[ANPPOM-L] Chamada de trabalhos para o VII SEMPEM - UFG

aguerra aguerra em uol.com.br
Sáb Ago 25 00:43:04 BRT 2007


Prezados,

Por favor divulguem nosso evento.

Maiores informações no site: www.musica.ufg.br/mestrado


UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE MÙSICA E ARTES CÊNICAS
MESTRADO EM MÚSICA

VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
MÚSICA E CONTEMPORANEIDADE
12 a 14 de novembro de 2007
	 
Os Seminários de Pesquisa em Música da UFG têm como principais objetivos 
proporcionar reflexões sobre música na contemporaneidade, ampliar o 
intercâmbio entre programas de pós-graduação e incentivar a produção 
científica e artística do corpo docente e discente do PPG da EMAC - UFG, além 
de promover a difusão de trabalhos científicos e artísticos. Esta sexta edição 
do SEMPEM propõe dar continuidade às discussões dos seminários anteriores, 
contando com a participação de pesquisadores nas áreas de performance 
musical, educação e saúde, composição e tecnologia aplicada à música. As 
atividades consistirão em recitais, mini-cursos, masterclasses, palestras, 
mesas-redondas, comunicações e apresentação de pôsteres.

SUBMISSÕES DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES

Endereços e datas:
Submissões de comunicações ou pôsteres ser enviadas para: 
sempem7 em yahoo.com.br
Data limite para submissão de comunicações ou pôsteres: 30/Set/2007
Divulgação de comunicações e pôsteres aprovados: 15/Out/2007
Data limite para retorno de textos corrigidos para inclusão nos anais:  24/
Out/2007
Propostas de apresentações artísticas devem ser enviadas para: 
sempem7 em yahoo.com.br
Data limite para submissão propostas de apresentação artística: 30/Set/2007
Divulgação de propostas de apresentação artística aprovados: 15/Out/2007

Inscrições:
1. Data limite para recebimento de inscrições com apresentação artística/
científica: 20/Out/2007
2. Inscrições sem apresentação de trabalhos serão aceitas até o início do 
evento, com os preços conforme tabelas abaixo.
3. A inscrição só será confirmada após recebimento do comprovante de 
pagamento da taxa de inscrição por fax (62-3521.1175) ou e-mail: 
sempem7 em yahoo.com.br

Maiores Informações: 
Tel: (62) 3521-1125 Ramal 211 (Prof. Dr. Anselmo Guerra, coordenador)
Ramal 216 (Sérgio Veiga, secretário)
Fax: 3521-1175


TAXA DE INSCRIÇÃO
?	R$ 40,00 – participação com apresentação de trabalhos artísticos/
científicos
?	R$ 10,00 para estudantes de graduação (ouvintes)
?	R$ 20,00 pós-graduação (ouvintes)
?	Será cobrada uma taxa de R$10,00 para inscrição em cada Mini-curso 
(além da taxa de inscrição)

VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
Música e Contemporaneidade


NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS PARA O VII SEMPEM


	Os artigos devem abordar o tema de VII SEMPEM, podem estar redigidos 
em português, inglês ou espanhol e devem ser apresentados no editor Word 
(6.0 ou acima).
	O autor deve incluir o seguinte cabeçalho no topo da 1a  pg., 
antecedendo o título: “Submeto este artigo para apreciação da Comissão 
Científica do VII Sempem”.
Nome: ____ e-mail: _____
	Logo abaixo do cabeçalho, deverá ser incluída síntese da atuação 
profissional ou formação acadêmica (até 5 linhas fonte Times New Roman,  
tam. 10, esp. simples)
	O texto a ser publicado como artigo deverá ter entre 8 e 10 páginas 
(incluindo referências bibliográficas, sumário e abstract), e deverá ser 
apresentado em Times New Roman, tamanho 12 e espaço 1,5; exceções 
serão apreciadas pela comissão.
	Para artigo será exigido um resumo com cerca de 100 palavras 
(tamanho 10, espaço simples), e indicação de palavras-chave (de três a seis) 
que devem ser apresentadas no início do texto na língua utilizada no artigo. 
Na seqüência, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em 
inglês (para os trabalhos em português e espanhol), e em português (para os 
trabalhos redigidos em inglês), com revisão e incluindo o título.
	Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser 
inseridos no texto como figura (definição 72dpi), numerados e 
acompanhados de legenda explicativa clara e objetiva de no máximo 3 linhas 
em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaço simples, e devem também 
ser enviados em arquivo separado (com definição mínima de 300dpi). 
As notas de texto deverão ser colocadas no final do texto (como endnotes), 
precedendo as referências bibliográficas. Para tal elas devem ser incluídas 
manualmente e com indicador numérico;
	As normas de editoração devem seguir o detalhamento abaixo; 
exceções não contempladas abaixo devem seguir as normas da ABNT;
	Artigos devem ser enviados exclusivamente por e-mail para 
sempem7 em yahoo.com.br
	A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade da Comissão 
Científica, ouvidos consultores ad-hoc.









VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
Música e Contemporaneidade

NORMAS PARA FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIAS
Somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em 
espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT/
2000 (NBR 6023) e do Manual da PRPPG (Cegraf, 2005), abaixo 
exemplificadas. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Margens: dir 2,0 cm; 
esq 3,0cm, sup 3,0cm e inf 2,0 cm.

Livros: 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. 
Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.
MEYER, Leonard B. Music, the Arts, and Ideas: patterns and predictions in 
twentieth-century culture.  2. ed.  Chicago: The University of Chicago Press, 
1994. 
COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research methods in education.  4. ed.  
London: Routledge, 1994.

Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se 
houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. 
Capítulo ou páginas inicial-final da parte.
WEBSTER, Peter. R. Research on creative thinking in music: the assessment 
literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music 
Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periódicos: 
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título do 
Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, 
página inicial-final do artigo, data.
LOANE, Brian. Thinking about children’s compositions. British Journal of 
Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984.

Trabalhos em anais de eventos científicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME 
DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de 
publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. 
DELALANDE, François. A criança do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL 
DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8, 1999, Curitiba. 
Anais... Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

Partituras publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da obra. Identificação. 
Local de publicação: Editora, ano de publicação. 
MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libretto por Lorenzo da Ponte 
com versão em inglês de W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. 
Schimer, 1961.

Partituras não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da obra. Identificação. 
Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra 
(informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição. 
VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. 
Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.
CUNHA, Estércio Marquez. Movimento para contrabaixo e orquestra. 
Partitura. Goiânia: Finale (ed. Sonia Ray, 2003), 2000.

Gravações em CD e Cassete
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da gravação. Tipo de 
gravação. CD número de série (ou informe a origem da gravação. Ex: 
independente, caseira). Identificação da Gravadora [se houver], ano 
[obrigatório. Se incerto, acrescente uma interrogação no último dígito. Ex: 
198?].
EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.

Gravações em Vídeo
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do video. Produção 
(direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de fita, duração da 
gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação. 
PERLMAN, Itzak. Itzak Perlman: in My Case Music. Produzido e dirigido por 
Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985]

Entrevistas não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e 
Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. 
Local. 
NORMAN, Jesse. Entrevista de José da Silva em 20 de novembro de 1998. 
Chicago. Gravação em cassete. Chicago Symphony Hall.

Sítios pesquisados na Rede
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. 
Disponível em <endereço do sítio> . Data do acesso.
ONOFRE, Cíntia C. de. Música por computador: novas possibilidades de 
criação e profissionalização. Disponível em <http://www.iar.unicamp.br/
disciplinas/am625_2003/Cintia_artigo.html>. Acesso em 14/08/2004.

PARA NOTAS NO CORPO DO TEXTO COM CITAÇÃO DIRETA
Sobrenome (ano de publicação, página) - Neste caso a citação deve vir com 
aspas e traduzida (se em língua estrangeira)
De acordo com Silva (2005, p. 47), “o fazer musical está associado...”
“O fazer musical está associado...”, afirma Silva (2005, p. 47).

Nota: quando a citação direta é acima de 3 linhas, destaca-se os palavras 
citadas com um espaço duplo antes e depois do texto citado, em fonte 
Times, tamanho 10. Não se usa aspas e inclui-se o número de página ao final 
da citação. 

De acordo com Cardassi (2000), 

O resultado final de um recital depende de como ele foi concebido e de toda 
a preparação a que o músico se submeteu, às vezes durante meses. A escolha 
do repertório, a ordem de execução das peças, e cada item relacionado à 
produção e divulgação do evento pode funcionar a favor ou contra o músico. 
É fundamental que o intérprete mantenha-se atento aos detalhes.  (p. 257).

As conclusões de Cardassi somam-se a vários estudos...


