Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Dom Abr 8 19:57:47 BRT 2007


caro prof. Jorge Antunes,

agradeço a atenção, e principalmente pela manifestação deste seu espírito sempre radicalmente crítico (algo bastante raro hoje em dia!),

mas é bom ficar atento, pois ainda vão dizer que vc está com "preconceito" contra o "companheiro Bush", contra o Clinton (aquele outro que há dez anos não assinou o Protocolo de Kyoto) etc.,

abraços do Rubens Ricciardi

  ----- Original Message ----- 
  From: Jorge Antunes 
  To: Rubens Ricciardi 
  Cc: anppom-l em iar.unicamp.br 
  Sent: Sunday, April 08, 2007 12:14 PM
  Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e Violoncelo


  Caro Rubens: 
  Suas preocupações procedem. 
  É preciso que nos mantenhamos sempre atentos às possíveis modas ou ondas que, em geral, não se sabe exatamente de onde vêm. 
  Quero analisar a questão um pouco sob o ponto de vista político e ideológico. 
  Existe um projeto supra-big-brother comandado pelo Bush, pelo Banco Mundial, pelo BID e pelo FMI (e, é claro, também pela ONU capitaneada pelo Bush), de fazer com que as grandes potências sejam os únicos produtores de saber, conhecimento, informação e tecnologia. Os subdesenvolvidos ou "em vias de desenvolvimento" seriam os produtores de consumidores, de mão de obra e de técnicos. 
  Assim, os únicos detentores de tecnologia nuclear seriam eles. Nós seríamos apenas os compradores de submarinos atômicos. 
  Na música esse fenômeno se encontra em processo de implantação. 
  Então, é preciso que não caiamos na tentação da submissão ao mercado que se espraia por aí. 
  Assim, eles criariam e construiriam as máquinas de luzes e efeitos, as Madonas e os softwares e nós formaríamos os técnicos de sonorização de espaços públicos. Eles criariam os grandes compositores, as músicas a serem consumidas e as obras a serem incluídas nos discos e outros suportes, enquanto nós formaríamos os técnicos e assistentes de som. 
  Por isso concordo com você, quando você diz que se deve dar primazia à música e à formação de bons músicos. 
  Abraço, 
  Jorge Antunes 
    
    

  Rubens Ricciardi wrote: 

    caro Prof. Rodolfo Caesar, 
    agradeço a sua atenção sempre cordial, e mais uma vez é uma satisfação 
    trocar boas idéias com vc, 

    quem aponta a exclusão de algo como problema é porque tem em mente a sua 
    inclusão, pois muito bem, até aí nada contra a inclusão das "rebarbas" 
    conforme vc mesmo citou, 

    eu só levantei o problema de como esta inclusão poderia ser efetuada, de 
    como este processo seria concebido: se por um lado, pensando-se bem a 
    relação todo-um, ou seja, contextualizando-se a música como conceito maior, 
    ou se, por outro lado, esta inclusão se daria de maneira apressada, 
    superficial ou mesmo tecnicista e redutiva (infelizmente, como de costume 
    acontece no Brasil), e, neste caso, a inclusão das "rebarbas" pode sim 
    significar ao mesmo tempo a exclusão da música ela mesma, 

    portanto, estou tão-somente falando de um cuidado a ser tomado que talvez 
    possa ser importante - e não tentando resolver unilateralmente o problema, 

    e já que se está tratando de sofismas auto-refutáveis, então vamos ao 
    problema do "preconceito" levantado pelo Prof. Palombini, 

    aliás, palavras chaves como "exclusão" e "preconceito" são argumentos 
    cotidianos para o estabelecimento de uma política "politicamente correta", 
    ou seja, para a imposição da ditadura do homem mediano enquanto distorção 
    ideológica (e a "esquerda burra" e a "direita mediana" sempre já se 
    confundem), 

    aliás, o preconceito é um lado da moeda, mas no outro lado talvez se 
    encontre justamente outro preconceito, devemos estar vigilantes quanto a 
    isso... 

