Res: [ANPPOM-L] ética acadêmica

MLuciAlex alux em sigmanet.com.br
Seg Mar 19 12:33:15 BRT 2007

Prezada Marcia,

Apresento minha solidariedade a VC, vítima dessa situação inaceitável. Essa
notícia deve ser divulgada em todos os meios possíveis e aconselho a
procurar a organização da próxima ANPPOM (Unesp profa. Lia Tomás) para uma
tomada de posíção conjunta de nossa associação.
Um abraço,

Maria Lúcia Pascoal
Editora da OPUS
ANPPOM/UNICAMP

-------Mensagem original-------

De: Marcia Taborda
Data: 17/3/2007 14:34:34
Para: anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: [ANPPOM-L] ética acadêmica

Caros Colegas,

Reproduzo abaixo o ofício que encaminhei ao Curso de Pós-Graduação da Escola
de Comunicação  da UFRJ,
a respeito do plágio cometido por um aluno daquele Programa. Casos como
esses vem se tornando cada vez mais frequentes.
Não seria oportuno levar essa discussão ao próximo encontro da Anppom ?
Abraço,
Marcia

Prezado Prof. Dr. Paulo  Vaz,

Venho solicitar que sejam tomadas as providências e medidas  cabíveis
referentes ao plágio cometido por Luis Filipe de Lima na tese de doutorado
“Comunicação Intercultural: O Choro, Expressão Musical Brasileira”, trabalho
desenvolvido, apresentado e aprovado por este programa, no ano de 2001,  sob
orientação do Prof. Dr. Muniz Sodré.
Como comprovado a seguir, todo o segundo capítulo  da disssertação de
mestrado “Dino Sete Cordas e o acompanhamento  de violão na Música Popular
Brasileira”,  trabalho de minha autoria,  realizado junto ao Programa de
Pós-Graduação em Música da UFRJ (1995), sob orientação do violonista Turíbio
Santos,  foi  reproduzido na tese de doutorado de Luis Filipe de Lima.
A gravidade do fato não pode ser subestimada.  Considerando-se a
impossibilidade de reparação aos danos morais e de propriedade intelectual
que até então  me tem sido causados, parece-me imperativo que a tese  deixe
de ser veiculada, consultada, disponibilizada, como deve ser também
imperativo o questionamento  sobre a legitimidade da concessão do título de
Doutor a Luís Filipe de Lima.
Neste momento em que o exercício da cidadania no Brasil se passa
principalmente pela chamada à ética, impõe-se a questão à comunidade
acadêmica, que  não pode jamais ser conivente com procedimentos dessa
natureza, que desacreditam o ofício a que tantos se dedicam com brios.
Referências a meu trabalho têm sido feitas em inúmeros outros, sendo
creditadas a Luis Filipe de Lima. Quero ter a exclusividade de direitos e de
propriedade sobre minha pesquisa, meu trabalho, minhas idéias.
Agradeço pela atenção e desde já me coloco à disposição do Programa para
informações adicionais. Peço ser notificada dos procedimentos referentes a
esta mensagem.
Cordialmente,
Profª. Drª. Marcia Taborda