[ANPPOM-L] Caetano de Melo de Jesus (correções de letras)

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Sex Ago 17 15:42:23 BRT 2007


    caríssima Profa. Sandra Reis,

    agradeço cordialmente sua atenção, foi muito bom ler sua interessante e cuidadosa retrospectiva,

    afinal, poucos sabem que o Prof. Neves - compositor pioneiro do gênero eletroacústico no Brasil! - também se interessava pelos debates musicológicos historicamente mais remotos, não obstante que suas experiências pessoais - e essenciais à sua formação de músico - junto à Ribeiro Bastos propiciaram-lhe um conhecimento maior dos repertórios religiosos do século XIX e início do XX, ao contrário do Prof. Alegria, que já havia editado pela Gulbenkian com uma competência irreparável toda a maior parte da polifonia portuguesa do Renascimento e do Renascimento tardio (uma vez que em Portugal o Barroco só chega talvez com João V),

    lembro-me sempre com muito carinho dos momentos inesquecíveis quando o padre Alegria me mostrava as difíceis fontes primárias com que ele trabalhava lá na Rua da Cozinha de Sua Alteza, nº9, ou mesmo nos diversos arquivos de Évora e Vila Viçosa, entre os quais ele circulava com uma autoridade singular - tratava-se realmente de um pesquisador incansável e de um ser humano extraordinário...

    em todos os casos, voltando-se ao nosso igualmente saudoso professor sanjoanense, sonhos e utopias verdadeiras se concretizam através não só de pretensos caminhos, mas também por entre bons desvios incontornáveis... (e como estamos todos entre bons católicos, talvez haja mesmo uma relação direta entre destino e providencia divina),

    um forte abraço do Rubens Ricciardi
  ----- Original Message ----- 
  From: Sandra Reis 
  To: rrrr em usp.br ; musikeion em pucsp.br ; rudrasena em uol.com.br ; anppom-l em iar.unicamp.br 
  Sent: Thursday, August 16, 2007 5:53 PM
  Subject: RE: Caetano de Melo de Jesus (correções de letras)



  Prezado Prof. Rubens,

  Felizmente o senhor não foi retirado da lista pois a sua contribuição aos debates  on-line  da ANPPOM  tem sido preciosa. 

  A sua última mensagem fez-me retornar ao ano de 1984 quando tive a honra e alegria de ser a Coordenadora geral, como Chefe do Departamento de Teoria Geral da Música da UFMG, do I Encontro Nacional de Pesquisa  em Música, realizado de 1 a 4 de julho, no Museu da Música da Arquidiocese de Mariana, cuja Diretora e companheira de luta na organização do evento foi a musicóloga Maria da Conceição Rezende Fonseca. 

  Graças ao apoio da ALCAN Alumínio do Brasil , da FUNARTE e do  Conselho de Pesquisa da UFMG pudemos editar o livro de Anais que marcou uma época importante na história da Musicologia no Brasil.

  José Maria Neves, a meu ver, deu uma contribuição notável ao evento. A sua comunicação intitulada "A música brasileira setecentista vista através de manuscritos pertencentes a arquivos portugueses"   (p.137-151 do livro  de Anais) deve ser relida por todos os musicólogos do Brasil, hoje, 23 anos depois.

   Este livro intitulado I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA (1 a 4 de julho de 1984), Escola de Música  da UFMG (Departamento de Teoria Geral da Música), Arquidiocese de Mariana (Museu da Música), Mariana, MG.-   foi distribuído gratuitamente a muitas entidades e deve existir na bibliotecas  universitárias do Brasil  e do exterior.

   Segundo pude deduzir, Prof. Rubens, de seu importante  depoimento, muito bem fundamentado da mensagem anterior, no artigo de José  Maria há outras contribuições da maior importância que devem ser consideradas, como resposta às suas considerações.

   Por exemplo, nas páginas 138-139, há o seguinte trecho da  palestra de NEVES:

  "Este manuscrito tem história complicada. Ele já se encontra referenciado no famoso Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses de José Mazza, códice pertencente à mesma Biblioteca, do qual existe uma excelente edição crítica, editada em 1944/1945 pelo musicólogo Cônego José Augusto Alegria: 

     " Caetano de Melo, natural da Cidade da Bahia Compos diversas obras a 4 e mais vozes, Compos huma Arte de Canto de Orgão em Dialogo, e hum tratado dos tons, cujas obras existem na Bahia, e Pernambuco" (sic) .

