[ANPPOM-L] FWD cdmc - 13/2007 -
CDMC-Brasil/Unicamp
cdmusica em unicamp.br
Sex Mar 30 17:53:26 BRT 2007
*/FWD cdmc - 13 30/03/2007 /*
/CENTRO DE DOCUMENTACAO DE MUSICA CONTEMPORANEA/
*/PESQUISA, DOCUMENTACAO E INFORMACAO MUSICAL/*
/BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP - TERREO/
/CAIXA POSTAL 6136 -- CEP 13083-859/
/ABERTO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 9:00H ATE AS 17:00H /
/DIRECAO: PROFA. DRA. LENITA W. M. NOGUEIRA
PRODUCAO E MONTAGEM DO FWD CDMC: DENIS KOISHI
www.unicamp.br/cdmc <http://www.unicamp.br/cdmc>/
Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica em unicamp.br <mailto:cdmusica em unicamp.br>
Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc enviar seu pedido a
cdmusica em unicamp.br <mailto:cdmusica em unicamp.br>
1 - P A I S A G E M - apresenta: ELI-ERI MOURA (domingo,
01/Abr, 21:00hs - Radio USP FM, SP) http://www.usp.br/radiousp
<#_Toc163023547>
2 - CURSO: Pos-Graduacao Lato Sensu em Cultura e Arte Barroca,
UFOP (03-28/Jul/2007 e 07/Jan-02/Fev/2008 - Ouro Preto, MG, BRASIL)
<#_Toc163023548>
3 - LANCAMENTO: Projeto Edicao de Manuscritos Musicais (30/Mar,
19:00hs - Ouro Preto, MG, BRASIL) <#_Toc163023549>
4 - LANCAMENTO: Livro "Ensaios - Olhares Sobre a Musica Coral
Brasileira", Org. Eduardo Lakschevitz (Mar/2007 - Rio de Janeiro, RJ)
<#_Toc163023550>
5 - MASTERCLASS: Violoncelo, Profa. Tania Lisboa (21-25/Mai -
Salvador, BA, BRASIL) <#_Toc163023551>
6 - NOTICIA: MEC pagara bolsa para que doutores fiquem no pais
(22/Mar - Brasilia, DF) <#_Toc163023552>
7 - NOTICIA: Premio Assembleia de Arte e Cultura e promulgado
(09/Fev/2007 - Sao Paulo, SP) <#_Toc163023553>
8 - RECITAL: Duo Aldo Barbieri e Achille Picchi. Obras de Osvaldo
Lacerda, Sergio O. V. Correa, Lina Pires de Campos, Eduardo Escalante
(24/Abr, 18:30hs - Auditorio da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, RJ)
<#_Toc163023554>
9 - AUDICOES: FLAUTA, VIOLINO e VIOLONCELO. Sond'Ar-te Electric
Ensemble (LIMITE: 15/Abr - Lisboa, PORTUGAL) <#_Toc163023555>
10 - CALL FOR COMPOSITIONS: 2008 Beijing International Congress on
Women in Music (DEADLINE: 30/Jun/2007 - Beijing, CHINA) <#_Toc163023556>
11 - CALL FOR PAPERS: Brevard Conference on Music Entrepreneurship
(DEADLINE: 01/Mai - Brevard, NC, EUA) <#_Toc163023557>
12 - CONCIERTO: 7/4 Musica Contemporanea Argentina (07/Abr, 20:30hs
- Buenos Aires, ARGENTINA) <#_Toc163023558>
13 - CONCIERTO: CIMA, Colectivo de Interpretes de Musica Actual
(02/Abr, 20:00hs - Santiago, CHILE) <#_Toc163023559>
14 - CONFERENCE: "Les Pedagogies de la Musique au XXIeme Siecle"
(12-14/Abr - Lyon, FRANCA) <#_Toc163023560>
15 - CONVOCATORIA: Beca Hangar - Fundacio Phonos de Produccio per a
projectes artistics en el camp de la interaccio i la installacio sonora
(01/Jun - Barcelona, ESPANHA) <#_Toc163023561>
16 - INVITATION: Research Consultant, Contemporary Music Centre
Ireland (DEADLINE: 10/Abr - Dublin, IRLANDA) <#_Toc163023562>
17 - PhD SCOLARSHIPS: University College Cork (DEADLINE: 23/Abr -
Cork, IRLANDA) <#_Toc163023563>
18 - POST-DOC: "Ethnographie de l'interpretation d'une oeuvre
musicale utilisant l'electronique", IRCAM (Mar/2007 - Paris, FRANCA)
<#_Toc163023564>
19 - WORKSHOP: "Building Interactive Projects with Max/MSP/Jitter
and Sensors" (14-26/Mai, Owego, NY, EUA) <#_Toc163023565>
********************************************
********************************************
1. P A I S A G E M - apresenta: ELI-ERI MOURA (domingo, 01/Abr,
21:00hs - Radio USP FM, SP) http://www.usp.br/radiousp
********************************************
De: ja.mannis em uol.com.br
radio usp fm 93,7 MHz
cdmc unicamp
P A I S A G E M
domingo - 01/Abr/2007 - 21:00hs
ELI-ERI MOURA
PAISAGEM divulga obras disponiveis no acervo do CDMC da Unicamp e
destaca no programa de hoje o album do compositor paraibano ELI-ERI
MOURA : Musica de camara, com o Grupo SONANTIS, lancado em 2006 com
apoio do COMPOMUS : Laboratorio de Composicao Musical e o Programa de
Pos-Graduacao da Universidade Federal da Paraiba, Fundacao Esmeralda
Campelo (FUNESC) e patrocinio do Governo da Paraiba e do Fundo de
Incentivo a Cultura "Augusto dos Anjos".
