[ANPPOM-L] cadeia

Jorge Antunes antunes em unb.br
Seg Mar 26 12:46:09 BRT 2007


Car em s colegas da Assom:

De alguns anos para cá, tem-se falado e usado muito expressões do tipo: cadeia produtiva da cultura, cadeia produtiva da música, etc.
Gostaria que a Assom, futuramente, colocasse essa ideologia em discussão.
O MinC tem aplicado e difundido muito essa questão, com base em pesquisas do IBGE, pesquisas essas que, conforme descobri recentemente, são totalmente maquiadas, mal feitas e mal embasadas. O MinC chega até mesmo a convocar, reunir artistas, induzir formação de comunidades, dar verbas para feiras, etc, desde que, e para que, o tema seja colocado e difundido.
Escrevi um artigo sobre esse estelionato estatístico do IBGE. O artigo deve ser publicado no Correio Braziliense proximamente. Estou aguardando.
O IBGE, por sua vez, vem sendo influenciado pela ONU e pelo Banco Mundial que, como todos sabem, têm interesses que não são os nossos.
Basicamente, quando se fala em cadeia produtiva, imagina-se que existe uma corrente ininterrupta que vai da produção ao consumo.
Quando a Danone fabrica 1 milhão de potinhos de yoghurt, 99% por cento desses produtos chegam ao final da cadeia e é comprado pelos consumidores.
O exemplo do yoghurt se aplica aos discos do roberto carlos e do grupo calypso. Talvez se aplique também aos livros do paulo coelho.
Mas não se aplica aos meus CDs. Faço 1000 exemplares e, além de eles não chegarem às prateleiras das lojas, consigo vender 6 ou 7 por ano, e distribuo centenas de graça.
Que tal discutirmos o tema?
Se essa discussão vier a ser, enfim, realizada com profundidade, gostaria de também ver analisadas as razões que levam o governo lula e seu ministério da cultura a baterem na tecla com tanta freqüência e intensidade.
Abraço,
Jorge Antunes


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070326/434c9276/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L