  Mas não existem, ou, pelo menos, não foram nunca localizadas. Depois da referência de Mazza, o tratado andou esquecido até que voltou a ser descoberto por Ernesto Vieira, que a ele se refere no seu Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses (1900). Novo esquecimento, até seu redescobrimento pelo Cônego Alegria. O tratado sai novamente das preocupações dos estudiosos, ainda que o próprio Cônego Alegria e outros musicólogos tenham feito projetos e propostas de estudo do importante manuscrito. Quando o procuramos em Évora, ele encontrava-se citado no catálogo da Biblioteca, mas não tocado há muito. Graças à compreensão da direção daquele organismo cultural, pude realizar fotocópia integral do enorme documento, antes de encontrar meios para microfilmá-lo. De posse das cópias  e com o firme propósito de promover sua edição no Brasil (com a informação de que, apesar do interesse do Cônego Alegria, sua edição através de organismos culturais portugueses seria hipótese muito remota), a UNIRIO solicitou e obteve o direito de edição. Por ocasião desta solicitação, o manuscrito foi procurado para exame, não tendo sido encontrado... Já do Brasil e por telefone, pude dar indicações a respeito de sua localização, o que talvez tenha  contribuído para que ele fosse novamente encontrado".

  NEVES continua, no decorrer do artigo, falando sobre o tratado na sua integridade. Por esta declaração, sabemos que José Maria fez o seu trabalho de edição crítica tendo por base o Tratado na sua integridade pois ele o copiara antes de 1984. Disse-me  que estava com o trabalho pronto e procurando uma editora, por volta de 1989. 

  Em vista disto, temos esperança de, um dia, ver o sonho de José Maria  Neves, expresso nos Anais  do I Encontro Nacional de Pesquisa em Música, tornar-se uma realidade.

  Obrigada a todos pela atenção.

  Um abraço da

  Sandra Loureiro de Freitas Reis



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  From: "Rubens Ricciardi" <rrrr em usp.br>
  To: "Sandra Reis" <sandramontreal em hotmail.com>,<musikeion em pucsp.br>,<rudrasena em uol.com.br>,<anppom-l em iar.unicamp.br>
  Subject: Caetano de Melo de Jesus
  Date: Thu, 16 Aug 2007 20:29:28 -0300



    caríssima profa. Sandra Reis,

    pois é, ainda não me excluíram da lista...

    e completando a boa observação do Prof. Diósnio Machado Neto,

    sobre a referida obra teórica (parte dela escrita de fato desde por volta de 1730, e já o ano de 1759, citado pela senhora, é a data do manuscrito que foi enviado a Portugal em sua forma para impressão - e infelizmente nunca chegou a ser impresso - , mas com certeza a obra em si foi escrita durante várias décadas anteriores, não obstante estivesse sim "pronta para entrar no prelo em 1760") do então mestre-de-capela da Bahia, o padre Caetano de Melo de Jesus (por sinal, deve ter sido o maior músico chamado "Caetano" que a Bahia já teve!), sabe-se que estes manuscritos de teoria musical foram trabalhados em especial pelo excelente musicólogo português padre José Augusto Alegria (portanto, em melhores mãos não poderia ter estado!), e só uma parte deles (o "Discurso Apologético") foi publicada (pelo próprio Alegria, em 1985) - segue abaixo a referência bibliográfica completa desta edição - mas faltou-se muito por publicar do que consta destes manuscritos arquivados em Évora, que por sinal estão já incompletos, pois só restaram as duas primeiras partes de um total de quatro, mas já estas duas primeiras partes com o fôlego de "1157 páginas escritas em letra miúda", e o "Discurso Apologético" representa tão-somente 88 páginas da segunda parte,