ELI-ERI MOURA
Nascido em 30 de marco de 1963, em Campina Grande - PB, Eli-Eri Moura e
compositor, teorico e regente. Presentemente, trabalha no Departamento
de Musica da Universidade Federal da Paraiba - UFPB, como professor dos
programas de Graduacao e Pos-Graduacao em Musica. Foi o idealizador do
Laboratorio de Composicao Musical - COMPOMUS, tendo sido seu primeiro
coordenador, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos (fev. 2003
a fev. 2007). Primeiro profissional na historia da UFPB a ser contratado
como professor de composicao, foi responsavel pela implantacao dessa
area em diversos niveis, incluindo os cursos de extensao em composicao
do COMPOMUS, em 2003, dos quais surgiu o atuante grupo Novos
Compositores da Paraiba. Desde 2003, Eli-Eri Moura e Coordenador da Area
de Disciplinas Teoricas - CDT do Departamento de Musica da UFPB.
Eli-Eri Moura dedica-se ao desenvolvimento de um processo composicional
por ele chamado musica desfragmental, aplicado em suas pecas de
concerto. Esse processo recria e sintetiza varios procedimentos da
musica contemporanea, e interage, de forma estrutural, com referencias
de manifestacoes musicais populares brasileiras, cujos elementos sao
explorados a partir de aspectos microdimensionais (processos de
desfragmentacao). Concomitantemente, o compositor tambem trabalha com
uma linguagem que recorre a um lexico musical mais convencional e
acessivel, adotada em algumas de suas obras corais e em sua musica
incidental.
http://www.compomus.mus.br/membros.php?sobre=elieri&titulo=Eli-Eri+Moura
As cinco pecas deste album exemplificam o que o compositor chama de
"musica contextualizada". O termo se refere a uma abordagem
composicional baseada em dois ideais, o primeiro deles sendo a
implementacao de uma contextualizacao geografica, favorecendo uma visao
do mundo culturalmente diversa e multipla, em oposicao a uma visao
estreita, plana e globalizada; o segundo, a promocao da interacao com
elementos de culturas locais, estes integrando a estrutura da composicao
em diversos niveis hierarquicos do processo criativo.
Obras apresentadas:
* Circumversus
Felicia Coelho (flauta), Amandy Bandeira (clarinete), Vladimir Rufino
(violino) e Kayami Satomi Farias (violoncelo).
* Maracatum
Trio de percussao: Germanna Franca, Francisco Xavier de Sousa Neto
(Chiquinho Mino) e Glauco Andreza
* Nouer I
Roberto Carlos Di Leo (oboe) e Jose Henrique Martins (piano)
* Isophonie
Felipe Avelar de Aquino (violoncelo)
* Opanije Fractus
Quinteto de sopros: Gustavo Gines de Paco de Gea (flauta), Roberto
Carlos Di Leo (oboe), Carlos Rieiro (clarinete), Cisneiro Andrade
(trompa) e Costa Filho "Costinha" (fagote)
paisagem
programas realizados pela radio usp fm em colaboracao com o cdmc-unicamp
selecao musical, apresentacao, roteiro, edicao e montagem: jose augusto
mannis (compositor e professor da unicamp)
jamannis em unicamp.br
http://www.unicamp.br/cdmc/
(ao vivo)
http://www.usp.br/radiousp/
********************************************
********************************************
2. CURSO: Pos-Graduacao Lato Sensu em Cultura e Arte Barroca, UFOP
(03-28/Jul/2007 e 07/Jan-02/Fev/2008 - Ouro Preto, MG, BRASIL)
********************************************
De: conversocomunicacaop em gmail.com
IFAC recebe inscricoes para Pos-Graduacao Lato Sensu em Cultura e Arte
Barroca (UFOP)
Especializacao em Ouro Preto e unica no pais e reune os principais nomes
da area
Criado em 1985, o curso e o unico no genero realizado no Brasil. Os
professores sao alguns dos maiores especialistas em Barroco no pais. O
curso conta com uma grade de materias que abrange os mais variados
aspectos relacionados ao tema.
Sao aulas teoricas e praticas, realizadas nao so em igrejas, museus e
monumentos de Ouro Preto, mas tambem em viagens a cidades como
Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Santa Rita Durao, Catas Altas,
Mariana, entre outras.
Alem disso, as aulas tratam de questoes atuais ligadas ao patrimonio
historico.
Publico-alvo
Profissionais de nivel superior nas areas de Artes, Educacao,
Arquitetura, Historia, Restauracao, Musica ou outras afins,
pesquisadores, professores e demais interessados em refletir e atualizar
seus conhecimentos sobre Cultura e Arte Barroca.
