[ANPPOM-L] choro

Liliana Bollos lilianabollos em uol.com.br
Qui Mar 15 22:45:40 BRT 2007

Caro Antunes, obrigada pela informação. Realmente era da Mariza Lira. Achei o xérox onde li - seção Galeria Sonora, da revista PRA-9 (da rádio Mayrink Veiga) de novembro de 1938. Ela conta, inclusive que Reichert preferia flauta de prata e Callado de ébano, além de outras curiosidades da vida e morte de Callado. Um abraço,
Liliana Bollos
  ----- Original Message -----
  From: Jorge Antunes
  To: anppom-l em iar.unicamp.br
  Sent: Thursday, March 15, 2007 2:26 PM
  Subject: [ANPPOM-L] choro

  Cara Liliana Bollos:
  Apenas um comentário sobre esta sua frase:

  Também li (não sei onde) que o flautista Joaquim da Silva Callado tocou um "desafio" com um flautista famoso de sua época em que fizeram muitas variações, e o Callado venceu o outro.

  Fiquei pensando que talvez você esteja se referindo a história divulgada pela musicóloga Mariza Lira, sobre a richa existente entre Callado e André Reichert.
  Meu professor José Baptista Siqueira dizia que essa briga nunca existiu, e que Mariza Lira inventava, na ânsia de valorizar o mestiço Callado.
  Em 1863, na Casa Arthur Napoleão, na Rua do Ouvidor, o flautista belga Reichert faria uma apresentação.
  Na loja apareceu Callado. Convidaram-no a subir, para a sala de concertos.
  Após o recital, Reichert disse a Callado que gostaria de ouví-lo, pois já lhe haviam falado sobre seu virtuosimo.
  Reichert passou uma partitura manuscrita e Callado tocou a primeira vista de modo brilhante.
  O evento virou uma peleja, com os dois tocando juntos.
  A história virou folclore, com a notícia de que Callado saiu-se muito melhor que Reichert.
  Pasmem! Na época Joaquim da Silva Callado tinha 15 anos de idade. Foi exatamente naquele ano de 1863 que ele escreveu sua primeira composição: Querosene.
  Eu, cá pra nós, orgulho-me de ter Callado como patrono da cadeira 22 que ocupo na ABM.
  Abraço,
  Jorge Antunes