[ANPPOM-L] Sobre o CDMC

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Qua Mar 21 10:25:34 BRT 2007


Prezado Prof. Dr. Jorge Tápia



Na qualidade de pesquisadora junto ao imprescindível acervo constituído pelo 
CDMC no período em que este esteve sob a direção do Prof. José Augusto 
Mannis, apoio as considerações proferidas pelos Profs. Sílvio Ferraz e 
Fernando Iazzetta e incluo meu depoimento pessoal como exemplo da eficiência 
do atendimento do CDMC Brasil-Unicamp no período em questão.



Durante minha pesquisa de mestrado, realizada junto ao Instituto de Artes da 
UNICAMP nos anos de 2000-02, contei com o apoio irrestrito deste centro, o 
que contribuiu para a preeminência do trabalho, cuja dissertação resultante, 
intitulada "A Poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: 
Análise Musical", foi vencedora do 1º Prêmio José Maria Neves, concedido 
pela ANPPOM àqueles que foram considerados os dois melhores trabalhos desta 
natureza realizados nos últimos cinco anos. Observo que naquela ocasião 
contei com o empenho pessoal do diretor do CDMC, que então reunia a obra 
completa do compositor Almeida Prado, que por sua vez, conhecedor da 
excelência do trabalho deste diretor junto ao referido centro, confiou-lhe 
seu acervo pessoal.



Em 2003, quando formulei meu projeto de tese para o doutoramento, contei 
novamente com o rico conteúdo deste acervo em relação a partituras e 
gravações de obras para piano compostas durante o século XX, único no 
Brasil. Somente um diretor consciente das especificidades das linhas de 
pesquisa ascendentes no âmbito ocidental, voltadas à música composta durante 
os séculos XX e XXI, poderia reunir no acervo formado pelo centro que 
administra, as partituras de Olivier Messiaen que listo a seguir: 3 petites 
liturgies de la presence divine; Chants de terre et de ciel : soprano et 
piano; Chronochromie; Cinq rechants : pour 12 voix miste; Coulers de la cite 
celeste; Des canyons aux étoiles... : pour piano solo, cor, xylorimba, 
glockenspiel, et orchestre; Et exspecto resurrectionem mortuorum; Harawi : 
chant d´amour et de mort; Ile de feu 1 : pour piano; Ile de feu 2 : pour 
piano; La fauvette des jardins; La nativite du seigneur; La Transfiguration 
de Notre Seigneur Jesus Christ; L'ascension; Le banquet celeste : \b pour 
orgue; Le livre du saint sacrement : pour orgue; Le merle noir; Les corps 
glorieus : sept visions breves de la vie des ressuscites : pour orgue : 3 
fascicule; Les offrandes oubliées: meditation symphonique; Livre d'orgue : 
sept pièces pour orgue; Meditations sur le mystere de la Sainte Trinite; 
Messe de la Pentecote : pour orgue; Mode de valeurs et d'intensités : pour 
piano; Neumes rythmiques : pour piano; O sacrum convivium : motet au 
Saint-Sacrement : pour choeur à 4 voix mixtes ou 4 solistes; Petites 
esquisses d'oiseaux : pour piano; Poèmes pour Mi (1er livre); Poèmes pour Mi 
: grand soprano dramatique et orchestre - Livres 1 et 2; Quatuor pour la fin 
du temps; Réveil des oiseaux : pour piano solo et orchestre; Saint François 
D'Assise : opéra en 3 actes et 8 tableaux; acte I, 1er tableau; Saint 
François D'Assise : opéra en 3 actes et 8 tableaux; acte I, 2e tableau; 
Saint François D'Assise : opéra en 3 actes et 8 tableaux; acte I, 3e 
tableau; Saint François D'Assise : opéra en 3 actes et 8 tableaux; acte II, 
4e tableau; Saint François D'Assise : opéra en 3 actes et 8 tableaux; acte 
II, 5e tableau; Saint François D'Assise : opéra en 3 actes et 8 tableaux; 
acte II, 6e tableau; Saint François D'Assise : opéra en 3 actes et 8 
tableaux; acte III, 7e tableau; Saint François D'Assise : opéra en 3 actes 
et 8 tableaux; acte III, 8e tableau; Sept Haikai; Trois mélodies : pour 
chant et piano; Turangalîla-symphonie; Un vitrail et des oiseaux; Verset : 
pour la fête de la Dédicace : pour orgue; Vingt regards sur l'enfant Jesus : 
pour piano; Visions de l'amen : pour 2 pianos; Vocalise-étude : pour voix 
elevées (lista enviada pelo CDMC a meu e-mail pessoal no dia 21/03/2006).



