[ANPPOM-L] sobre CDs independentes (era Lista de CDs)

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Sex Ago 24 12:48:57 BRT 2007

meus caros,

CDs piratas ou oficiais (ou sei lá, com selos de fábrica), produções
independentes ou produções da Indústria Cultural...

sempre dois lados de uma mesma moeda...

Rubens Ricciardi

----- Original Message -----
From: "carlos palombini" <palombini em terra.com.br>
To: "ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>
Sent: Friday, August 24, 2007 1:34 AM
Subject: Re: [ANPPOM-L] sobre CDs independentes (era Lista de CDs)

Marcelo Gomes escreveu:
> o fato
> da noção de "independente" ter muitos significados e ser ainda
> re-significada por diferentes interlocutores,  não compromete o fato de
> que
> "independente" quer dizer: não produzido e/ou distribuido pelas cinco
> majors
> do planeta.

É uma distinção muito nítida de conseqüências confusas. De acordo com
ela: (1) a produção da Casa Edison é um CD independente quando lançada
pela EMI-Odeon, embora não o seja quando lançada como parte do livro de
Humberto Franceschi, pela Sarapuí; (2) já o álbum _Chico Buarque_ de
1978, com "Cálice", é um CD dependente da Philips, mas o dico _Carioca_,
de 2006, pela Biscoito Fino não; a gravação da  "Grande fantasia
triunfal sobre o hino nacional brasileiro" de Gottschalk interpretada
por Guiomar Novaes em 1927 é um CD independente quando lançada pela
Music and Arts em 1991, embora a chapa original tenha sido lançada pela
RCA (BMG); e o Bonde do Tigrão cantando "Tchutchuca" é independente no
volume 2 do _Tornado muito nervoso_ da Furacão 2000 no ano 2000,
tornando-se dependente no ano seguinte no álbum solo _Bonde do Tigrão_,
da Columbia-Sony; e Francisco Alves é dependente quando lançado em CD
pela RCA-BMG em 1997, mas se independentiza por obra do selo Revivendo...

Qual o sentido musical ou social desta divisão?

--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia

"Revolutionär wird der sein, der sich selbst revolutionieren kann" (Ludwig
Wittgenstein, Vermischte Bemerkungen)