Objetivos
* Oferecer qualificacao de carater informativo e reflexivo sobre a arte
e a cultura do periodo colonial
* Discutir aspectos centrais da Cultura e da Arte Barroca
* Capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos de educacao
patrimonial e para a atuacao no ensino e em programas ligados ao
patrimonio cultural
* Orientar o ensino e a pesquisa, dentro da tematica do curso, para um
trabalho de extensao
Programa
* Filosofia da Arte
* Poeticas do Barroco
* Sociedade Mineira Colonial
* Historia da Arquitetura
* Literatura no Brasil Colonial
* Musica no Brasil Colonial
* Talha e Pintura no Brasil Colonial
* Escultura Religiosa no Brasil Colonial
* Historia e utilizacao contemporanea das cidades coloniais
* Metodologia de pesquisa
Duracao
Modulo I
De 3 a 28 de julho de 2007
Modulo II
De 7 de janeiro a 2 de fevereiro de 2008
Carga Horaria
360 horas-aula
Investimento
R$2.800, 00 (Informacoes sobre parcelamento a partir de abril de 2007 no
site www.ufop.br )
Local de Realizacao
Instituto de Filosofia, Artes e Cultura - IFAC
Endereco
Rua Coronel Alves, no. 55, Centro
Ouro Preto, MG
Informacoes
Tel: (31) 3559-1732
e-mail : barroco em ifac.ufop.br
********************************************
********************************************
3. LANCAMENTO: Projeto Edicao de Manuscritos Musicais (30/Mar, 19:00hs -
Ouro Preto, MG, BRASIL)
********************************************
From: "Editora Pontes" <editora em editorapontes.com.br>
Reply-To: <editora em editorapontes.com.br>
Subject: Convite Natura - Edicao de manuscritos musicais
Date: Tue, 27 Mar 2007 10:01:07 -0300
NATURA APRESENTA O PROJETO EDICAO DE MANUSCRITOS MUSICAIS NO SETENARIO
DE NOSSA SENHORA DAS DORES, EM OURO PRETO
O projeto Edicao de Manuscritos Musicais, selecionado no Natura Musical,
sera lancado no encerramento do Setenario de Nossa Senhora das Dores
No dia 30 de marco (sexta-feira), a Natura apresenta, por meio do seu
programa de patrocinio cultural Natura Musical, o lancamento do projeto
Edicao de Manuscritos Musicais, as 19h, na Igreja Matriz de Nossa
Senhora do Pilar em Ouro Preto-MG.
O projeto sera apresentado no encerramento do Setenario, e vai contar
com a participacao do Coral Francisco Gomes da Rocha, de Ouro Preto; e
da Orquestra Santa Cecilia - Uni-BH de Sabara, sob a regencia do maestro
Marcio Miranda Pontes.
O conego Jose Feliciano da Costa Simoes e quem vai celebrar o oficio
presente na obra Edicao de Manuscritos Musicais, e para fechar, uma
procissao solene vai percorrer as ruas de Ouro Preto, com a participacao
da comunidade local e da Sociedade Musical Nossa Senhora do Rosario de
Ouro Preto.
O projeto Edicao de Manuscritos Musicais e um dos selecionados no 1o.
Edital Regional Minas Gerais do Natura Musical, que ja contemplou 58
projetos do Estado desde seu lancamento, em 2005.
EDICAO DE MANUSCRITOS MUSICAIS
O projeto Edicao de Manuscritos Musicais e o resultado da edicao de
cinco obras musicais sacras a partir de manuscritos de diversos acervos
mineiros. As obras editadas sao as seguintes: Missa no.1, de Lobo de
Mesquita; Te Deum, de Manoel Dias de Oliveira; Missa a 8 vozes,
Responsorios Funebres, e Antifona Doleo Super Te, de Joao de Deus Castro
Lobo. Ao todo sao 792 paginas editadas, e o material sera doado a
bibliotecas publicas e instituicoes de musica do estado de Minas.
SETENARIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES
A celebracao teve origem no seculo XVIII, na regiao das minas do Estado
de Minas Gerais, sendo uma das mais belas solenidades de quaresma de
todo o estado.
Sempre celebrado nas sete sextas-feiras que antecedem a Semana Santa, o
Setenario tem como tema as dores de Maria, mae de Jesus. Inspiradas em
passagens biblicas do Novo Testamento, as sete dores de Maria sao
representadas por sete punhais de prata cravados no coracao da Virgem
Imaculada.
natura musical
O Natura Musical e o programa cultural da Natura dedicado a musica
brasileira. Sua missao e ajudar a identificar e destacar acoes que
representem a qualidade e a diversidade da musica do Brasil. A musica
que se projeta para o mundo valorizando nossas raizes, nosso jeito de ser.
Lancado em marco de 2005, o Natura Musical esta sempre a procura de
projetos que nao se encerram em si, que abrem cabecas e caminhos, que
dialogam com todos os cantos do Brasil e que primam pela criatividade
que esta na essencia de todos brasileiros.
Realizado por meio de processos de selecao publica de projetos, o
programa valoriza criadores - consagrados ou ainda desconhecidos - das
mais diferentes tendencias e regioes do Pais.