    por exemplo, o vídeo selecionado pelo Prof. Palombini com o rapaz tocando 
    violão e falando do violoncelo pode ser divertido e engraçado para alguns, 
    mas ao mesmo tempo violento e agressivo para outros - é como o caso recente 
    da ministra do Lula que quer incentivar o ódio dos brasileiros que tenham 
    pele mais escura contra os outros brasileiros com pela mais clara (e ela 
    igualmente se justifica sempre através da "exclusão" e do "preconceito"), 

    portanto, não posso concordar com a irreverência e o desrespeito com que o 
    "Johann" foi tratado no vídeo, justamente porque aí reside a essência da 
    música, ela se dá não só com o tal "Johann", como também com o "Johann 
    Sebastian", com o "Wolfgang Amadeus", "Ludwig", "Fryderyk", "Gabriel", 
    "Tonico" (e este era de Campinas!), "Claude", "Anton", "Igor", "Béla", 
    "Manuel", "Cláudio", "Heitor" (veja aí um carioca!), "György" (e imaginem o 
    Kubrik sem este aí!) e tantos outros próximos da gente como o "Gilberto", 
    "Edino", "Marlos", "Ricardo", "Mario", "Rodolfos" (vc e o outro que trabalha 
    aqui em RP), "Luís Carlos", "Tato", "Roberto", "Silvio", "João Augusto", 
    "Eli" etc. etc. etc. 

    enfim, somos todos "Johann"... 

    boa páscoa a todos! 

    Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto) 

    _______________________________________ 

    Falou, Carlos! 

    Uma citação tirada de Sygmunt Bauman para nossa meditação pascoalina: 
    "Cada ordem tem sua própria desordem; cada modelo de pureza tem sua 
    própria sujeira que precisa ser varrida." 
    (O mal-estar da pós-modernidade, pg 20) 

    abs, 

    Rodolfo 

    carlos palombini wrote: 
    > 
    > A discussão da função das escolas e departamentos de ensino superior 
    > de música é realmente importante. Mas ela não vai avançar, pelo menos 
    > não aqui, enquanto os usuários desta lista se utilizarem da mesma como 
    > veículo seus preconceitos religiosos, estéticos ou de classe. 
    > 
    > -- 
    > cvp 
    > 
    > 

    ----- Original Message ----- 
    From: "Rodolfo Caesar" <caesar em acd.ufrj.br> 
    To: "Rubens Ricciardi" <rrrr em usp.br> 
    Cc: "'anppom-l'" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "ja.mannis" 
    <ja.mannis em uol.com.br> 
    Sent: Saturday, April 07, 2007 5:24 PM 
    Subject: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e 
    Violoncelo 

    Meus caros, 

    Quem me conhece sabe o quanto o mercado e eu vivemos afastados. Quem 
    nao, pode pensar que minha linha - em referencia ao designio frustrado 
    daquela disciplina comentada - abriria meu interesse por essa fatia. Nao 
    foi o caso. Se alguém pensou assim, desculpe-me. 
    E meu caro Rubens: nao entenda minha msg como pleito pela introduçao 
    dessa ou daquela materia. Foi só a constatação de uma tremenda 
    desatualidade - a associação de uma disciplina nascida para um mercado 
    que morreu - com a música que se pauta por um conhecimento sonológico. 
    Agora: eu jamais poderia conviver com a noção de que a única forma de 
    alguma coisa existir é excluindo, limando as diferenças. As rebarbas 
    estão ficando do tamanho de uma faculdade. 

