[ANPPOM-L] cdmc-curso unicamp

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Sáb Mar 17 10:35:18 BRT 2007

caro prof. Jorge Tápia

São diversas as razões pela qual o cdmc deve ser
coordenado por alguém da equipe de composição do
IA unicamp.
E esta carta remetida pela secretária do cdmc ao
prof. José Augusto Mannis comprova a necessidade
de que esta equipe volte a ter um membro na
coordenação do centro.

o acervo do cdmc é o mais importante no gênero na américa latina.
graças às atividades do prof. José Augusto Mannis
e seus vínculos com compositores e entidades
francesas, o cdmc de campinas agrega um acervo
invejável.
as atividades do curso de composição sempre
tiveram proximidade ao cdmc, dando a este centro
demanda qualificada de estudantes e pesquisadores.
muitas pesquisas de mestrado e doutorado foram
realizadas com material do cdmc (podendo citar
desde meu mestrado, meu doutorado, e diversos
trabalhos de orientandos ao longo destes 20 anos).
uma coordenação não relacionada ao curso de
composição não tem justificativa, pois não pode
avaliar o acervo que tem, não tem articulação
para obter recursos nem ampliar e renovar o
acervo e não tem como trabalhar conjuntamente com
o curso de composição do IA-UNICAMP (vale dizer
que o acervo é um dos diferenciais na formação de
nossos alunos).

com o impedimento que a unicamp manifestava
quanto a um não doutor coordenar o centro
diversas vezes me dispus a coordenar este centro
mesmo sabendo que a pessoa mais indicada
continuava sendo o prof. Mannis.
um não doutor pode burocráticamente não ser a
pessoa mais indicada para a coordenação deste
centro (vistos os trâmites legais da unicamp) mas
um não compositor sem dúvida inviabiliza o centro
mesmo possuindo um doutorado.
além do que, a presença de um não doutor na
coord. do centro durante vinte anos tornou o
centro em referência no país, já a presença do
doutor atual logo de saída quebra o vínculo e a
referencialidade junto ao curso do qual o centro
nasceu.

esta situação está chegando a níveis absurdos, e
acredito que seja momento de uma mudança ser
realizada.
somos, no IA unicamp, três professores doutores
na área de composição com forte vínculo com o
cdmc: profa. Denise Garcia, Silvio Ferraz e
Jonatas Manzoli, e poderíamos conduzir uma
transição muito mais plauzível desta situação do
que a atual coordenação da prof. Lenita Nogueira,
que tem destaque e competência comprovada no
campo da musicologia histórica, mas que é
distante do foco do acervo (a música
contemporânea).

esta mensagem, a estou enviando também à lista da
asociação nacional de pesquisa e pós-graduacão em
música, pois um acervo não é só assunto interno
de uma universidade e seus trâmites políticos,
mas um assunto nacional pertinente a todos os
pesquisadores da área.
com o que esta mensagem pode surtir respostas as
quais seria muito importante que o snr tomasse
conhecimento para poder conduzir de modo ais
tranquilo esta transição depois de muitos anos do
centro ter estado sob coordenadoria do prof.
Mannis.

o que foi solicitado pelo prof. Mannis em sua
carta ao cdmc era prática simples e normal
durante seu período de coordenação do centro,
sendo que os profs. de composição sempre contaram
com o apôio do cdmc no controle das atividades
dos estudantes no centro. Claro, o coordenador
era da equipe de composição. Daí a necessidade de
que o coordenador volte a ser alguém da equipe de
modo a evitar situações constrangedoras de
manifestação de funcionários que são alheios ao
processo pedagógico e acadêmico da universidade.

neste sentido, apóio o prof. Mannis (o que
imagino seja compartilhado por um gde número de
pesquisadores brasileiros) e afirmo que seu
solicitacão ao cdmc não é pessoal, nem ligada
apenas a uma disciplinas do Instituto de Artes,
mas uma solicitação que poderia ser facilmente de
toda da equipe de composição e a rispidez da
resposta não se conjuga com a importância e fácil
operaciolanlização da solicitação.

prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho

PS: solicito a todos que se manifestarem que
enviem suas mensagens também ao prof.dr.Jorge
Tápia, diretor da Coordenadoria de Centros de
Núcleos da unicamp, para que acompanhe o debate
da real importância do cdmc.