Mais informacoes sobre o programa Natura Musical podem ser obtidos no
endereco: www.natura.net/patrocinio.
A NATURA
A Natura registrou em 2006 uma receita bruta da ordem de R$ 3,9 bilhoes,
o que representa um crescimento de 19,9% em relacao ao ano anterior. No
momento, conta com um quadro de mais de 5.000 colaboradores e 561 mil
consultoras no Brasil. Nas operacoes internacionais, a receita bruta
aumentou 44,3% e o numero de consultoras ultrapassou 56 mil. A empresa
opera, no sistema de venda direta, na Argentina, Peru, Chile, Mexico,
Venezuela e Franca, onde mantem ainda sua unica loja mundial e um centro
satelite de pesquisa e tecnologia. Na Bolivia, a marca esta presente por
intermedio de um distribuidor.
SERVICO
NATURA APRESENTA PROJETO EDICAO DE MANUSCRITOS MUSICAIS
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto / MG
Data: 30 de marco - sexta-feira
Horario: 19h
Patrocinio: Natura
Entrada Franca
Assessoria de Imprensa - Natura Musical
Marra Assessoria de Comunicacao
Tel/fax: (11) 3258-4780 - Aline Stivaletti Barbosa e Paulo Marra
E-mails: barbosa em paulomarra.com.br e marra em paulomarra.com.br
Site: http://www.paulomarra.com.br/
********************************************
********************************************
4. LANCAMENTO: Livro "Ensaios - Olhares Sobre a Musica Coral
Brasileira", Org. Eduardo Lakschevitz (Mar/2007 - Rio de Janeiro, RJ)
********************************************
De: roberta em oficinacoral.org.br
Titulo: Ensaios - Olhares sobre a Musica Coral Brasileira
Depoimentos de Elza Lakschevitz, Carlos Alberto Figueiredo, Nestor de
Hollanda Cavalcanti e Samuel Kerr.
Organizacao: Eduardo Lakschevitz
Editora: Oficina Coral
O livro pode ser adquirido no site www.oficinacoral.org.br
Resumo:
No mundo contemporaneo, alem da formacao tecnica e musical, outras
competencias comecam a assumir grande importancia na formacao do
regente. Lideranca, visao de futuro e otimizacao do tempo sao algumas
delas, bem como a capacidade de entender o contexto da comunidade onde
seu coro esta inserido.
No Brasil, tal contextualizacao foi gerando uma atividade coral de
caracteristicas muito particulares, num processo que se intensificou
dramaticamente nas ultimas duas decadas do seculo XX.
Neste livro, tres regentes e um compositor que participaram ativamente
desse processo contam parte de sua experiencia, em textos objetivos e de
facil leitura. Elza Lakschevitz, entrevistada por Agnes Schmeling, fala
de seu trabalho pioneiro com coros infantis, bem como do Projeto
Villa-Lobos, da FUNARTE. Nestor de Hollanda Cavalcanti descreve sua
convivencia com o sempre inovador Marcos Leite. Carlos Alberto
Figueiredo, comemorando 30 anos de carreira, comenta detalhes da
formacao e da funcao do regente. Por fim, Samuel Kerr escreve uma
instigante carta aos regentes do Brasil.
Trata-se de uma reflexao indicada nao somente para regentes corais, mas
para todos os educadores brasileiros.
Roberta Schneider
Oficina Coral
roberta em oficinacoral.org.br
21 2535-6579 e 21 8129-9065
********************************************
********************************************
5. MASTERCLASS: Violoncelo, Profa. Tania Lisboa (21-25/Mai - Salvador,
BA, BRASIL)
********************************************
De: disant em ufba.br
Durante o III Simposio de Cognicao e Artes Musicais, que ocorrera em
Salvador de 21 a 25 de maio de 2007 e cujas inscricoes para a categoria
de ouvintes ja se encontram abertas (www.simcam.ufba.br), a
violoncelista Tania Lisboa estara realizando masterclasses do seu
instrumento. Radicada em Londres, Tania Lisboa esta associada ao Royal
College of Music e desenvolve carreiras de recitalista e pesquisadora.
Durante a programacao artistica do evento, a violoncelista ira
apresentar-se juntamente com a pianista Cristina Capparelli (UFRGS).
********************************************
********************************************
6. NOTICIA: MEC pagara bolsa para que doutores fiquem no pais (22/Mar -
Brasilia, DF)
********************************************
Fonte: http://g1.globo.com/
MEC PAGARA BOLSA PARA QUE DOUTORES FIQUEM NO PAIS
[22/3/2007] O Brasil tera bolsas de estudos para pos-doutorandos que
permanecerem no pais sem estarem vinculados a uma instituicao de ensino
superior. A medida foi anunciada pelo ministro da Educacao, Fernando
Haddad, durante entrevista na manha desta quinta-feira (22) no programa
"Bom dia ministro", da Radiobras, um orgao federal.
A acao visa manter as pessoas com formacao de doutorado no Brasil e
evitar a "fuga de cerebros", quando os pesquisadores vao para outros
paises. Segundo o ministro, a bolsa deve ser paga enquanto o pesquisador
nao for empregado por uma instituicao de ensino superior. O ministro nao
declarou o valor do beneficio.