    Um abraço, 

    Rodolfo 

    Rubens Ricciardi wrote: 
    > caríssimo Prof. Mannis, 
    > meus caros colegas da ANPPOM, 
    > 
    > muito boa a discussão, ainda mais depois de ontem que deu no Jornal da 
    > Globo - vcs viram? - "os pastores DJs" (o culto religioso enquanto evento 
    > da Indústria Cultural!), isto é que é conhecimento "just in time"! Isto é 
    > que é mercado de trabalho! 
    > 
    > em todos os casos, a música por sorte viabiliza toda uma série de 
    > atividades profissionais que giram em torno dela em seus mais diversos 
    > desdobramentos (bilheteiros dos teatros, faxineiras que limpam o palco, 
    > eletricistas que consertam a tomada quando queima o fusível etc., e todos 
    > merecem nosso carinho e atenção!) 
    > 
    > mas só seria bom também não se esquecer que a música, enquanto cerne do 
    > conceito, abrange três atividades maiores e primevas (e estas atividades 
    > ainda são sempre já indissociáveis entre si): 
    > 
    > o compositor 
    > o intérprete 
    > o pesquisador 
    > 
    > será que já estamos dando conta bem dada na formação destes três ofícios 
    > (com pelo menos 2500 anos de história) nas universidades brasileiras??? 
    > 
    > será que formaremos profissionais competentes em qualquer outra área de 
    > apoio sem que estes estejam devidamente em casa nestas três áreas 
    > fundamentais??? ou seja, não se trata antes de mais nada de promover uma 
    > boa formação musical??? 
    > 
    > pelo que eu saiba, para atuar como diretor de gravação ("Tonmeister") nos 
    > EUA, Alemanha ou Japão (como exemplo de países com boas faculdades neste 
    > ramo), antes de mais nada este profissional tem que ser um bom músico! - 
    > aliás, como é o caso justamente do Mannis, mas infelizmente de quase mais 
    > ninguém no Brasil... 
    > 
    > não é por menos que a OSESP grava com os profissionais do selo BIS da 
    > Suécia e não com uma firma brasileira!... então, será que não falta aqui 
    > no Brasil justamente a imprescindível boa formação musical nestas 
    > atividades com interfaces tecnológicas? 
    > 
    > a quem interessa a proliferação de um tecnicismo mediano, redutivo e sem 
    > compromisso com os conceitos fundamentais da música? não estaríamos assim 
    > tão-somente difundindo a estupidez? 
    > 
    > e repito pra concluir: não é então o caso de se estudar música pra começo 
    > de conversa??? (como dizia já o velho Mário de Andrade)... 
    > 
    > abraços do Rubens Ricciardi (USP de Ribeirão Preto) 
    > 
    > ----- Original Message ----- From: "ja.mannis" <ja.mannis em uol.com.br> 
    > To: "'Rodolfo Caesar'" <caesar em acd.ufrj.br>; "'anppom-l'" 
    > <anppom-l em iar.unicamp.br> 
    > Sent: Saturday, April 07, 2007 10:37 AM 
    > Subject: RES: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e 
    > Violoncelo 
    > 
    > 
    >> Colegas da Anppom, 
    >> 
    >> Reforço a colocação do Rodolfo Caesar, bem como mensagens anteriores de 
    >> Silvio Ferraz sobre 
    >> as necessidades evidentes de uma reengenharia de cursos na área de 
    >> música. 
    >> 
    >> Segundo o Banco de Dados MUSICON existem atualmente pelo menos 408 órgãos 
    >> institucionais dedicados à formação musical no Brasil, que anualmente 
    >> devem 
    >> desovar pelo menos 2000 alunos, o equivalente a 25 ORQUESTRAS SINFONICAS. 
    >> 
    >> Que atividades profissionais estão exercendo essas pessoas, se o numero 
    >> de 
    >> concursos e chamadas para orquestras é muito inferior a essa cifra, assim 
    >> como os concursos para docentes e oportunidades para professores de 
    >> música ? 
    >> 
    >> Há segmentos requerendo profissionalmente conhecimento artistico, 
