Re: [ANPPOM-L] ética acadêmica

Regis Duprat reduprat em usp.br
Ter Mar 20 11:28:32 BRT 2007

Prezada Profa. Dra. Márcia Taborda,

Venho por meio desta me solidarizar com você e expressar os meus mais
profundos sentimentos.

Você sabe que pertenço a uma geração pioneira da musicologia
brasileira e infelizmente tenho o privilégio de ser um dos primeiros a
ter sofrido plágio.
Aliás, vários plágios cometidos por uma mesma pessoa, assunto este
bastante conhecido da nossa comunidade e sobre o qual a mesma reagiu
ora fazendo uma cortina de silêncio, ora em defesa do plagiário,
talvez devido à imaturidade de alguns nas lidas da pesquisa e da
reflexão.

Não há dúvida que a ética é uma questão imperativa para a nossa área.

Com toda a minha solidariedade e o meu sincero abraço,

Regis Duprat

  ----- Original Message -----
  From: Marcia Taborda
  To: anppom-l em iar.unicamp.br
  Sent: Saturday, March 17, 2007 2:26 PM
  Subject: [ANPPOM-L] ética acadêmica

  Caros Colegas,

  Reproduzo abaixo o ofício que encaminhei ao Curso de Pós-Graduação da Escola de Comunicação  da UFRJ,

  a respeito do plágio cometido por um aluno daquele Programa. Casos como esses vem se tornando cada vez mais frequentes.

  Não seria oportuno levar essa discussão ao próximo encontro da Anppom ?

  Abraço,

  Marcia

  Prezado Prof. Dr. Paulo  Vaz,

  Venho solicitar que sejam tomadas as providências e medidas  cabíveis referentes ao plágio cometido por Luis Filipe de Lima na tese de doutorado "Comunicação Intercultural: O Choro, Expressão Musical Brasileira", trabalho desenvolvido, apresentado e aprovado por este programa, no ano de 2001,  sob orientação do Prof. Dr. Muniz Sodré.

  Como comprovado a seguir, todo o segundo capítulo  da disssertação de mestrado "Dino Sete Cordas e o acompanhamento  de violão na Música Popular Brasileira",  trabalho de minha autoria,  realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (1995), sob orientação do violonista Turíbio Santos,  foi  reproduzido na tese de doutorado de Luis Filipe de Lima.

  A gravidade do fato não pode ser subestimada.  Considerando-se a impossibilidade de reparação aos danos morais e de propriedade intelectual que até então  me tem sido causados, parece-me imperativo que a tese  deixe de ser veiculada, consultada, disponibilizada, como deve ser também imperativo o questionamento  sobre a legitimidade da concessão do título de Doutor a Luís Filipe de Lima.

  Neste momento em que o exercício da cidadania no Brasil se passa principalmente pela chamada à ética, impõe-se a questão à comunidade acadêmica, que  não pode jamais ser conivente com procedimentos dessa natureza, que desacreditam o ofício a que tantos se dedicam com brios.

  Referências a meu trabalho têm sido feitas em inúmeros outros, sendo creditadas a Luis Filipe de Lima. Quero ter a exclusividade de direitos e de propriedade sobre minha pesquisa, meu trabalho, minhas idéias.

  Agradeço pela atenção e desde já me coloco à disposição do Programa para informações adicionais. Peço ser notificada dos procedimentos referentes a esta mensagem.

  Cordialmente,

  Profª. Drª. Marcia Taborda