A medida, que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educacao (PDE),
apresentado na semana passada pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva
a educadores, deve ser aplicada pela Coordenacao de Aperfeicoamento de
Pessoal de Nivel Superior (Capes).
********************************************
********************************************
7. NOTICIA: Premio Assembleia de Arte e Cultura e promulgado
(09/Fev/2007 - Sao Paulo, SP)
********************************************
De: "Alessandro Azevedo" alesazevedo em uol.com.br
Sab, 24 de Mar de 2007 10:35 am
09/02/2007 Premio Assembleia de Arte e Cultura e promulgado
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Sao Paulo
promulgou a criacao do Premio Assembleia Legislativa de Arte e Cultura,
com premiacao em dinheiro para artistas e produtores culturais em torno
de R$ 2 milhoes (valores atualizados). A iniciativa e do deputado
estadual Vicente Candido e fora aprovada em plenario pelos deputados no
final de dezembro.
O Premio Assembleia Legislativa de Arte e Cultura esta dividido em tres
categorias: Reconhecimento, para pessoas, grupos, empresas ou
organizacoes sem fins lucrativos com uma obra consolidada, Merito, para
aqueles que estejam construindo uma obra de relevancia para a arte e a
cultura do pais; e Revelacao, para aqueles que estejam em inicio de
carreira mas que ja tenham demonstrado a criacao de uma obra consistente.
Os premios serao destinados a artistas e produtores culturais de onze
areas: artes plasticas, cinema, circo, cultura popular, danca,
literatura, musica, opera, radio, teatro, e video e televisao. Os
premiados de cada area receberao R$ 55 mil (Categoria Reconhecimento),
R$ 40 mil (Categoria Merito) e R$ 30 mil (Categoria Revelacao), valores
que deverao ser corrigidos anualmente.
"A grande maioria dos agentes culturais e artistas que criam esse rico e
necessario tecido chamado cultura, trabalha incansavelmente, dedicando
suas vidas a pesquisa artistica, muitas vezes sem alcancar o
reconhecimento devido. O Premio Assembleia Legislativa de Arte e Cultura
visa contribuir para o reconhecimento daqueles que dedicam suas vidas a
arte e a cultura e constroem uma obra merecedora nao so de aplausos, mas
de verdadeira atencao por parte do Poder Publico", afirma o deputado
Vicente Candido.
O projeto tem dotacao orcamentaria propria da Assembleia Legislativa e
sera implantado ja neste ano. O anuncio dos premiados deve sair ate o
final do primeiro semestre
Leia a integra da resolucao 848/06 do Premio Assembleia de Arte e Cultura .
********************************************
********************************************
8. RECITAL: Duo Aldo Barbieri e Achille Picchi. Obras de Osvaldo
Lacerda, Sergio O. V. Correa, Lina Pires de Campos, Eduardo Escalante
(24/Abr, 18:30hs - Auditorio da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, RJ)
********************************************
De: cidaclf em gmail.com
SERIE BRASILIANA 2007
Duo Aldo Barbieri e Achille Picchi
Terca-feira, 24 de abril de 2007
Hora: 18h30
Local: auditorio da Casa de Rui Barbosa
Entrada franca
Depois de uma ausencia de mais de vinte anos, o duo Aldo Barbieri,
flauta, e Achille Picchi, piano, volta ao Rio de Janeiro, desta vez
apresentando obras da escola de composicao de Camargo Guarnieri.
Interpretes consagrados da musica erudita brasileira, Aldo Barbieri e
Achille Picchi atuam juntos desde a decada de 80. Picchi e um pianista
de qualidades superlativas, como solista e camerista, alem de ser
compositor com diversos premios de composicao. Barbieri e um importante
interprete e divulgador da musica brasileira, flautista e regente, com
atuacao expressiva como camerista e musico de orquestra, tanto na Italia
quanto no Brasil. Tambem vem se dedicando a divulgacao do choro.
Ambos os interpretes foram influenciados diretamente por Guarnieri. O
pianista Achille Picchi foi aluno de composicao do mestre, e o flautista
Aldo Barbieri e o revisor oficial da obra para flauta do compositor.
Alem de instrumentistas, sao regentes e musicologos.
A Serie Brasiliana 2007 da Academia Brasileira de Musica, em seu
concerto de abertura, presta uma homenagem ao compositor Camargo
Guarnieri no centenario de seu nascimento. Um dos mais significativos
compositores brasileiros, Guarnieri tambem se dedicou ao ensino, com
expressivos resultados tambem nessa area. Por essa razao, o Duo
Barbieri-Achille apresenta obras nao so do proprio Guarnieri como tambem
de seus alunos de composicao - o que faz deste recital uma oportunidade
rara de se ouvir obras de varios compositores com unidade estilistica.
Este recital tambem presta uma homenagem ao compositor Osvaldo Lacerda,
aluno de Guarnieri, que completa 80 anos em 2007.
