[ANPPOM-L] choro

Jorge Antunes antunes em unb.br
Qui Mar 15 14:26:38 BRT 2007

Cara Liliana Bollos:

Apenas um comentário sobre esta sua frase:

Também li (não sei onde) que o flautista Joaquim da Silva Callado tocou um “desafio” com um flautista famoso de sua época em que fizeram muitas variações, e o Callado venceu o outro.

Fiquei pensando que talvez você esteja se referindo a história divulgada pela musicóloga Mariza Lira, sobre a richa existente entre Callado e André Reichert.
Meu professor José Baptista Siqueira dizia que essa briga nunca existiu, e que Mariza Lira inventava, na ânsia de valorizar o mestiço Callado.
Em 1863, na Casa Arthur Napoleão, na Rua do Ouvidor, o flautista belga Reichert faria uma apresentação.
Na loja apareceu Callado. Convidaram-no a subir, para a sala de concertos.
Após o recital, Reichert disse a Callado que gostaria de ouví-lo, pois já lhe haviam falado sobre seu virtuosimo.
Reichert passou uma partitura manuscrita e Callado tocou a primeira vista de modo brilhante.
O evento virou uma peleja, com os dois tocando juntos.
A história virou folclore, com a notícia de que Callado saiu-se muito melhor que Reichert.
Pasmem! Na época Joaquim da Silva Callado tinha 15 anos de idade. Foi exatamente naquele ano de 1863 que ele escreveu sua primeira composição: Querosene.
Eu, cá pra nós, orgulho-me de ter Callado como patrono da cadeira 22 que ocupo na ABM.
Abraço,
Jorge Antunes