[ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Abr 8 12:14:17 BRT 2007

Caro Rubens:

Suas preocupações procedem.
É preciso que nos mantenhamos sempre atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral, não se sabe exatamente de onde vêm.
Quero analisar a questão um pouco sob o ponto de vista político e ideológico.
Existe um projeto supra-big-brother comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é claro, também pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que as grandes potências sejam os únicos produtores de saber, conhecimento, informação e tecnologia. Os subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de consumidores, de mão de obra e de técnicos.
Assim, os únicos detentores de tecnologia nuclear seriam eles. Nós seríamos apenas os compradores de submarinos atômicos.
Na música esse fenômeno se encontra em processo de implantação.
Então, é preciso que não caiamos na tentação da submissão ao mercado que se espraia por aí.
Assim, eles criariam e construiriam as máquinas de luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós formaríamos os técnicos de sonorização de espaços públicos. Eles criariam os grandes compositores, as músicas a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes de som.
Por isso concordo com você, quando você diz que se deve dar primazia à música e à formação de bons músicos.
Abraço,
Jorge Antunes