[ANPPOM-L] Plágio

Vanda Freire vandafreire em yahoo.com.br
Qui Dez 13 10:19:17 BRST 2007

Prezada Márcia e demais colegas

  Venho dar minha contribuição para este tema tão importante, e que tem despertado argumentos tão fortes por parte de todos.
  Já me solidarizei, anteriormente, com a Márcia, pois considero, obviamente, qualquer plágio como inaceitável.
  Minha contribuição aqui, é bastante específica.
  Quero, neste momento, me deter um pouco no papel do orientador, pois fui vítima, anos atrás, do plágio praticado por um orientando meu, que copiou, na íntegra, a revisão de literatura de outro trabalho.
  Como o trabalho tinha co-orientador da área específica, pois o assunto não era afeto a mim (só foi aceito, sob essa condição, e porque não havia quem o orientasse, na nossa Escola), não percebi o problema, já que não tenho familiaridade com a literatura específica do tema. Por outro lado, o co-orientador também não percebeu a cópia literal (não creio que por disciplicência ou cumplicidade).
  Resumindo: o caso foi julgado pela UFRJ, o plagiador perdeu o título de Mestre, mas já cursava Doutorado em outra Universidade Brasileira, e nada aconteceu, nessa situação, que o prejudicasse.
  Quanto a mim, a UFRJ em nenhum momento me responsabilizou ou me atribuiu culpa. Aliás, desde o primeiro momento, eu me solidarizei totlamente com o plagiado, e pedi imediata abertura de processo na UFRJ para julgar o caso.
  Ou seja, este pequeno relato pessoal é para alertar sobre o cuidado que devemos ter ao responsabilizar "a priori" o orientador.
  Felizmente, o grande número de trabalhos bem sucedidos, orientados por mim, não permitiram que eu fosse posta em dúvida, mas se adotarmos como pressuposto que a culpa é do orientador, sem separar o joio do trigo, corremos o risco de concretizarmos injustiças.
  Espero, portanto, que uma reflexão amadurecida sobre tão importante tema possa nos conduzir a uma posição justa sobre o mesmo.
  Abraços a todos,
  Vanda Freire

Claudiney Carrasco <carrasco em iar.unicamp.br> escreveu:
  Citando Marcia Taborda :

> Caros Amigos,
>
> Em março enviei à lista mensagem dando conta do plágio cometido por Luis
> Filipe de Lima na tese de doutorado "Comunicação Intercultural: O Choro,
> Expressão Musical Brasileira", trabalho desenvolvido, apresentado e aprovado
> pela ECO/UFRJ, sob orientação do Prof. Dr. Muniz Sodré.
> Acabo de receber parecer da comissão avaliadora que gostaria de
> compartilhar com a lista.
>
> 1. Luís Filipe justificou o plágio por estar na época passando por um
> momento de desequilíbrio emocional.
> [...]

Cara Márcia,

É uma grande vergonha para todos nós esse parecer.
Qualquer um que tenha algum envolvimento e compromisso com as atividades de
pesquisa sabe a gravidade do fato.
Não importa se estamos falando de uma, dez, ou cem páginas. Não é admissível que
se aceite a atitude. também pouco importa se o tema tem ou não a ver com o
trabalho. Fosse uma receita de bolo, ele deveria citar a fonte. Repito: a
cópia, pura e simplesmente, não é admissível. Ponto!
Caso esse senhor seja realmente absolvido, devemos guardar bem o nome dele, para
que não seja aceito em nenhuma instituição de ensino superior desse país. Sugiro
que façamos uma ação cooperada, no sentido de divulgar muito bem o seu nome e o
seu caráter, para que se torne muito bem conhecido por toda a comunidade
acadêmica.
Aqui na UNICAMP estamos passando pela primeira vez por algo parecido, um caso de
plágio detectado pelo orientador e pela banca examinadora. O processo foi
encaminhado com o pedido de expulsão sumária do programa. E olha que o episódio
se deu em um exame de qualificação. Não foi nem em defesa de trabalho final.
Em todo caso, boa sorte. O que fica de bom para você nisso tudo é o fato de
pertencer ao grupo dos que são copiados, e não dos que copiam.
Muitas felicidades para você.

NEY CARRASCO
Depto. de Música - UNICAMP