PARA NOTAS NO CORPO DO TEXTO COM CITAÇÃO INDIRETA
 (SOBRENOME, ano de publicação. Página de onde foi tirada a citação) – Neste 
caso o número de páginas opcional, porém, recomendada.
A música de câmera tem recebido significativa atenção de pesquisadores na 
área de psicologia da performance nos últimos cinco anos. (SILVA, 2005, p. 
236) 
De acordo com SILVA (2005, p. 236), a música de câmera tem recebido 
significativa atenção de pesquisadores na área de psicologia da performance 
nos últimos cinco anos.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
Música e Contemporaneidade



NORMAS PARA SUBMISSÃO E EXPOSIÇÃO DE POSTER:


FORMATO DO POSTER para submissão e publicação nos Anais
 

Os trabalhos que comporão os Anais do VI SEMPEM deverão ser apresentados 
sob a forma de resumo de até cinco páginas (caracterizado como resumo 
expandido), contendo os seguintes elementos:

·         Título
·         nomes dos autores (instituição e endereço eletrônico – como nota de 
fim de texto)
·         palavras-chave (no máximo quatro)
·         justificativa/Base teórica
·         objetivos
·         metodologia
·         discussão e resultados
·         conclusões (Finais ou parciais)
·         referências 
·         fontes de financiamento (se houver)

Referências bibliográficas deverão estar de acordo com as mesmas normas da 
publicação de artigos no SEMPEM.

 

FORMATO DO POSTER para a exposição

 Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro (no 
máximo) de largura e de 1 metro até 1,20 metros (no máximo) de altura. O 
título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras 
maiúsculas que permitam leitura a três metros de distância. Abaixo do título 
deverá aparecer nesta ordem: nome dos autores, unidade acadêmica, 
instituição de origem e endereço eletrônico.

 
O texto deverá sintetizar as informações contidas no texto aprovado. 
Recomenda-se utilizar fotografias, gráficos e figuras. Deverão ser utilizadas 
letras que permitam a leitura a dois metros de distância. Haverá premiação 
para os melhores pôsteres.


Os pôsteres serão afixados no primeiro dia do evento e retirados no último 
dia, em área previamente definida pelo Comitê Científico do SEMPEM


SOBRE A PUBLICAÇÃO DOS ANAIS

É importante que o autor confira se o trabalho apresentado está de acordo 
com as normas técnicas supra citadas, já que não serão aceitos trabalhos que 
estiverem fora delas. Todos os trabalhos aceitos para apresentação terão 
seus resumos publicados no caderno de programação e serão publicados nos 
anais do Simpósio. Os anais serão publicados em formato digital, com ISBN e 
eventualmente em papel, dependendo da obtenção de recursos. Maiores 
detalhes acerca do envio da versão final dos trabalhos serão divulgados na 
ocasião do envio das cartas de aceitação. Todos os participantes inscritos no 
simpósio receberão uma cópia dos anais. Cópias adicionais dos anais 
poderão ser adquiridas durante o simpósio.




 

VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
Música e Contemporaneidade



FICHA DE INSCRIÇÃO

Enviar esta ficha e o comprovante de pagamento pelo correio e o arquivo do 
trabalho* para  sempem7 em yahoo.com.br 

NOME: 
_____________________________________________________________________
ENDEREÇO: 
_________________________________________________________________
No._______ Compl. ________ Cidade ___________________________UF 
_____________
Cep: __________-______ E-mail 
________________________________________________
Telefone(s) 
__________________________________________________________________
Aluno da UFG?  (    )Sim   Curso?  __________________  (    ) Não
Categoria:  (   ) Participante 	(   ) Ouvinte           
Se Participante, indique o tipo de trabalho 
(   ) Recital* (anexar programa detalhado com autoria, data, título/
movimentos e duração de cada obra. A duração total da proposta não deve 
ser de no mínimo 15 e no máximo 20  minutos)
(   ) Pôster* (anexar  resumo do trabalho conforme detalhamento neste folder)
(   ) Comunicação* (anexar texto completo, conforme detalhamento neste 
folder)

Titulação ___________________    Vinculado a algum programa de pós-
graduação? 
(    ) Se sim  Instituição: ____________________________________      (      ) Não
Tema do trabalho/recital a ser apresentado: 
___________________________________________
Co-autor (es), se houver:  
_________________________________________________________


Data __________________ ASSINATURA ______________________________________





____________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Prof. Dr. Edward Madureira Brasil (Reitor)
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Profa Dr a Divina das Dores de Paula Cardoso (Pró-Reitora)
Escola de Música e Artes Cênicas
Prof. Dr. Eduardo Meirinhos (Diretor)
Programa de Pós Graduação em Música
Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida (Coordenador)
Comissão Científica do VII SEMPEM
Profs. Drs. Sonia Ray, Adriana Fernandes, Fernanda Albernaz

Escola de Música e Artes Cênicas  - Mestrado em Música
Campus II - Sala 217 - Caixa Postal 131, cep: 74001-970 – Goiânia - GO 
Telefone: 0xx62- 3521.1125 r. 211 (coordenação) Fax: 0xx62-3521.1175








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