ALDO BARBIERI
Flautista, regente, musicologo e semioticista, iniciou seus estudos de
flauta com Joao Dias Carrasqueira, prosseguindo-os no Brasil com
Wladimir Lattuada e na Italia com Dante Milozzi. Tambem no Brasil
estudou regencia coral com Marcos Julio Sergl. Diplomou-se em Regencia
em 1987 pela UNICAMP, onde estudou com Henrique Gregori, Achille Picchi,
Niza de Castro Tank e Almeida Prado. Residiu na Italia entre 1991 e
1997, onde se diplomou em flauta pelo Conservatorio de Pesaro.
Desenvolve intensa atividade como solista e regente. Atuou sob a direcao
de Eleazar de Carvalho, Igor Sarmientos, Giovanni Momo, Ricardo
Tacuchian, Benito Juarez e Camargo Guarnieri, a frente de orquestras
como a Orquestra Sinfonica do Estado de Sao Paulo (OSESP), Orquestra
Sinfonica da USP (OSUSP), Orquestra de Concertos de Sao Paulo (OCSP),
Orquestra Sinfonica de Campinas (OSMC), Banda Sinfonica do Estado de Sao
Paulo (BSESP), New World Young Orchestra (Brasil), Orquestra Sinfonica
de Burgas (Bulgaria) e Orchestra Regionale della Puglia (Italia) e com
solistas como Ivan Mancinelli (marimba) e Dante Milozzi (flauta). Foi
flautista da OCSP, da BSESP, da Orquestra Jovem da LBV (Brasil) e da
Orchestra D. Alaleona (Italia); e flautista do Projeto Memoria da Opera
Brasileira.
E mestre em Comunicacao e Semiotica pela PUC-SP e membro da Rede
Interdisciplinar de Semiotica da Musica (RISM).
ACHILLE PICCHI
Pianista, compositor, estudioso da musica brasileira, nasceu na cidade
de Sao Paulo, onde estudou com Jose Antonio Bezzan, piano, Camargo
Guarnieri, composicao, e Henrique Gregori, regencia.
Com carreira extensa no Brasil e no Exterior, ate o momento tem treze
discos gravados. Mantem como grupo regular o Trio IMAGES, com Cecilia
Guida, violino, e Henrique Muller, viola, com o qual realiza concertos
no Brasil e no exterior regularmente. Picchi e tambem compositor com
obras estreadas, gravacoes e premios de composicao no Brasil e no
Exterior. Ganhou o primeiro premio no Io. Concurso Nacional Gilberto
Mendes de composicao.
Regente convidado de varias orquestras brasileiras, atuou na Sinfonica
Jovem de Campinas, na Orquestra Sinfonica do Teatro Nacional Claudio
Santoro, de Brasilia, na Sinfonica Jovem de Brasilia. Regente de opera,
foi regente do Teatro Municipal de Sao Paulo.
Achille Picchi tambem e pesquisador de musica brasileira, com destaque
para seus estudos e publicacoes sobre Carlos Gomes. Mestre e doutorando
pela USP, foi professor de Composicao, Teoria e Historia da Musica
Brasileira na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), disciplina
que criou naquela Universidade. Atualmente, e professor de Composicao e
Analise no Instituto de Artes da UNESP, Sao Paulo.
Programa
Osvaldo Lacerda (1927)
Poemeto, de 1974
Sergio O. V. Correa (1934)
Desolacao flauta solo, de 1973
Domenico Barbieri (1930-1994)
Improviso n. 3 flauta solo, de 1984
Achille Picchi (1952)
Baiaozinho, de 1984
Lina Pires de Campos (1918-2003)
Sonatina para flauta e piano, de 1975
Eduardo Escalante (1937)
Variacoes para flauta desacompanhada, de 1974
M. Camargo Guarnieri(1907-1993)
Ponteio 50, de 1959
Ponteio 30, de 1954
Ponteio 49, piano solo, de 1959
Improviso no. 3, flauta solo, de 1949
Sonatina para flauta e piano, de 1947
ROTEIRO
Academia Brasileira de Musica
Concerto de Abertura da Serie Brasiliana 2007
Duo Aldo Barbieri e Achille Picchi
Data: 24 de abril de 2007 ( terca-feira)
Hora: 18h30; duracao do concerto: 55m
Local: Auditorio da Casa de Rui Barbosa. Rua Sao Clemente, 134.
Botafogo. Tel para informacoes: 2221.0277 ( Academia Brasileira de Musica)
Entrada franca
Acesso para deficientes
Lotacao 200 lugares
Assessoria de Imprensa - Cida Fernandes l 21. 25273432 - 86243980
********************************************
********************************************
9. AUDICOES: FLAUTA, VIOLINO e VIOLONCELO. Sond'Ar-te Electric Ensemble
(LIMITE: 15/Abr - Lisboa, PORTUGAL)
********************************************
De: misomusic em misomusic.com
Audicoes para o Sond'Ar-te Electric Ensemble
seleccao de instrumentistas de flauta, violino e violoncelo
data limite para recepcao das candidaturas: 15 de Abril 2007
O Sond'Ar-te Electric Ensemble tera uma constituicao fixa de seis
interpretes mais maestro - flauta, clarinete, piano, violino, violoncelo
e electronica - aos quais serao acrescentados reforcos esporadicos em
funcao das circunstancias. O seu trabalho desenvolver-se-a numa
perspectiva de maxima continuidade, sendo dirigido pelo maestro Pedro
Amaral, que procurara imprimir-lhe uma sonoridade propria e uma
metodologia de trabalho que lhe permita atingir a homogeneidade tecnica
fundamental aos objectivos de excelencia que o projecto se propoe alcancar.
