[ANPPOM-L] ética acadêmica

carlos palombini palombini em terra.com.br
Ter Mar 20 12:38:00 BRT 2007

Acredito que haja registro de um caso anterior, identificado por
Guerra-Peixe num artigo que, infelizmente, só conheço de nome: "Que ismo
é este, Koellreutter?" A este caso, que colocaria (uso o condicional
porque não li o artigo) em xeque Koellreutter, o erudito, se deve
acrescentar um outro, colocando em xeque Koellreutter, o compositor. Há,
na interessantíssima e tristíssima correspondência entre Kurt Lange e
Claudio Santoro, depositada no Acervo Curt Lange da UFMG, uma carta dos
anos 40 em que Lange denuncia o plágio por Koellreutter, numa peça para
flauta solo, de uma peça de um autor francês. Apesar disto, Koellreutter
ainda é "o apóstolo" do livro de José Maria Neves. O plágio e a
indiferença ao mesmo não são, portanto, apanágio das novas gerações.