    >> capacitação de escuta e habilidades musicais. Estão sendo preenchidos por 
    >> profissionais de outras áreas do conhecimento. Os músicos estão perdendo 
    >> terreno desde, pelo menos, os ultimos 10 anos. 
    >> Os cursos informais de música e tecnologia, em franca expansão, estão 
    >> suprindo essas necessidades crescentes diante do silencio das estruturas 
    >> acadêmicas. Porém, não há um controle nem um credenciamento garantindo um 
    >> padrão mínimo de funcionamento. Se as entidades de ensino superior 
    >> reconhedicas, credenciadas e com credibilidade não se organizarem em 
    >> torno 
    >> dessa área emergente e demorarem a se estruturar perderão uma liderança 
    >> que, 
    >> potencialmente, ainda é possivel resgatar e manter, mas não por muito 
    >> tempo. 
    >> 
    >> Não acreditro que tenhamos o direito de entregar essa demanda social nas 
    >> mãos do mercado pura e simplesmente. Temos a obrigação de uma atitude 
    >> ativa 
    >> neste processo. Porém, tentativas isoladas, apesar de bem-intencionadas, 
    >> devem ser consideradas com prudencia pois neste momento estamos 
    >> trabalhando 
    >> NA RAIZ de uma área do conhecimento bastante complexa. Estamos 
    >> estabelecendo 
    >> os baldrames de futuras paredes e estruturas de sustentação. 
    >> 
    >> Acredito que a preocupação em definir novos perfis e novas formações seja 
    >> construtiva, mas é URGENTE que se estabeleça uma ação conjunta e 
    >> organizada 
    >> de âmbito nacional em torno da REFLEXÃO sobre esses novos setores que, no 
    >> Exterior, são praticados academicamente há muito tempo. 
    >> 
    >> Essa reflexão é fundamental para a QUALIDADE DOS CURSOS: estabelecimento 
    >> de 
    >> grades curriculares e prioridades de formação. Há sobretudo necessidade 
    >> de 
    >> discernimentos essenciais: o que é da arte, o que é do metier, o que é 
    >> técnico, o que é artistico. Todos os perfis necessitam de capacitação 
    >> artistica e técnica. Porém, o grau de proficiencia artistica e técnica 
    >> varia 
    >> de um perfil a outro. Conjugar perfis com necessidades de capacitação 
    >> distintas me parece de fato um equivoco. Isso é, a meu entender, o que 
    >> foi 
    >> justamente levantado por Rodolfo Caesar. 
    >> 
    >> Se no Brasil ainda é motivo de debate a pertinencia ou não dessas 
    >> evidencias 
    >> reais e constatadas, e mesmo o vocábulo SONOLOGIA é ainda discutido, é 
    >> tempo 
    >> de atualizarmos nossos conhecimentos e passarmos a olhar com mais atenção 
    >> o 
    >> que se passa fora de nossas fronteiras, além mar e após os Andes, pois 
    >> aqui 
    >> mesmo na América Latina já temos iniciativas adiantadas nesse sentido. 
    >> 
    >> A ignorancia pode ser reflexo de ingenuidade, mas fechar os olhos às 
    >> evidências seria ignorancia de má fé. 
    >> 
    >> Estou certo de que poderemos dar novo impulso à formação musical, 
    >> estarmos 
    >> mais presentes e ativos face às demandas sociais, incluindo os novos 
    >> perfis 
    >> de atividades. Estão esperando uma resposta e tenho certeza de que 
    >> poderemos 
    >> demonstrar que a capacidade de inovação, de articulação e a excelencia do 
    >> ensino de música no país serão reconhecidos pela comunidade após nossa 
    >> pronta reação. 
    >> 
    >> Melhores saudações 
    >> 
    >> José Augusto Mannis 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> Grupo de Estudos de Música e Tecnologia da Unicamp 
    >> 
    >> Perfis profissionais identificados 
    >> 
    >> PROFISSÕES: Domínio de MÚSICA E ESPETÁCULO 
    >> . Produtor fonográfico 
    >> . Músico-Engenheiro de Som 
