>
>> >> o acústica de instrumentos musicais;
>> >> o construção de instrumentos musicais;
>> >> o manutenção de instrumentos musicais;
>> >> o voz cantada;
>> >> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção de músicas;
>> >> o gesto e execução instrumental
>> >> o acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons;
>> >> o dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e
>> >> reconstituir/gerar sons;
>> >> o algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais.
>> >>
>> >> Diversos: outras atividades profissionais e setores
>> >>
>> >> . COMÉRCIO
>> >> . ENSINO
>> >> . RÁDIO
>> >> . CONSULTORIA
>> >> . MUSEOLOGIA
>> >> . INTERNET
>> >> . COPISTA
>> >>
>> >> REFERENCIAS
>> >>
>> >> The Royal Conservatoire
>> >> http://www.koncon.nl/
>> >>
>> >> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE
>> >> http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html
>> >>
>> >> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2
>> >> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2
>> >> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2
>> >> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2
>> >> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct
>> >> aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan 
>> vergaderkamer 1+2
>> >> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2
>> >> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2
>> >> the language of musical signal processing Paul Berg computer 
>> studio  1+2
>> >> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2
>> >> computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer 
>> studio  1+2
>> >> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2)
>> >> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2
>> >>
>> >> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week
>> >> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks
>> >>
>> >> discussion concerts
>> >>
>> >>
>> >> Gesellschaft für Sonologie
>> >> http://www.nbsonologie.net/
>> >>
>> >>
>> >> Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium
>> >> http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/
>> >>
>> >>
>> >> Escola Superior de Musica de Catalunia
>> >> http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3 
>> <http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3>
>> >>
>> >>
>> >> Centro di Sonologia computazionale
>> >> http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm
>> >>
>> >>
>> >> Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile
>> >> http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html
>> >>
>> >>
>> >> "Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese".
>> >> http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html
>> >>
>> >> Studiekiezer Universiteit Gent
>> >> 
>> http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/ 
>>
>> >>
>> >> 02000008/INDEX.HTM
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> -----Mensagem original-----
>> >> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
>> >> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
>> >> Em nome de Rodolfo Caesar
>> >> Enviada em: sábado, 7 de abril de 2007 08:43
>> >> Para: 'anppom-l'
>> >> Assunto: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos
>> >> Eletroacústica e
>> >> Violoncelo
>> >>
>> >> Prezada Lista,
>> >>
>> >> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos 
>> pesquisadores
>> >> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem muita
>> >> relação
>> >> com a música eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma
>> >> 'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se 
>> dava ao
>> >> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que
>> >> faziam
>> >> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por 
>> 'foley' na
>> >> indústria cinematográfica.
>> >> Uma qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos 
>> para o
>> >> 'mercado', o alvo inicial.
>> >>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> abs,
>> >>
>> >>
>> >> Rodolfo Caesar
>> >>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> Fernando José Silveira wrote:
>> >>> Caríssimos,
>> >>> Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo
>> >>> Seletivo para professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da
>> >>> UNIRIO.
>> >>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e
>> >>> Sonoplastia - Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação
>> >>> Composição)
>> >>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em Música
>> >>> (Habilitação Violoncelo).
>> >>>
>> >>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO - notícias:
>> >>> www.unirio.br <http://www.unirio.br>
>> >>> As inscrições são até 17 de abril.
>> >>> DIVULGUEM!!!
>> >>>
>> >>> Atenciosamente,
>> >>>
>> >>> Fernando José Silveira
>> >>> IVL/UNIRIO
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>> >>> Lista de discussões ANPPOM
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>> >>
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>> >> Internal Virus Database is out-of-date.
>> >> Checked by AVG Free Edition.
>> >> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date:
>> >> 18/3/2007
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