RES: [ANPPOM-L] ética acadêmica

fucciamato fucciamato em terra.com.br
Qua Mar 21 20:10:18 BRT 2007

Cara Profa. Dra. Márcia Taborda,

Solidarizo-me com você e entendo perfeitamente bem sua situação, pois já
ocorreu comigo. No ano de 2005 fui vítima de plágio sobre a minha
dissertação de mestrado (Santo Agostinho: De Musica) defendida na
Universidade Federal de São Carlos.

O autor do plágio (Carlos Eduardo de Azevedo e Souza, professor do
Conservatório Brasileiro de Musica) usou quase totalmente o meu trabalho e
publicou um artigo com o mesmo nome no site NetHistoria. Depois de muitos
e-mail, consegui que o site colocasse uma errata no ar, com meu nome.

A discussão está aberta e um fortalecimento da ética entre nós é urgente.

Grande abraço

Profa. Dra. Rita de Cássia Fucci Amato

-----Mensagem original-----
De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Regis Duprat
Enviada em: terça-feira, 20 de março de 2007 11:29
Para: Marcia Taborda; anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: Re: [ANPPOM-L] ética acadêmica

Prezada Profa. Dra. Márcia Taborda,

Venho por meio desta me solidarizar com você e expressar os meus mais
profundos sentimentos.

Você sabe que pertenço a uma geração pioneira da musicologia
brasileira e infelizmente tenho o privilégio de ser um dos primeiros a
ter sofrido plágio.
Aliás, vários plágios cometidos por uma mesma pessoa, assunto este
bastante conhecido da nossa comunidade e sobre o qual a mesma reagiu
ora fazendo uma cortina de silêncio, ora em defesa do plagiário,
talvez devido à imaturidade de alguns nas lidas da pesquisa e da
reflexão.

Não há dúvida que a ética é uma questão imperativa para a nossa área.

Com toda a minha solidariedade e o meu sincero abraço,

Regis Duprat