[ANPPOM-L] refs villa

Carole Gubernikoff gubernik em terra.com.br
Sex Ago 17 13:19:23 BRT 2007

Queridos amigos da ANPPOM,

Decidí enviar os títulos dos trabalhos que orientei sobre Villa Lobos com o
objetivo de colaborar com as referências bibliográficas a este respeito.
Tive enorme prazer em orientar os trabalhos mencionados, que são mérito
exclusivo de seus autores, sem demérito de ninguém. Como professora e
orientadora me coloco sempre a serviço dos objetivos dos alunos e procuro
apoia-los no que se fizer necessário

Como musicista, professora, pesquisadora de música contemporânea e melômana
apaixonada,
considero Florivaldo Menezes um excelente compositor, admiro sua produção
bibliográfica e respeito suas opiniões. Sempre tive com ele um
relacionamento afetivo e cordial, próximo à amizade, que só não pode ser
aprofundada por morarmos em cidades diferentes.

Considero esta polarização em torno de Villa Lobos prejudicional para a
cultura brasileira em geral e para a música brasileira em particular. Como
fez uma vez meu querido professor  e mestre, Willy Correa de Oliveira,
muitos anos atrás, quero
abrir uma faixa em homenagem aos compositores vivos e atuantes e ao debate
de idéias livre de preconceitos.

Claro está que me preservo o direito de ter meu gosto pessoal. Neste caso,
posso estar entre os que consideram a obra de Villa Lobos desigual, com bons
e maus momentos, como, aliás, a grande maioria dos compositores.
Com Guilherme, nos esforçamos para mostrar que, ao contrário do que diz
Tarasti, os choros orquestrais não são colchas de retalho de temas, partem
de uma poética definível e têm coerência orgânica.
Com Cristina, tentamos desmitificar o discurso musicológico que baseia seus
seus juizos de
valor na repetição de fórmulas consagradas, como "alma Brasileira",
"espírito indômito", "genial compositor" e assim por diante, fórmulas que se
repetem sem juizo crítico!

Dentre todos os mestrados e doutorados que orientei, só tive a oportunidade
de aprofundar aspectos de Villa Lobos nestes dois.

Um abraço a todos,

Carole