[ANPPOM-L] crise da lista e proposta de auto-regulamentação

carlos palombini palombini em terra.com.br
Qui Jul 26 14:38:51 BRT 2007

Parece que a lista, como a sociedade brasileira (notem que digo a
sociedade, não o governo), está passando por uma crise. Esta crise
talvez tenha a ver com a dificuldade que temos em lidar com a questão
pública, o coletivo, e me parece ser especificamente nossa  enquanto
classe dominante.

Um exemplo musicológico: ela não se manifesta entre a população favelada
que freqüenta os bailes funk. Com toda a fama que estes eventos têm,
existe entre seus freqüentadores um senso de comunidade, que faz com que
eu possa me locomover quase sem ser tocado, ou sendo tocado gentilmente,
às vezes com um pedido de desculpas até (como nas ruas de Londres)
quando me desloco ali, o que é muito diferente da dança como arte
marcial da ocupação do espaço alheio, que caracteriza os clubes, boates
etc das classes média e alta no Brasil.

Seria desejável, na ineficiência do bom-senso, e na improbabilidade de
uma candidatura ao cargo de moderador, que se estabelecessem regras
básicas, como as vigentes na lista da AMS, que podem ser consultadas
aqui: <www.ams-net.org/ams-l/>.

--
cvp