    em resumo, nesta polêmica de 1734, Caetano de Melo de Jesus provou em sua teoria musical o que Bach com seu Cravo bem temperado (que era da mesma época!) provou em sua poética de compositor - uma questão que rondava o espírito daquele tempo - se era ou não viável armaduras de claves com 7 acidentes (bemol ou sustenido), assim como a definição de tom (tonalidade) superando-se o velho conceito de modo ainda do cantochão, cujos resquícios porém ainda predominavam entre os teóricos da época (induzindo assim ao erro ainda hoje alguns musicólogos que até tentam conferir à música colonial implicações modais, mas é claro, sempre com aqueles dois modos tardios: o "eólio" e o "jônico", os mesmos modos maior e menor da tonalidade e já então bem antigos cantus mollis e cantus durus desde pelo menos Glareanus...), incapazes que foram ainda na primeira metade do século XVIII de encontrar uma terminologia já adequada para a música tonal de seu próprio tempo (com exceção, é claro, entre outros, de Rameau),

    outro dado, do Recitativo e Ária depositado no IEB-USP e editado pelo Prof. Régis Duprat, este sim datado a 2 de julho de 1759 (outra boa razão para não se ter alterado o nome do Aeroporto de Salvador), não consta qualquer informação quanto à autoria, e, portanto, permanece absolutamente uma obra anônima,

    neste sentido, com todo respeito ao Prof. Robert Stevenson, se ele levanta tal hipótese de que o Recitativo e Ária possa ser da pena de Caetano de Melo de Jesus, ele não tem jamais como justificá-la:

    1) não se conhece nenhuma obra musical de Caetano de Melo de Jesus (só lhe restaram estes textos teóricos de Évora), logo, não temos como efetuar qualquer comparação ou análise poético-estilística para indicar qualquer autoria que seja em relação a ele,

    2) em Salvador (a maior e mais importante cidade do Estado do Brasil durante todo o período colonial), no ano de 1759, havia por certo dezenas de compositores profissionais em atividade, então, por que esta obra musical seria justamente de Caetano de Melo de Jesus e não de qualquer outro??? (e ainda, e se fosse composição de um viajante que estivesse de passagem naqueles dias e tivesse visitado a Academia???)

    um abraço do Rubens Ricciardi

    PS: o que já foi (e muito bem!) publicado em Portugal:

    JESUS, Caetano de Melo de (1985). Discurso apologético - polêmica musical. Edição do texto e introdução de José Augusto Alegria. Lisboa, Gulbenkian.
      ----- Original Message ----- 
      From: Sandra Reis 
      To: musikeion em pucsp.br ; rrrr em usp.br ; rudrasena em uol.com.br ; anppom-l em iar.unicamp.br 
      Sent: Thursday, August 16, 2007 11:36 AM
      Subject: RE: [Musikeion] RES: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives


        Caros colegas, por falar em publicação, falta na Musicologia Brasileira uma obra importantíssima que data do século XVIII e que foi objeto de pesquisa e estudos cuidadosos de José Maria Neves que também esteve em busca de uma Editora para publicá-la. Parece que não conseguiu. 

       Trata-se do enorme tratado téorico "Escola de Canto de Órgão" do baiano Caetano de Mello Jesus, de 1759, propriedade da Biblioteca e Arquivo Distrital de Évora. 

        Segundo a opinião do musicólogo americano Robert Stevenson, Caetano provavelmente tenha sido o autor do Recitativo e Ária, descoberto e revisto por Régis Duprat.  Também Curt Lange, em sua correspondência, décadas antes, já menciona este tratado, com grande admiração.

      Como se vê, temos de obter recursos para publicar muitas obras importantes.

