[ANPPOM-L] FW: [Musikeion] FW: GRAVADOR_DE_ARAME

Jorge Antunes antunes em unb.br
Ter Jul 10 11:22:09 BRT 2007

Caro Nicolau:

Muito obrigado pela dica.
Por favor, preciso que alguém me informe o e-mail ou telefone desse sebo, em que você viu o gravador de arame.
Você mora em São Paulo?
Agradeço seu interesse e empenho. Para matar sua curiosidade, passo a narrar a história.

Preciso arranjar tempo para escrever um artigo (ou um livro) em que sejam narrados os fatos de1968 e como o rico material ficou sob minha guarda.
Caso encontre o gravador, quero filmar a colocação de meu rolinho de arame nele e registrar a primeira escuta. Isso poderá servir para um documentário futuro.
Além do "recording wire", tenho também vários carretéis de ferro com fita magnética de papel. Já consegui ouvir alguma coisa: são gravações de palestras de Villa-Lobos, e de ensaios de coral, com muita bronca, regido por ele.

Se for possível, veja se consegue em alguma biblioteca o livro "Praia do Flamengo, 132" (número especial da revista Ensaio Nº 3, de 1980, coordenador Yan Michalski), em que vários artistas, eu entre eles, damos depoimentos sobre o "Prédio da UNE", onde funcionou o IVL (ex-C.N.C.O.) de 1975 a 1980. Em 1980 derrubaram o prédio histórico, que pertencera ao Clube Germânia no anos 40.
Recentemente a UNE, que completa 70 anos, conseguiu na Justiça recuperar, para seu patrimônio, o terreno em que ficava o prédio.
Na revista Ensaio eu conto, com mais detalhes, a história que resumo a seguir.

Na passeata-enterro do estudante Edson, assassinado pela polícia da ditadura no restaurante do Calabouço em fins de1968, pouco antes do AI-5, eu trabalhava em obra nova em meu estúdio no IVL (ex-prédio da UNE, Praia do Flamengo, 132) onde eu era professor. Era um feriado ou domingo. Eu trabalhava em minha Missa Populorum Progressio para coro e fita magnética, que seria estreada em meu casamento (que veio a acontecer em março de 1969, Henrique Morelembaum regendo o coro e Vânia Dantas Leite nos sons eletrônicos). Aos gritos de "A UNE é nossa" os estudantes da passeata tentaram invadir o prédio, que tinha as portas fechadas.
Eu vivi a cena por dentro do prédio. No filme Jango, do Silvio Tendler, tem uma cena de arquivo que mostra a cena do lado de fora.
Quando os portões começaram a ceder, eu e um estudante que me ajudava pegamos as coisas mais preciosas e pulamos o muro dos fundos: levei o velho gravador Revox do IVL e antigas fitas e carretéis.
Três dias depois levei de volta o gravador para o IVL. Fiquei com as fitas.
Com o AI-5, em 13 de dezembro, fomos demitidos eu, a Esther Scliar e o Guerra Peixe.
Logo depois a ditadura fez intervenção no IVL. Os policiais atearam fogo no prédio e destruiram tudo.
Perdi dois anos de tempo de aposentadoria, porque nenhum documento referente aos professores da época foi encontrado nos arquivos, que ficaram com a Uni-Rio. José Maria Neves, nos anos 90, pesquisou na Uni-Rio documentos do IVL, e não encontrou nada que provasse a atividade docente no IVL nos anos 70.
Recentemente, com lentes especiais, consegui ler as anotações à lápis, quase apagadas, que estão na caixinha do "recording wire".
Lá estão algumas peças do Guia Prático e duas preciosidades: Fantasia e Mazurka. Essas duas peças para violão foram escritas por Villa-Lobos quando ele estava na faixa etária 14-18 anos. As partituras nunca foram encontradas.
Se eu recuperar o fio magnético, digitalizando a gravação, certamente poderei, com escutas seguidas e apuradas, escrever as partituras desaparecidas. A Fantasia, para violão, foi escrita em 1901 quando Villa tinha 14 anos de idade.

Abraço,
Jorge Antunes