Conhecedora da inquestionável competência e dedicação à pesquisa da Profa. 
Dra. Lenita Nogueira, atual diretora do centro, e acreditando que sua 
intenção é certamente manter e ampliar a excelência do trabalho realizado 
pelo CDMC, no entanto entendo que um centro de documentação de música 
contemporânea deve ser dirigido por um pesquisador de música contemporânea. 
Entendo que somente um pesquisador de música contemporânea pode estar 
consciente das necessidades do meio em constante renovação do qual 
participa.



Grata por sua atenção, subscrevo-me



Profa. Ms. Adriana Lopes da Cunha Moreira

Professora Assistente no CMU-ECA-USP

Doutoranda na CPGM-UNICAMP






----- Original Message ----- 
From: "Fernando Iazzetta" <iazzetta em usp.br>
To: "ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>; <bitapia em reitoria.unicamp.br>
Sent: Tuesday, March 20, 2007 8:53 PM
Subject: [ANPPOM-L] Sobre o CDMC


Prezado Prof. Dr. Jorge Tápia
Coordenadoria de Centros e Núcleos - Unicamp

Não estou a par das razões institucionais que levaram ao afastamento do
Prof. José Augusto Mannis da direção do CDMC. Conheço menos ainda as
relações entre este Centro abrigado na Unicamp e as atividades dos
departamentos da Unicamp.

Por outro lado não posso de deixar de ver com surpresa os comentários de que
o CDMC venha se afastando da sua vocação de dar suporte a uma demanda
especializada e diversificada de compositores e pesquisadores como sempre
ocorreu durante o período em que o Prof. Mannis esteve à frente do CDMC. Eu
mesmo posso dizer que não poderia ter realizado parte de minhas pesquisas se
o apoio desse Centro. Do mesmo modo, reconheço a sua importância para o
trabalho realizado por alguns de meus orientandos que sempre foram
encontraram enorme receptividade em suas pesquisas no CDMC.

Não é preciso lembrar que o CDMC se constitui como referência na pesquisa do
repertório musical contemporâneo, não apenas em função de seu acervo ­ único
na América-Latina -  mas também pela qualidade de serviços que ele presta à
comunidade musical artística e acadêmica no Brasil. Sob a direção do Prof.
Mannis surgiram iniciativas como o Musicom - Guia da Música Contemporânea
Brasileira e o FWD cdmc. Sem sombra de dúvidas, ambas constituem-se como
dois dos mais relevantes instrumentos de registro, comunicação e difusão da
música brasileira atual. Desconheço qualquer iniciativa desse porte e
alcance que tenha partido de alguma instituição nacional em épocas recentes.

Parte dessa relevância deve-se não apenas à seriedade e dedicação do Prof.
Mannis aplicados à constituição do CDMC, como também ao seu trânsito livre
como compositor e pesquisador nas comunidades acadêmicas e artísticas tanto
do Brasil, quanto do exterior. É certo que o acervo que se encontra hoje
disponível no Centro não pode ter sido fruto de doações e aquisições
casuais. Sua qualidade e abrangência refletem um trabalho construtivo e
criterioso que só poderia ter sido realizado por alguém intimamente
conectado ao meio composicional da atualidade.

Nenhum demérito vai aqui à sua atual diretora, a Profa. Lenita Nogueira,
cuja competência é amplamente reconhecida pela comunidade musical brasileira
e, temos certeza, está cuidando para que o CDMC continue desempenhando o
papel de referência para os estudos da música contemporânea no Brasil.
Entretanto, como usuário e admirador do CDMC não posso deixar de desejar que
o mesmo continue a prestar serviços com a qualidade que tem prestado até
hoje e que sua proximidade com o meio composicional não seja perdida. Dessa
maneira, só me resta reiterar minha satisfação pela presença do prof. Mannis
à frente do CDMC por todos esses anos e acreditar que as soluções
encontradas no âmbito institucional da Universidade saibam privilegiar a
importância cultural do CDMC.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Fernando Iazzetta
Departamento de Música - ECA/USP



on 3/17/07 10:35 AM, silvio at silvio.ferraz em terra.com.br wrote:

