[ANPPOM-L] Re: brasileiro vc norte-americano (era Choro)

Hermilson Garcia do Nascimento nascimento em fafcs.ufu.br
Sex Mar 16 02:54:31 BRT 2007

Caro Silvio,

Ótimas perguntas! São inteiramente pertinentes ao assunto da improvisação no
choro, embora transbordem o tema em direção a outros pontos igualmente
instigantes dessa polarização ianquetupiniquim.

Alguns devaneios sobre improvisação e contraponto, lá e cá:

O Jazz de New Orleans costuma ser considerado como a primeira manifestação
do gênero, e o ragtime uma espécie de pré-história dessa música. Não se
improvisava no ragtime, seu vínculo com o que viria a ser jazz é
essencialmente rítmico (ragged time). Em New Orleans, como você bem
sinaliza, estabeleceu-se uma prática de improvisação contrapontística, nos
termos da orquestra típica: trompete com a melodia, trombone com notas de
apoio harmônico e clarinete 'ponteando' entre os dois. Convém notar que o
contraponto não desapareceu do jazz quando a livre improvisação coletiva foi
preterida, em demanda da improvisação solista (é nesse momento que desponta,
em Chicago, Louis Armstrong). Pouco tempo depois disso é a vez do 'walking
bass' reafirmar o uso de contraponto improvisado, linhas que se constroem na
regularidade da semínima, como alicerce rítmico-harmônico do gênero. Os
trios de Jimmy Giufree sem seção rítmica, e os quartetos sem piano de Gerry
Mulligan, um deles com o tão comentado Chet Baker, são outros exemplos de
contraponto, mais ou menos improvisado em cada caso.

Mas todos improvisam no jazz standard, ou seja, não só o(s) solista(s) mas
também os acompanhadores. O pianista de um combo bebop não segue esquemas
pré-definidos para a harmonia, tratando instantaneamente a disposição do
acorde na vertical e a conseqüente condução de vozes para o próximo, tocando
acentos rítmicos, reações a todo tipo de impulso que vem do ‘em curso’.
O desenvolvimento da improvisação melódica sintática no jazz, entretanto,
parece ter seguido um rumo diferente da improvisação melódica no choro, que
gravita mais em torno da melodia, ou recorre à variação. No jazz standard o
que se busca é um texto alternativo ao original, que ganha relevância na
medida em que possibilita ao ouvinte reconhecer a ‘estrada’, ao passo que
segue o aventureiro por caminhos às vezes impensados. No regional também se
improvisa, mas se um centro de cavaco começa a ficar muito saliente, ou a
baixaria começa a subir demais, aí turma olha feio: “muito jazzístico”.
Alguns chorões antigos se gabavam de não improvisarem, no sentido
‘jazzístico’, argumentando que não fariam uma melodia ‘mais bonita’ que a
original. Nem precisa explicar que eles não entenderam o espírito da coisa,
que não perceberam beleza no instantâneo, irreversível, muitas vezes
defeituoso, vivo. Alguns jazzistas novos seguem desenfreadamente em direção
a esse novo sem se preocuparem com o tema, que quando conhecido, serve-lhes
como código compartilhado com a audiência.

Nem tão lá nem tão cá, parece que recentemente o choro e o jazz tem-se
aproximado mais.

Quanto ao blues, a polca, às harmonias do primeiro jazz e do choro tradiça,
o sentido da notação musical no jazz e na música popular como um todo,
alguma 'invasão' jazzística anterior ao cakewalk de Debussy... aí fica pra
uma próxima.

Espero não ter chateado ninguém com essas coisas todas.

abraços,

hermilson