[ANPPOM-L] CDMC - Mensagem de J. A. Mannis

jamannis jamannis em uol.com.br
Sáb Mar 24 00:38:47 BRT 2007


Colegas da ANPPOM,

 

Agradeço à Profa. Lenita por ter se manifestado sobre o assunto em questão
e, sobretudo, por se posicionar diante da mensagem originalmente endereçada
à mim que, de chofre, não compreendi bem. Contudo, após as colocações da
colega, acredito que deva desconsiderá-la integralmente e, assim sendo, peço
a todas as colegas e todos os colegas que façam o mesmo.

 

As declarações, alinhadas às suas metas de gestão, asseguram certamente a
manutenção do CDMC na sua missão de documentar, divulgar e promover a música
contemporânea, desenvolvendo pesquisas, constituindo e mantendo acervo
documental, considerando a contemporaneidade musical sob diversos aspectos:
composição, práticas interpretativas, musicologia, bem como todas as áreas
relacionadas ou aplicadas direta ou indiretamente à música e à documentação
musical, com ênfase às inovações em cada setor.

 

O CDMC foi instalado no Brasil em 1989, num programa franco-brasileiro de
cooperação. Nos últimos 17 anos conquistou uma posição de destaque no
cenário internacional, notadamente integrando a IAMIC (The International
Association of Music Information Centres) uma organização reunindo 48 dos
principais centros de documentação e informação musical de 38 paises da
América, Europa, Ásia e Oceania, sendo este ainda membro do International
Music Council (U.N.E.S.C.O.) e do European Forum for the Arts and Heritage.
Por outro lado, o Centro adquiriu liderança na área de sua abrangência no
que se refere ao tratamento da informação musical, inovando e oferecendo
seus recursos materiais e intelectuais a diversas parcerias frutíferas no
Brasil bem como países vizinhos. Essas conquistas não teriam sido possíveis
sem o entusiasmo e o apoio da Unicamp, com seu caráter arrojado e inovador,
em todos estes anos, sendo o destaque adquirido por este Centro reflexo da
própria instituição que o abriga.

 

Não havendo mudanças nas diretrizes implementadas em minha gestão, estou
certo de que as atividades integradas entre o Instituto de Artes e o CDMC
serão mantidas. O CDMC sempre teve fortes vínculos com o Departamento de
Música que, entre outros, assegura a remuneração de cinco de seus
pesquisadores. De forma sempre ativa e entusiasmada as ações do Centro
produziram resultados positivos em pesquisas, dissertações, teses,
integrando em sua rotina atividades didáticas do IA, mantendo sobretudo
intensa colaboração com o Curso de Composição, que aliás tem uma das maiores
demandas qualificadas do acervo. Diversas atividades pedagógicas no
Departamento de Música foram asseguradas com recursos do CDMC o que, além de
tudo, demonstra sua vocação para contribuir ativamente para o ensino da
música. Mesmo a Profa. Lenita, enquanto era funcionária do CDMC, pode
lecionar no IA, com meu consentimento e meu encorajamento, o que prova como
o CDMC sempre esteve envolvido em atividades didáticas de forma indiscutível
e evidente, disponibilizando seu pessoal para isso. 

 

Acredito, portanto, que esta polêmica esteja superada e que, doravante,
juntos e em sinergia, conduziremos os trabalhos de forma integrada entre o
Instituto de Artes e a COCEN permitindo que o CDMC se supere ainda mais e
siga contribuindo para a integração da comunidade artística brasileira,
divulgando a produção de artistas e pesquisadores brasileiros no exterior e,
reciprocamente, a produção, artistas e pesquisadores estrangeiros no Brasil,
bem como administrando e conduzindo o convênio entre a Unicamp e o Centre de
Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC-França), constituído pelo
Ministério da Cultura da França, Société des Auteurs, Compositeurs et
Editeurs de Musique (Sacem) e Radio France.

 

Agradeço a todos que manifestaram sua opinião, recebida com tranqüilidade
por esta instituição, da qual me orgulho muito de integrar.

 

Com meus melhores sentimentos,

 

José Augusto Mannis

 

 

  _____  

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Lenita W. Mendes Nogueira
Enviada em: sexta-feira, 23 de março de 2007 22:30
Para: 'ANPPOM'
Assunto: [ANPPOM-L] Centro de Documentação de Música ContemporÂnea

 

Prezados colegas da ANPPON,

Com relação às recentes polêmicas sobre o Centro de Documentação de Música
Contemporânea da UNICAMP, gostaria de esclarecer que:

1.	Em nenhum momento a atual administração deixou de reconhecer o
trabalho do professor José Augusto Mannis, até porque trabalhamos juntos
neste centro durante seis anos e tive a oportunidade de participar de vários
projetos idealizados por ele, inclusive as duas edições impressas do guia
MUSICON, nas quais fui responsável pela coordenação e produção; 

2.	A escolha da nova direção foi fruto de uma consulta que a
Coordenadoria de Centros e Núcleos da UNICAMP (COCEN), na pessoa do Prof.
Dr. Jorge Ruben Biton Tapia, fez ao Instituto de Artes, sendo meu nome o
escolhido devido aos vários anos de atuação junto ao CDMC;

3.	Não houve qualquer mudança nas diretrizes implementadas pelo
ex-coordenador, com quem sempre mantive um bom relacionamento, e que
continua colaborando conosco na qualidade de pesquisador; 

4.	Quanto à exigência de titulação de doutor para exercer o cargo de
direção, não é um requisito exclusivo para este centro, é válida para os
outros 22 órgãos de pesquisa vinculados à COCEN; 

5.	Qualquer nomeação para cargos de coordenação ou direção de Centros e
Núcleos vinculados à COCEN tem vigência de dois ou três anos, com
possibilidade de recondução apenas por mais um período; 

6.	Lamento que uma questão burocrática e corriqueira, como a lista de
freqüência de alunos do curso de composição, relativa à atividades dos
mesmos no CDMC, tenha sido postada na lista da ANPPOM, assumindo proporções
descabidas. 

Agradecemos aos colegas que manifestaram seu apreço à nossa instituição e
esperamos que o trabalho do CDMC em prol da música contemporânea continue
contando com a colaboração de todos.

Profa. Dra. Lenita W. M. Nogueira

Diretora

CDMC-Brasil/UNICAMP

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