[ANPPOM-L] scielo

Dr. Marcos Virmond mvirmond em ilsl.br
Qui Ago 16 23:06:50 BRT 2007

Prezado Damián

A coleção SCIELO é ambiente previlegiado, multidisciplinar e,como dito, com
critérios rigorosos para inclusão de periódicos. Portanto, torna-se, com
razão, local desejado por todos os editores científicos, pois garante
vizibilidade e reconhecimento aos períodicos nela incluídos. Aliás, uma das
principais finalidades da SCIELO é aumentar a vizibilidade da produção
científica brasileira, como um todo, pois que esta produção está, em sua
maioria, fora dos grande indexadores mundiais - isto é particularmente
verdade para a área das ciências biológicas e da saúde. Como os recursos
para manter a SCIELO são limitados, é muito provável que, no momento de
decidir sobre dois periódicos de similar qualidade, a escolha recaia sobre
aquele cuja comunidade científica tenha maior peso, capacidade de
articulação e presença. Em nosso caso, a ANPPOM me parece o organismo mais
representativo da pesquisa em música no Brasil para buscar estratégias para
se fazer mais presente e auxiliar no empenho desses editores que se
manifestaram (PER MUSI, Musica Hodie, etc) frustrados com suas tentativas de
incluir seus periódicos na SCIELO. Ademais, a SCIELO tem um forte componente
médico/biológico devido às suas origens ligadas à BIREME - o mundo das Artes
é fragilizado nesse confronto.
Como foi dito, o próximo congresso da ANPPOM seria momento oportuno para
discutir e, se possível, articular uma ação mais efetiva neste sentido.

Abs.

Marcos

Marcos da Cunha Lopes Virmond
Dept. Música