O Sond'Ar-te Electric Ensemble dara especial atencao ao repertorio
portugues com particular interesse pelo chamado repertorio misto, que
conjuga a escrita instrumental com os meios electroacusticos.
A iniciar a sua actividade, o Sond'Ar-te Electric Ensemble pretende
apresentar anualmente 6 a 8 programas distintos, perfazendo 8 a 12
apresentacoes em cada uma das temporadas 2007/2008 e 2008/2009,
incluindo concertos em Portugal e no estrangeiro. Fomentara um novo
repertorio misto (com uma politica de encomendas ja iniciada) e
desenvolvera tambem um trabalho regular em termos pedagogicos.
Para corresponder a estes objectivos o Sond'Ar-te Electric Ensemble
desenvolvera um trabalho regular mensal (aproximadamente uma semana por
mes). A calendarizacao do trabalho sera estabelecida com 3 a 6 meses de
antecedencia. A integracao no Sond'Ar-te Electric Ensemble pressupoe a
necessaria disponibilidade para corresponder a este calendario.
A sua estreia esta agendada para o dia 11 de Setembro de 2007 no
concerto de abertura do festival Musica Viva 2007.
Ensaios e concertos agendados para os primeiros meses de actividade do
Sond'Ar-te Electric Ensemble (todos os ensaios terao lugar no auditorio
do Instituto Franco-Portugues, em Lisboa, em horario a definir):
16 a 20 ou 23 a 28 de Julho de 2007 - ensaios
3 a 6 de Setembro, 10 e 11 de Setembro - ensaios
11 de Setembro - IFP, Lisboa - concerto inaugural
18 de Setembro - Casa da Musica, Porto - concerto
13 a 16 de Novembro - ensaios
16 de Novembro - local a confirmar - concerto
12 a 14 de Dezembro, 18 e 19 de Dezembro - ensaios
20 de Dezembro - IFP, Lisboa - concerto integrado na Tribuna
Internacional de Musica Electroacustica, que sera gravado pela RDP e
transmitido mundialmente no ambito da UER.
Com vista a seleccao de instrumentistas de flauta, violino e violoncelo
para o Sond'Ar-te Electric Ensemble, terao lugar nos dias 2 e 3 de Maio,
em Lisboa, audicoes para a escolha destes 3 instrumentistas. O programa
a apresentar devera ser constituido pelas seguintes pecas:
Flauta:
J. S. Bach: Partita para flauta solo - 2 andamentos a escolha
L. Berio: Sequenza I - ver excerto (Universal Edition)
P. Boulez: Marteau sans Maitre - ver excerto, para flauta em sol
(Universal Edition)
F. Donatoni: Nidi - um dos Nidi a escolha (Ricordi)
Violino:
J. S. Bach: Partita no.2 - 2 andamentos a escolha
L. Berio: Sequenza VIII - excerto a escolha (Universal Edition)
P. Boulez: Anthemes I - excerto a escolha (Universal Edition)
E. Nunes: Einspielung I - excerto a escolha (Editions Jobert)
Violoncelo:
J. S. Bach: Segunda Suite - 2 andamentos a escolha
L. Berio: Les mots sont alles... (Universal Edition)
B.A. Zimmermann: Sonata - excerto a escolha (Schott)
E. Nunes: Einspielung II - excerto a escolha (Editions Jobert)
Os interessados deverao contactar por carta ou por email a Miso Music
Portugal ate a data limite de 15 de Abril, disponibilizando as seguintes
informacoes:
nome, morada, telefone e telemovel, instrumento a que se candidatam,
entidade patronal (no caso de exercerem um trabalho fixo), curriculo,
idade, nacionalidade.
As audicoes terao lugar nos dias 2 ou 3 de Maio de 2007. Oportunamente a
Miso Music Portugal informara cada candidato da respectiva data e hora
para a audicao.
Como parte integrante do processo de seleccao e de forma complementar a
audicao, tera lugar uma entrevista com os candidatos que demonstrarem
ter as aptidoes necessarias para integrar o Sond'Ar-te Electric Ensemble.
MISO MUSIC PORTUGAL * CENTRO DE CRIACAO E PRODUCAO MUSICAL
Estrutura financiada pelo Ministerio da Cultura / Instituto das Artes *
http://www.misomusic.com * misomusic em misomusic.com
Rua do Douro 92 - Rebelva * 2775-318 * PAREDE * PORTUGAL * Tel:+
351-21.4575068 * Fax: + 351-21.4587256
********************************************
********************************************
10. CALL FOR COMPOSITIONS: 2008 Beijing International Congress on Women
in Music (DEADLINE: 30/Jun/2007 - Beijing, CHINA)
********************************************
From: Anne Kilstofte <kilst001 em TC.UMN.EDU>
Date: March 26, 2007 4:32:49 PM GMT-04:00
Subject: [IAWMLIST em UNT..EDU] BULK: revised call for scores for Beijing
Congress 2008
Reply-To: Anne C Kilstofte <kilst001 em TC.UMN.EDU>
2008 Beijing International Congress on Women in Music
Revised Announcement and Call for Compositions
The International Alliance for Women in Music (IAWM) and the China
Conservatory of Music (CCM) are pleased to announce the "2008 Beijing
International Congress on Women in Music" to be held April 18-22, 2008,
on the CCM Campus in Beijing. The five-day congress will feature
established women composers as well as students, musicologists,
educators, performers and conductors who will contribute their
creativity in concerts, workshops, and panel discussions. Participants
will be proud to share the rich music traditions by women from their own
nations and be stimulated by colorful traditional and innovative
contemporary music from many countries, especially Asian. All music
lovers, composers, performers, conductors, musicologists, arts
organizers, educators, publishers, students, etc., both female and male,
are invited to register for the Congress and the public is invited to
attend all the concerts and events. Any person may submit a composition
but must become a member if their score is selected.
