[ANPPOM-L] Proposta para GT-Anppom sobre Análise Musical

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Sáb Jun 16 16:41:49 BRT 2007


Caros colegas,

Convidamos a todos os que eventualmente queiram participar do Grupo de Trabalho intitulado "Técnicas para a Análise Musical" (abaixo), cuja criação foi proposta à coordenação do XVII Congresso da ANPPOM, que façam suas inscrições entrando em contato com as organizadoras do GT.

Atenciosamente,

Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP) - alux em sigmanet.com.br 
Adriana Lopes Moreira (USP) - adrianalopes em usp.br ou adrimauricio em uol.com.br 


******

XVII CONGRESSO DA ANPPOM

IA/UNESP 2007

 

A pesquisa em música e sua interação na sociedade

A pesquisa em Música no Brasil:

inter-relações e contrastes

 

Ciência, tecnologia e políticas públicas

para o conhecimento científico em música

 

 

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE GRUPO DE TRABALHO

 

 

Subárea: Análise Musical

 

1.   Tema:

     Técnicas para a análise musical

 

2.   Coordenadoras:

     Prof.a Dra. Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP) alux em sigmanet.com.br 

     Prof.a Ms. Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP) adrianalopes em usp.br 

 

         Maria Lúcia Pascoal é Doutora em Música pela UNICAMP (1990). Graduada em Piano pela Faculdade Paulista de Arte de São Paulo, foi bolsista no Curso de Formação de Professores, Conselho Estadual de Cultura-SP e do DAAD no Ferienkurse für Neue Musik, Darmstadt, Alemanha.

            Professora e Pesquisadora na área de Linguagem e Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, nos Cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação. Coordena o Grupo Musicanálise. É integrante da Comissão de Especialistas do Ensino de Música (Ministério de Educação e Cultura), assessora ad-hoc de agencias de fomento e Conselhos Editoriais. Entre seus trabalhos estão Sons da Infância (Novas Metas), artigos nas principais publicações brasileiras, traduções de textos de Pierre Schaeffer, Jean Molino e de Murray Schafer - O Ouvido Pensante (Ed. da UNESP).  É autora do e-livro Estrutura  Tonal: Harmonia (Companhia Editora Paulista)  <www.cultvox.com.br> Atualmente é responsável por vários projetos desenvolvidos na UNICAMP e colabora nas principais publicações especializadas em música no Brasil. Participa de congressos nacionais e dos internacionais mais recentes, contam-se I Congrès Villa-Lobos (Paris, 2002), Orpheus Institut (Ghent, Belgica, 2003) e Performa (Aveiro, Portugal, 2007).   É editora da revista OPUS, publicação da ANPPOM (2003-7).

         Adriana Lopes da Cunha Moreira é docente no Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas Percepção Musical e Análise Musical. É membro do grupo de pesquisa Música brasileira: questões interpretativas, vinculado ao CNPq (2007-), do grupo Musicanálise (UNICAMP, 2003-), bem como do Movimento lusófono de teoria e análise musical (2007-). Participa regularmente de congressos e publicações científicas de pesquisa em música.

            Doutoranda em Música (fundamentos teóricos/análise musical, 2004-) e Mestre em Artes (fundamentos teóricos/análise musical, 2002) pela UNICAMP, sob orientação de Maria Lúcia Pascoal e co-orientação de Maurícy Martin, desenvolve a tese intitulada Olivier Messiaen: obra para piano: inter-relação entre conjuntos, textura, rítmica e movimento. Sua dissertação de mestrado, A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical, acompanhada da gravação da obra em CD e produzida com apoio FAPESP, recebeu da ANPPOM o 1º Prêmio José Maria Neves: Mestrado (2005). É Bacharel em Música (piano) pela UNICAMP (1988-93).

 

3.   Justificativa para escolha do tema:

     Uma primeira necessidade é a de organização e fortalecimento desta subárea quanto à difusão de bibliografia, técnicas e processos de trabalho. Uma segunda é a formação de material produzido em português.

     Considerando a análise como o segmento do estudo da música que tem como ponto de partida a música em si, e conscientes de que os relacionamentos entre as estruturas e os elementos propostos pela análise, bem como as perspectives musicais experimentais, gerativas e documentais têm circunscrito a análise de maneira diferente de acordo com o tempo e o lugar (Bent & Pople. In: Sadie 2001), nossa intenção é promover um debate sobre técnicas para a análise musical.

     Para tanto, convidamos pesquisadores de expressiva representatividade para exposição e debate relacionados a análises musicais formuladas com base em técnicas diversas.

     Constitui, ainda, foco de nosso interesse, a diferenciação - bem como considerações acerca da inter-relação - entre análise musical, crítica musical, estética, teoria da composição, performance e história da música.

 

4.   Indicar se trata de grupo em andamento: 

     A presente proposta presta continuidade ao Grupo de Trabalho organizado em 2005 por Amílcar Zani e pretende ser o segundo de uma série, a ser apresentada pelas organizadoras a cada Congresso da Anppom, com o intuito de contribuir para uma expansão no estudo da análise musical em língua portuguesa.

     Como bibliografia de base para os trabalhos do presente ano, utilizaremos os seguintes exemplares:

 

BENT, Ian & POPLE, Anthony. Análise. In: SADIE, Stanley, Ed. The New Grove dictionary of music and musicians. London: Macmillan, 2001.

COHEN, Albert. Performance Theory. In: CHRISTENSEN, Thomas (Ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, pp. 534-53.

COOK, Nicholas. Words About Music, or Analysis Versus Performance. In: DEJANS, Peter (Ed.). Theory Into Practice: Composition, Performance and The Listening Experience. Collected writings of the Orpheus Institute. Leuven: Leuven University Press, 1999, pp. 9-52.

DUNSBY, Jonathan & WHITTALL, Arnold. Music analysis in theory and practice. London: Faber, 1988.

DUNSBY, Jonathan. Performing Music. Shared concerns. Oxford: Clarendon, 2002.

HYDE, Martha M. Twentieth-Century Analysis during the Past Decade:Achievements and New Directions. In: Music Theory Spectrum. Special Issue: The Society for Music Theory: The First Decade. v. 11, n. 1, p. 35-39, Spring 1989.

KERR, Dorotéa. CARVALHO, Any Raquel. (Coord.). Rumos da Análise Musical no Brasil. Opus eletrônica. Campinas: Anppom, 2005. p. 323-330. www.anppom.com.br .

LESTER, Joel. Performance and Analysis: Interaction and Interpretation. In: RINK, John (Ed.). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, pp. 197-216.

MEAD, Andrew. The State of Research in Twelve-Tone and Atonal Theory. In: Music Theory Spectrum. Special Issue: The Society for Music Theory: The First Decade. v. 11, n. 1, p. 40-48, Spring 1989.

 

5.   Componentes do grupo (quando possível): Em ordem alfabética.

     Expositores:

Adriana Lopes Moreira (USP)

Carole Gubernikoff (Uni-Rio)

Edson Zampronha (UNESP)

Marcos Branda Lacerda (USP)

 

     Debatedores:

Amílcar Zani Netto (USP)

Heloísa Zani (USP)

José Miguel Ribeiro-Pereira (ESMAE, Porto, Portugal) 

Rogério Moraes Costa (USP)

 

     Inscritos:
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070616/bfbb5022/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L