[ANPPOM-L] ANTUNES_ELETRONICO_SIDERAL

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sáb Dez 8 22:51:53 BRST 2007


Car em s amig em s:

Pedimos divulgação.


JORGE ANTUNES ELETRÔNICO E SIDERAL

Espetáculo de Jorge Antunes com músicos de seu conjunto GeMUnB  nos dias 18 e 19 de dezembro de 2007, no Rio de Janeiro, Teatro Nelson Rodrigues, promovido pela CAIXA CULTURAL

Quando, em 1961, Jorge Antunes, com 19 anos de idade, compôs sua primeira peça de música eletrônica, ele foi chamado de doido por seus professores na Escola de Música da Rua do Passeio e também por seus colegas estudantes. Antunes, que despontava como precursor do novo gênero musical no Brasil, era apenas um estudante de violino e compositor auto-didata, que se apaixonara pelo som eletrônico, ainda totalmente desconhecido no Brasil.
Só em 1969, oito anos depois das inovações de Antunes, é que o homem iria pôr os pés na Lua. Naquela época, graças aos filmes de ficção que usavam e abusavam, em suas trilhas sonoras, do som do theremim, a música maluca de Antunes despertava em todos uma sensação de desconhecido, de mistério, de loucura e de espaço sideral. Foi por isso que em 1962 o então jovem músico compôs a música de 3 minutos, hoje já considerada um clássico, que ele intitulou de VALSA SIDERAL.
Hoje, os bebês já nascem mergulhados em ondas sonoras eletronizadas, porque o som eletrônico já não é novidade e está por toda parte. Mesmo assim, os sons siderais e a música revolucionária de Jorge Antunes continuam a assustar, a surpreender e a extasiar, porque o experiente compositor, consagrado internacionalmente, sempre toma novos rumos e novas dimensões. Sua música continua a ser sideral. Só que, agora, tudo está adaptado à informática e à era digital.
O espetáculo JORGE ANTUNES ELETRÔNICO E SIDERAL, programado pela CAIXA CULTURAL para os dias 18 e 19 de dezembro no Teatro Nelson Rodrigues, é exatamente uma panorâmica da trilha de Jorge Antunes, em sua permanente busca do Som Novo. O concerto, cujo programa se inicia com a antiga e histórica Valsa Sideral de 1962, percorre a paleta sonora do permanente inovador com outras de suas obras do final do século XX e do início do século XXI. No espetáculo, sob a batuta a raio laser de Antunes, um violino, uma clarineta, um piano, um computador e algumas imagens pintam, com processamentos informáticos em tempo real, novas paisagens para deleite do público carioca que vai, certamente, sonhar e viajar.

Obras de Jorge Antunes apresentadas na CAIXA CULTURAL:

Valsa Sideral (1962), para fita magnética
Chalumia Sideral (2006), para clarineta e computador
Miró Escuchó Miró (1998), para piano, imagens e sons eletrônicos
Violinia Sideral (2005), para violino e computador
Polimaxixenia Sideral (2006), para violino, clarineta, piano e computador

Músicos:
Jorge Antunes: composição, direção, imagens, computador e difusão eletrônica.
Marcus Lisbôa Antunes: violino.
Mariuga Lisbôa Antunes: piano.
Félix Alonso Morales: clarineta
Mauritz Lisbôa Antunes: engenheiro de som e difusão eletrônica.

18 e 19 de dezembro de 2007
19 horas
TEATRO NELSON RODRIGUES
CAIXA CULTURAL RJ
Av. Chile, 230 - Anexo
Centro
Tel: (21) 2262-8152
INGRESSOS: R$ 10,00 e R$ 5,00

Após esses espetáculos, Jorge Antunes estará se preparando para longa estada na Europa. No dia 3 de janeiro ele viaja para Madri, com uma bolsa financeira da Fundación Carolina, para desenvolver pesquisa e ministrar um curso no LIEM (Laboratorio de Informatica y Electroacustica Musical). No dia 29 de fevereiro ele apresenta um concerto monográfico de suas obras no Auditorio 400 do Museu Reina Sofia.
No dia 1º de março ele segue para Paris, para ensaios com a Orchestre de Flûtes Français. No dia 13 de março a OFF apresenta a estréia mundial da nova obra de Antunes: Concert Chiasmatique, para saxofone barítono e orquestra de 24 flautas. O solista será o saxofonista Claude Delangle. O regente do concerto será o filho de Jorge Antunes, o Maestro Jorge Lisbôa Antunes. No programa, além da obra de Jorge Antunes, estarão obras de Jean-Louis Petit, Frederic Maintenant, Charles Koechlin e Darius Milhaud.

JORGE ANTUNES / ASSESSORIA DE IMPRENSA: (61) 3368-1794
SISTRUM PRODUÇÕES: sistrum em sistrum.com.br





-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20071208/bcbba11f/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L