    >> . Técnico / Assistente de som 
    >> . Sonoplasta 
    >> . Sonorizador / Operador de som 
    >> . Compositor (trilha): Ilustrador musical 
    >> 
    >> PROFISSÕES: Domínio de DOCUMENTAÇÃO E ACERVOS 
    >> . Restaurador de registros sonoros 
    >> . Conservador de acervo 
    >> 
    >> PROFISSÕES: Domínio do CINEMA E AUDIOVISUAL 
    >> . Chefe de operação de audio / Responsável pela tomada de som 
    >> . Técnico de Mixagem / Pos-Sincronização / Pos-Produção 
    >> . Criador de ruidagem 
    >> . Sound designer 
    >> 
    >> PROFISSÕES: Domínio INDUSTRIAL 
    >> . Designer sonoro 
    >> 
    >> PROFISSÕES: Domínio da ACÚSTICA 
    >> . Técnico de sonorização de espaços públicos 
    >> . Profissional em acústica arquitetural 
    >> . Profissional em Acústica Musical 
    >> 
    >> A acústica musical é um domínio vasto e multidisciplinar, compreendendo: 
    >> 
    >> o acústica de instrumentos musicais; 
    >> o construção de instrumentos musicais; 
    >> o manutenção de instrumentos musicais; 
    >> o voz cantada; 
    >> o percepção dos sons instrumentais/vocais e a percepção de músicas; 
    >> o gesto e execução instrumental 
    >> o acústica de salas e percepção/controle espacial dos sons; 
    >> o dispositivos eletroacústicos para captar, transformar e 
    >> reconstituir/gerar sons; 
    >> o algoritmos e dispositivos para análise e síntese de sons musicais. 
    >> 
    >> Diversos: outras atividades profissionais e setores 
    >> 
    >> . COMÉRCIO 
    >> . ENSINO 
    >> . RÁDIO 
    >> . CONSULTORIA 
    >> . MUSEOLOGIA 
    >> . INTERNET 
    >> . COPISTA 
    >> 
    >> REFERENCIAS 
    >> 
    >> The Royal Conservatoire 
    >> http://www.koncon.nl/ 
    >> 
    >> INSTITUUT VOOR SONOLOGIE 
    >> http://www.koncon.nl/public_site/220/Sononieuw/NL/SOmain.html 
    >> 
    >> physical models  Peter Pabon  Varèsezaal 1+2 
    >> midi instrument design Frank Baldé BEA 6  1+2 
    >> digital studio techniques  Johan van Kreij BEA 6  1+2 
    >> digital signal processing Peter Pabon Varèsezaal 1+2 
    >> capita selecta Kees Tazelaar Varèsezaal t/m 10 Oct 
    >> aesthetics and performance of electr. music  Joel Ryan vergaderkamer 1+2 
    >> signals and systems 2  Peter Pabon Varèsezaal 1+2 
    >> psycho acoustics Bert Kraaijpoel Varèsezaal 1+2 
    >> the language of musical signal processing Paul Berg computer studio  1+2 
    >> sound and space Raviv Ganchrow BEA 7  1+2 
    >> computer-assisted algorithmic composition Paul Berg computer studio  1+2 
    >> voltage control techniques Kees Tazelaar BEA 5  1(+2) 
    >> new theory  Martijn Voorvelt  Varèsezaal 1+2 
    >> 
    >> musiquantics Clarence Barlow Varèsezaal project week 
    >> music psychology Renee Timmers Varèsezaal project weeks 
    >> 
    >> discussion concerts 
    >> 
    >> 
    >> Gesellschaft für Sonologie 
    >> http://www.nbsonologie.net/ 
    >> 
    >> 
    >> Instituut voor Sonologie, Koninklijk Conservatorium 
    >> http://www.onderzoekinformatie.nl/nl/oi/nod/organisatie/ORG1236274/ 
    >> 
    >> 
    >> Escola Superior de Musica de Catalunia 
    >> http://www.esmuc.net/titulacions.php?i=fr&id=8&c=3 
    >> 
    >> 
    >> Centro di Sonologia computazionale 
    >> http://www.unipd.it/strutture/centri/ac.htm 
    >> 
    >> 
    >> Departamento de Musica y Sonologia - Univ. de Chile 
    >> http://www.musicaysonologia.uchile.cl/proyectos/index.html 
    >> 
    >> 
    >> "Studio di Sonologia Computazionale Edgard Varese". 
    >> http://h1.ath.cx/aevo/evs/INTER/evs.home.int2.html 
    >> 
    >> Studiekiezer Universiteit Gent 
    >> http://www.opleidingen.ugent.be/studiegids/2006/EN/FACULTY/LW/COURSE/ABKUNS/ 
    >> 02000008/INDEX.HTM 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> -----Mensagem original----- 
