[ANPPOM-L] Caetano de Melo de Jesus

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Qui Ago 16 20:29:28 BRT 2007

caríssima profa. Sandra Reis,

pois é, ainda não me excluíram da lista...

e completando a boa observação do Prof. Diósnio Machado Neto,

sobre a referida obra teórica (parte dela escrita de fato desde por volta de 1730, e já o ano de 1759, citado pela senhora, é a data do manuscrito que foi enviado a Portugal em sua forma para impressão - e infelizmente nunca chegou a ser impresso - , mas com certeza a obra em si foi escrita durante várias décadas anteriores, não obstante estivesse sim "pronta para entrar no prelo em 1760") do então mestre-de-capela da Bahia, o padre Caetano de Melo de Jesus (por sinal, deve ter sido o maior músico chamado "Caetano" que a Bahia já teve!), sabe-se que estes manuscritos de teoria musical foram trabalhados em especial pelo excelente musicólogo português padre José Augusto Alegria (portanto, em melhores mãos não poderia ter estado!), e só uma parte deles (o "Discurso Apologético") foi publicada (pelo próprio Alegria, em 1985) - segue abaixo a referência bibliográfica completa desta edição - mas faltou-se muito por publicar do que consta destes manuscritos arquivados em Évora, que por sinal estão já incompletos, pois só restaram as duas primeiras partes de um total de quatro, mas já estas duas primeiras partes com o fôlego de "1157 páginas escritas em letra miúda", e o "Discurso Apologético" representa tão-somente 88 páginas da segunda parte,

em resumo, nesta polêmica de 1734, Caetano de Melo de Jesus provou em sua teoria musical o que Bach com seu Cravo bem temperado (que era da mesma época!) provou em sua poética de compositor - uma questão que rondava o espírito daquele tempo - se era ou não viável armaduras de claves com 7 acidentes (bemol ou sustenido), assim como a definição de tom (tonalidade) superando-se o velho conceito de modo ainda do cantochão, cujos resquícios porém ainda predominavam entre os teóricos da época (induzindo assim ao erro ainda hoje alguns musicólogos que até tentam conferir à música colonial implicações modais, mas é claro, sempre com aqueles dois modos tardios: o "eólio" e o "jônico", os mesmos modos maior e menor da tonalidade e já então bem antigos cantus mollis e cantus durus desde pelo menos Glareanus...), incapazes que foram ainda na primeira metade do século XVIII de encontrar uma terminologia já adequada para a música tonal de seu próprio tempo (com exceção, é claro, entre outros, de Rameau),

outro dado, do Recitativo e Ária depositado no IEB-USP e editado pelo Prof. Régis Duprat, este sim datado a 2 de julho de 1759 (outra boa razão para não se ter alterado o nome do Aeroporto de Salvador), não consta qualquer informação quanto à autoria, e, portanto, permanece absolutamente uma obra anônima,

neste sentido, com todo respeito ao Prof. Robert Stevenson, se ele levanta tal hipótese de que o Recitativo e Ária possa ser da pena de Caetano de Melo de Jesus, ele não tem jamais como justificá-la:

1) não se conhece nenhuma obra musical de Caetano de Melo de Jesus (só lhe restaram estes textos teóricos de Évora), logo, não temos como efetuar qualquer comparação ou análise poético-estilística para indicar qualquer autoria que seja em relação a ele,

2) em Salvador (a maior e mais importante cidade do Estado do Brasil durante todo o período colonial), no ano de 1759, havia por certo dezenas de compositores profissionais em atividade, então, por que esta obra musical seria justamente de Caetano de Melo de Jesus e não de qualquer outro??? (e ainda, e se fosse composição de um viajante que estivesse de passagem naqueles dias e tivesse visitado a Academia???)

um abraço do Rubens Ricciardi

PS: o que já foi (e muito bem!) publicado em Portugal:

JESUS, Caetano de Melo de (1985). Discurso apologético - polêmica musical. Edição do texto e introdução de José Augusto Alegria. Lisboa, Gulbenkian.
  ----- Original Message -----
  From: Sandra Reis
  To: musikeion em pucsp.br ; rrrr em usp.br ; rudrasena em uol.com.br ; anppom-l em iar.unicamp.br
  Sent: Thursday, August 16, 2007 11:36 AM
  Subject: RE: [Musikeion] RES: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives

    Caros colegas, por falar em publicação, falta na Musicologia Brasileira uma obra importantíssima que data do século XVIII e que foi objeto de pesquisa e estudos cuidadosos de José Maria Neves que também esteve em busca de uma Editora para publicá-la. Parece que não conseguiu.

   Trata-se do enorme tratado téorico "Escola de Canto de Órgão" do baiano Caetano de Mello Jesus, de 1759, propriedade da Biblioteca e Arquivo Distrital de Évora.

    Segundo a opinião do musicólogo americano Robert Stevenson, Caetano provavelmente tenha sido o autor do Recitativo e Ária, descoberto e revisto por Régis Duprat.  Também Curt Lange, em sua correspondência, décadas antes, já menciona este tratado, com grande admiração.

  Como se vê, temos de obter recursos para publicar muitas obras importantes.

  Um abraço,

  Sandra Loureiro de Freitas Reis