      Um abraço,

      Sandra Loureiro de Freitas Reis 


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        From:  Heloísa e Wagner Valente <whvalent em terra.com.br>
        Reply-To:  MUSIKEION -- A forum on the meaning of music <musikeion em pucsp.br>
        To:  "'Rubens Ricciardi'" <rrrr em usp.br>,'Jos é Luiz Martinez' <rudrasena em uol.com.br>,"'ANPPOM lista'" <anppom-l em iar.unicamp.br>,"'Musikeion'" <musikeion em pucsp.br>
        Subject:  [Musikeion] RES: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives
        Date:  Thu, 16 Aug 2007 10:38:23 -0300
        >Caros,
        >
        >Aproveito para acrescentar que Tarasti tem o interesse de publicar a obra
        >em português e tem encontrado muitas dificuldades, pelo custo financeiro da
        >edição. Caso alguém conheça uma editora que tenha fôlego para tanto, pode
        >entrar em contato diretamente com ele. O endereço é tarasti em helsinki.fi
        >Sim! o Gilberto não apenas leu a obra de Tarasti, como também o conheceu
        >pessoalmente, quando esteve aqui, em Santos, em 1996. Ambos ficaram muito
        >bem impressionados entre si...
        >Se não me engano, uma cópia se encontra na biblioteca da PUC-SP.
        >Abraço, Heloísa
        >
        >-----Mensagem original-----
        >De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br
        >[mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] Em nome de Rubens Ricciardi
        >Enviada em: quarta-feira, 15 de agosto de 2007 17:12
        >Para: Jos é Luiz Martinez; ANPPOM lista; Musikeion
        >Assunto: Re: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives
        >
        >caro Martinez,
        >
        >infelizmente ainda não consegui adquirir este livro (e gostaria muito de
        >tê-lo aqui em minha biblioteca), mas me lembro por várias vezes meu
        >professor Gilberto Mendes ter me recomendado o referido "Tarasti, Eero
        >(1995) Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959" como uma pesquisa
        >
        >imprescindível (senão a mais importante!) nos estudos sobre Villa-Lobos - e
        >
        >o interessante fato de ter sido escrito por um finlandês (publicado
        >primeiramente na Finlândia, em 1987)! - e ainda uma última pergunta: já foi
        >
        >publicado no Brasil ou traduzido para o português??? - gostaria de saber...
        >
        >atenciosamente,
        >
        >Rubens Ricciardi
        >
        >
        >
        >----- Original Message -----
        >From: "Jos é Luiz Martinez" <rudrasena em uol.com.br>
        >To: "ANPPOM lista" <anppom-l em iar.unicamp.br>; "Musikeion"
        ><musikeion em pucsp.br>
        >Sent: Wednesday, August 15, 2007 10:14 AM
        >Subject: [ANPPOM-L] Villa-Lobos e Ives
        >
        >
        >Colegas,
        >
        >Sobre análise da obra de Villa-Lobos, gostaria de recomendar a tese de
        >doutorado da Valerie Albright, defendida nos aureos anos do programa de
        >Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Ela trabalhou com Ives e Villa-Lobos,
        >aplicando o método de Wallace Berry. As referÊncias:
        >
        >ALBRIGHT, Valerie (2002). "Aproximações entre duas culturas americanas na
        >linguagem de Ives e Villa-Lobos", tese de doutorado não publicada. São
        >Paulo: PUC.
        >
        >E, claro, não poderia deixar de citar o livro de meu ex-orientador, Eero
        >Tarasti, repleto de análises criteriosas:
        >
        >Tarasti, Eero (1995). Heitor Villa-Lobos, the Life and Works, 1887-1959.
        >Jefferson: McFarland.
        >
        >Abraços,
        >Martinez
        >
        >
        >--
        >Prof. Dr. José Luiz Martinez
        >Departamento de Linguagens do Corpo
        >Faculdade de Comunicação e Filosofia - PUC-SP
        >
        >Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música
        >http://www.pucsp.br/pos/cos/rism
        >
        >Musikeion - fórum sobre signficação musical
        >http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion
        >http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/
        >
        >
        >
        >
        >________________________________________________
        >Lista de discussões ANPPOM
        >http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
        >________________________________________________
        >
        >
        >
        >--
        >Internal Virus Database is out-of-date.
        >Checked by AVG Free Edition.
        >Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007
        >14:42
        >
        >
        >________________________________________________
        >Lista de discussões ANPPOM
        >http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
        >________________________________________________
        >
        >E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.
        >Para alterar a categoria classificada, visite
        >http://mail.terra.com.br/cgi-bin/imail.cgi?+_u=whvalent&_l=1,1187187421.254
        >556.8880.tacamaca.hst.terra.com.br,5001,Des15,Des15
        >
        >
        >No virus found in this incoming message.
        >Checked by AVG Free Edition.
        >Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - Release Date: 16/8/2007
        >09:48
        >
        >No virus found in this outgoing message.
        >Checked by AVG Free Edition.
        >Version: 7.5.484 / Virus Database: 269.11.19/956 - Release Date: 16/8/2007
        >09:48
        >
        >
        >_______________________________________________
        >Musikeion mailing list - Musikeion em pucsp.br
        >http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion
        >--
        >Supported by NuCC-Internet PUC-SP
        >http://www.nucc.pucsp.br



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      Version: 7.5.476 / Virus Database: 269.11.4/936 - Release Date: 4/8/2007 14:42





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