[ANPPOM-L] Schoenberg e Deise

Jos=?ISO-8859-1?B?6SA=?=Luiz Martinez rudrasena em uol.com.br
Qui Jun 7 18:09:28 BRT 2007

Caro Rodolfo,

On 07/06/2007 09:49, "Rodolfo Caesar" <caesar em acd.ufrj.br> wrote:

> O deles é um esforço que eu não chamaria de 'bizarro' sem antes ver no que dá.
> (Talvez até soe estranho, mas ainda não se sabe...) Me incomoda é esse
> adjetivo antecipado, traduzindo preconceito contra as misturas, o
> abastardamento, as hibridações, as interseções, etc.

A mim o adjetivo não incomoda. Mas me espanta a ligação que vocÊ faz entre
aquela palavra e o que você chama de "preconceito contra as misturas". Não
foi isso que eu quis dizer quando me referi ao espetáculo montado ao redor
de "Pierrot Lunaire". Aqui me parece que sua interpretação realmente não foi
a mais generosa que o signo bizarro poderia oferecer.

De acordo com o Aurélio, bizarro abarca: 1. Gentil, nobre, generoso; 2.
Bem-apessoado, bem-parecido, garboso; 3. Vestido com elegância, bem vestido,
4. Fanfarrão, jactancioso, 5. Extravagante, esquisito.

O Houaiss oferece muitas outras variantes, mas essencialmente concorda com o
Aurélio, acrescentando que a acepção de bizarro como estranho, extravagante,
excêntrico deriva, por um lado, do francês, _bizarre_, e por outro, do
italiano, onde significa furioso, fogoso.

Eu não creio que nenhuma dessas acepções represente o preconceito contra
misturas de que vocÊ fala. Muito pelo contrário. Na verdade, os poemas de
Giraud são repletos de bizarrices e, portanto, o adjetivo não é "antecipado"
para quem conheça a obra.

De minha parte, essa combinação da bizarrice do "Pierrot" original com o
elenco sui generis e suas possíveis atuações provavelmente resultará em
alguma coisa interessante de se ver. Desde o princípio, eu me coloquei entre
àqueles que vão pagar para ver. Me interessa a possibilidade de ouvi/ver
algo além da interpretação correta da partitura. No entanto, como destaquei
na mensagem que você citou, esse é um ponto de partida essencial.

Assim, caro Rodolfo, por favor, não leia preconceito onde o que há é
interesse pelo espetáculo e vontade de conversar a respeito, antecipando o
que poderia ser esse "Luar Trovado", sobre "Pierrot Lunaire" de
Shoenberg/Giraud.

> E afinal de contas, 'bizarra' é o nome pelo qual se conhece uma forma
> específica de sexualidade. Haverá espaço para todas?

Mais uma vez, isso é novo para mim. Nenhum dos meus dicionários cita essa
forma de sexualidade. Você poderia esclarecer? Outra pergunta: por que você
menciona isso nesta nossa discussão?

Abraços,
Martinez

--
Prof. Dr. José Luiz Martinez
Departamento de Linguagens do Corpo

Rede Interdisciplinar de Semiótica da Música
http://www.pucsp.br/pos/cos/rism

Musikeion - fórum sobre signficação musical
http://listas.pucsp.br/mailman/listinfo/musikeion
http://listas.pucsp.br/pipermail/musikeion/