[ANPPOM-L] Sobre o CDMC

Rodolfo Caesar caesar em acd.ufrj.br
Qui Mar 22 08:37:50 BRT 2007

Prezado Prof. Tápia,

Nao sou da UNICAMP, e sim da UFRJ, mas mesmo daqui se sabe o quanto que
o brilho do Instituto de Artes de sua instituicao está vinculado ao CDMC
/ gestão Mannis.
Em que pese meu apreço pela Lenita Nogueira, cujo trabalho e reputacao
nao estao em discussao - acho que um regime novo no CDMC/UNICAMP que nao
se paute pela via da música contemporânea é um passo arriscado. Mas mais
do que isto: nao entendo qual a *real* razao pela qual o Mannis foi
destituido de sua funcao. Certamente nao foi por ineficiencia, a julgar
pelos protestos que nesta lista vem se apresentando, e pela homenagem
que acaba de receber na França (por seu desempenho junto ao CDMC!).
Me dizem que existe uma clausula regimental: 'é porque o Mannis não é
doutor... e so' doutores podem coordenar nucleos, etc'.. Mas que
clausula é esta que foi feita para derrubar? Parece que minha pergunta
ja' contém a resposta. 'Feita para derrubar'.

Devemos nos lembrar que o CDMC, antes de ser um nucleo da universidade,
é um braço da CDMC francesa, que sempre existiu independentemente da
UNICAMP, e que o convenio resultou de uma escolha do Mannis (que
infelizmente nao pensou na UFRJ!).
Já que não ouvimos de Va. Sa. uma resposta sequer - já esperada há pelo
menos tres mensagens saídas desta lista - acho que começa a nos caber
pensar em uma alternativa.
Seria o caso de solicitarmos 'a CDMC/Sede que reconduza o Mannis, e
retire a UNICAMP da parceria?

Atenciosamente,

Rodolfo Caesar