[ANPPOM-L] Villa-Lobos e a musicologia (era VL e Ives)

carlos palombini palombini em terra.com.br
Qua Ago 15 11:10:55 BRT 2007

Paulo Renato Guérios, um antropólogo formado pelo Museu Nacional (UFRJ),
defendeu em 2001 e publicou em 2003, pela Editora da Fundação Getúlio
Vargas, um trabalho excelente sobre Vila Lobos, _Heitor Villa-Lobos: o
caminho sinuoso da predestinação_, a meu ver o que de melhor se publicou
sobre VL no Brasil.

O trabalho de Tarasti é admirável pela abrangência do repertório
analisado e pela ênfase dada ao modernismo do autor, em detrimento de
seu nacionalismo (a tônica do Villa-Lobos de Béhague). Muito oportunas
também são as críticas de Tarasti à musicologia brasileira. Tarasti foi
trucidado por Béhague  numa resenha que este publicou em sua própria
revista, a _Latin American Music Review_, que em nada contribuiu para
sua (a de Béhague) reputação. É verdade que o trabalho de Tarasti contém
pequenos erros que o podem tornar presa fácil de críticas malevolentes.
Por exemplo, possivelmente por analogia com os irmãos Andada, ele fala
dos "irmãos Andrade", atribuindo a Oswald e Mário um parentesco que deve
ter feito o segundo cantar lundus na cova. Todavia, comparado com o de
Tarasti, o VL de Béhague me parece excessivamente "êmico", isto é,
excessivamente ligado às posições e pressupostos da musicologia
brasileira. Não é à toa que o VL de Béhague se abre com a saudação de
Mariz: "Welcome to the Villa-Lobos club of scholars!"

Carlos
<palombini em terra.com.br>

--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia

"Revolutionär wird der sein, der sich selbst revolutionieren kann" (Ludwig Wittgenstein, Vermischte Bemerkungen)