[ANPPOM-L] refs villa

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Qua Ago 15 12:45:41 BRT 2007

caros

não sou contra o debate sobre villa.
apenas disse na mensagem anterior q a forma como
villa foi citado na referida entrevista não
difere da forma como foi pinçada a citação de
goethe, marx ou berio.
aliás, esta citação de goethe não precisa ser
encontrada em goethe, muitos blogs na internet
citam a mesma passagem.
mas, já q o debate continua e tornou-se
oportunidade de sabermos o que se passa no mundo
villa-lobiano...
seguem algumas referências (incompletas...sorry!)

sobre villa-lobos:

paulo de tarso: villa-lobos, metáforas e processos
tese de doutorado, defendida na unicamp em 2005

renata botti: não tenho o título mas é sobre texturas em prole do bebê 2
mestrado denfendido na usp, 2003

darlan aves: também estou sem o título comigo
agora, mas analisa amazonas de villa.
mestrado defendido na ufpb em 2005

gilmar jardim: análise de bachianas, revisão de
partitura, também não estou com o dito aqui e não
tenho refs.
mas foi tese de doutorado, defendida na usp em
2004 e resultou em livro sobre villa-lobos.

tem mais alguns e aplicam métodos analíticos com
base em trabalhos mais recentes de análise
musical, assim como o citado trabalho da val, q
tece uma interessante comparação entre villa e
ives qto a índice de densidade orquestra e
aspectos texturais.

apenas me desculpem por não colocar aqui
referências completas, esqueço-me constantemente
de títulos e tudo o mais, mas creio q estes dados
podem estar nos lattes dos orientadores dos
trabalhos iazzetta, didier guigue, silvio ferraz
e no lattes do próprio gilmar jardim.

silvio ferraz