> caro prof. Jorge Tápia
>
> São diversas as razões pela qual o cdmc deve ser
> coordenado por alguém da equipe de composição do
> IA unicamp.
> E esta carta remetida pela secretária do cdmc ao
> prof. José Augusto Mannis comprova a necessidade
> de que esta equipe volte a ter um membro na
> coordenação do centro.
>
> o acervo do cdmc é o mais importante no gênero na américa latina.
> graças às atividades do prof. José Augusto Mannis
> e seus vínculos com compositores e entidades
> francesas, o cdmc de campinas agrega um acervo
> invejável.
> as atividades do curso de composição sempre
> tiveram proximidade ao cdmc, dando a este centro
> demanda qualificada de estudantes e pesquisadores.
> muitas pesquisas de mestrado e doutorado foram
> realizadas com material do cdmc (podendo citar
> desde meu mestrado, meu doutorado, e diversos
> trabalhos de orientandos ao longo destes 20 anos).
> uma coordenação não relacionada ao curso de
> composição não tem justificativa, pois não pode
> avaliar o acervo que tem, não tem articulação
> para obter recursos nem ampliar e renovar o
> acervo e não tem como trabalhar conjuntamente com
> o curso de composição do IA-UNICAMP (vale dizer
> que o acervo é um dos diferenciais na formação de
> nossos alunos).
>
> com o impedimento que a unicamp manifestava
> quanto a um não doutor coordenar o centro
> diversas vezes me dispus a coordenar este centro
> mesmo sabendo que a pessoa mais indicada
> continuava sendo o prof. Mannis.
> um não doutor pode burocráticamente não ser a
> pessoa mais indicada para a coordenação deste
> centro (vistos os trâmites legais da unicamp) mas
> um não compositor sem dúvida inviabiliza o centro
> mesmo possuindo um doutorado.
> além do que, a presença de um não doutor na
> coord. do centro durante vinte anos tornou o
> centro em referência no país, já a presença do
> doutor atual logo de saída quebra o vínculo e a
> referencialidade junto ao curso do qual o centro
> nasceu.
>
> esta situação está chegando a níveis absurdos, e
> acredito que seja momento de uma mudança ser
> realizada.
> somos, no IA unicamp, três professores doutores
> na área de composição com forte vínculo com o
> cdmc: profa. Denise Garcia, Silvio Ferraz e
> Jonatas Manzoli, e poderíamos conduzir uma
> transição muito mais plauzível desta situação do
> que a atual coordenação da prof. Lenita Nogueira,
> que tem destaque e competência comprovada no
> campo da musicologia histórica, mas que é
> distante do foco do acervo (a música
> contemporânea).
>
> esta mensagem, a estou enviando também à lista da
> asociação nacional de pesquisa e pós-graduacão em
> música, pois um acervo não é só assunto interno
> de uma universidade e seus trâmites políticos,
> mas um assunto nacional pertinente a todos os
> pesquisadores da área.
> com o que esta mensagem pode surtir respostas as
> quais seria muito importante que o snr tomasse
> conhecimento para poder conduzir de modo ais
> tranquilo esta transição depois de muitos anos do
> centro ter estado sob coordenadoria do prof.
> Mannis.
>
> o que foi solicitado pelo prof. Mannis em sua
> carta ao cdmc era prática simples e normal
> durante seu período de coordenação do centro,
> sendo que os profs. de composição sempre contaram
> com o apôio do cdmc no controle das atividades
> dos estudantes no centro. Claro, o coordenador
> era da equipe de composição. Daí a necessidade de
> que o coordenador volte a ser alguém da equipe de
> modo a evitar situações constrangedoras de
> manifestação de funcionários que são alheios ao
> processo pedagógico e acadêmico da universidade.
>
> neste sentido, apóio o prof. Mannis (o que
> imagino seja compartilhado por um gde número de
> pesquisadores brasileiros) e afirmo que seu
> solicitacão ao cdmc não é pessoal, nem ligada
> apenas a uma disciplinas do Instituto de Artes,
> mas uma solicitação que poderia ser facilmente de
> toda da equipe de composição e a rispidez da
> resposta não se conjuga com a importância e fácil
> operaciolanlização da solicitação.
>
> prof. Dr. Silvio Ferraz Mello Filho
>
> PS: solicito a todos que se manifestarem que
> enviem suas mensagens também ao prof.dr.Jorge
> Tápia, diretor da Coordenadoria de Centros de
> Núcleos da unicamp, para que acompanhe o debate
> da real importância do cdmc.
>

>



________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________ 




Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L