    >> De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br 
    >> [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] 
    >> Em nome de Rodolfo Caesar 
    >> Enviada em: sábado, 7 de abril de 2007 08:43 
    >> Para: 'anppom-l' 
    >> Assunto: Re: [ANPPOM-L] Contratação de Prof. Substitutos Eletroacústica e 
    >> Violoncelo 
    >> 
    >> Prezada Lista, 
    >> 
    >> Não é engraçado que, no momento em que muitos e diversos pesquisadores 
    >> começam a reconhecer um foco de trabalho na sonologia, que tem muita 
    >> relação 
    >> com a música eletroacústica, esta última apareça acompanhada por uma 
    >> 'sonoplastia'? Caso alguém não se lembre, esse era o nome que se dava ao 
    >> trabalho dos técnicos de teatro (a UNIRIO integra as duas áreas) que 
    >> faziam 
    >> os 'sons' das peças,atividade essa atualmente designada por 'foley' na 
    >> indústria cinematográfica. 
    >> Uma qualificação que nao serve nem para a pesquisa, e muito menos para o 
    >> 'mercado', o alvo inicial. 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> abs, 
    >> 
    >> 
    >> Rodolfo Caesar 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> Fernando José Silveira wrote: 
    >>> Caríssimos, 
    >>> Foi publicado ontem no Diário Oficial da União o Edital do Processo 
    >>> Seletivo para professores substitutos do Instituto Villa-Lobos da 
    >>> UNIRIO. 
    >>> 1. DCR - Área de Música e Tecnologia - Composição Eletroacústica e 
    >>> Sonoplastia - Nível de exigência: Graduação em Música (Habilitação 
    >>> Composição) 
    >>> 2. DPC - Violoncelo - Nível de exigência: Graduação em Música 
    >>> (Habilitação Violoncelo). 
    >>> 
    >>> O Edital está disponível em link na página da UNIRIO - notícias: 
    >>> www.unirio.br <http://www.unirio.br> 
    >>> As inscrições são até 17 de abril. 
    >>> DIVULGUEM!!! 
    >>> 
    >>> Atenciosamente, 
    >>> 
    >>> Fernando José Silveira 
    >>> IVL/UNIRIO 
    >>> ---------------------------------------------------------------------- 
    >>> -- 
    >>> 
    >>> ________________________________________________ 
    >>> Lista de discussões ANPPOM 
    >>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
    >>> ________________________________________________ 
    >> 
    >> 
    >> ________________________________________________ 
    >> Lista de discussões ANPPOM 
    >> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
    >> ________________________________________________ 
    >> 
    >> 
    >> ________________________________________________ 
    >> Lista de discussões ANPPOM 
    >> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
    >> ________________________________________________ 
    >> 
    >> 
    >> 
    >> -- 
    >> Internal Virus Database is out-of-date. 
    >> Checked by AVG Free Edition. 
    >> Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 
    >> 18/3/2007 
    >> 
    >> 
    > 
    > 

    -- 
    Internal Virus Database is out-of-date. 
    Checked by AVG Free Edition. 
    Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 18/3/2007 

    ________________________________________________ 
    Lista de discussões ANPPOM 
    http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l 
    ________________________________________________



------------------------------------------------------------------------------


  Internal Virus Database is out-of-date.
  Checked by AVG Free Edition.
  Version: 7.1.413 / Virus Database: 268.18.13/726 - Release Date: 18/3/2007
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070408/75de0f7d/attachment.html>


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