Eligibility to Submit Compositions:
1. Composers who are IAWM members or CCM composers.
2. Chinese women composers from the Mainland or Overseas are especially
invited to participate in the Congress and submit scores.
3. Composers may join IAWM at the time of submission. To join IAWM
please contact the IAWM Membership Chair, Erin Trummer, at
etrummer2 em unlnotes.unl.edu or refer to the IAWM Web site:
http://www.iawm.org
4. Composers are encouraged to submit two to three compositions but only
one per category.
5. Following the Congress all scores will be saved into the CCM library
whether the scores were selected or not. No scores will be returned.
Instrumentation:
1. Orchestral pieces: up to 3 3 3 3 /4 3 3 1/ 4 percussion (including
timpani) / 16 14 12 10 6/harp, piano. No voices. 5'- 12'
2. String orchestra pieces: may include solo instrument 5'- 12'
3. Chamber music pieces that require no more than 10 instruments. A
string quartet and a woodwind quintet are acceptable. 5'- 8'
4. Chinese traditional orchestral pieces: Full instrumentation 5'- 12'
5. Chinese chamber music pieces that require no more than 7 instruments.
or Chinese and Western mixed instrumentation is acceptable, but no more
than 7 instruments. 5'- 8'
6. World music pieces that require no more than 2 instruments. For
example: Sitar and India drum. 5'- 8'
7. Computer music or multimedia submissions are acceptable.. The
composers must bring the equipment themselves or play back the CD, VCD
and DVD. 5'- 8'
8. Art songs and Opera arias and pieces for voice with Orchestra
accompaniment: up to 3 3 3 3 / 4 3 3 1 / timp / 3 perc/ 16 14 12 10 6 /
harp / piano A small opera prelude or scene is acceptable. 5'- 10'
Performing ensembles:
The large performing ensembles will be announced soon. We request
professional level instrumentalists and vocalists to volunteer to
perform. Please contact Li Yiding: lyding em vip.sina.com
DEADLINE: Scores must be RECEIVED in Beijing by JUNE 30, 2007. Materials
may be sent by electronic mail, or postal airmail. Please note that
postal surface mail may take 8-10 weeks. First class post is
recommended, not overnight, which may be delayed. Composers who Email
their scores may attach Finale or Sibelius files. A PDF attachment
should include MP3 so it can be listened to as well as read. Please
make sure that you do not allow font substitution for your PDF files in
your attributes menu.
SUBMIT: Two to three scores, program information (including title, year
of composition, duration), a 100-word resume (include contact
information and date of birth), 50-word program notes, photo and a CD (A
computer-generated CD or tape is acceptable). Only if the piece is
chosen, please send the parts.
Please send to:
Miss Li Ying
The Office of Composition Department
China Conservatory of Music
No. 1, Anxiang Road, Chaoyang District
Beijing 100101
CHINA
Tel: (86-10) 64887431(o)
Fax: (86-10) 64887431(o)
Email: wwwzqx123 em sohu.com
If you have any questions, please contact Li Yiding, the host of the
2008 Beijing Congress.
Tel: (86-10) 62012282
Fax: (86-10) 62012282
Email: lyding em vip.sina.com
********************************************
********************************************
11. CALL FOR PAPERS: Brevard Conference on Music Entrepreneurship
(DEADLINE: 01/Mai - Brevard, NC, EUA)
********************************************
Call For Papers
Brevard Conference on Music Entrepreneurship (July 27-29, 2007) Brevard,
North Carolina
Panel: "Disciplining Entrepreneurship in Music Higher Education"
America's music schools are adopting entrepreneurship education at a
steady rate. However, the lack of an accepted definition or conception
of "entrepreneurship" has spawned a diverse range of curricular
structuring. Concurrently, a lack of scholarship concerning these
efforts has buttressed perceptions of "entrepreneurship education in
music" as "business education for music students."
With new and progressive literature on entrepreneurship emerging from
the economic, cognitive and social sciences, many Music Entrepreneurship
programs (and students) have yet to reap the rewards of this
scholarship. As this field emerges, developing a solid intellectual
foundation is critical to the success and sustainability of these efforts.
The Brevard Conference on Music Entrepreneurship invites papers that
address Entrepreneurship education in American music training. We are
particularly interested in papers that explore:
1) Theoretical or philosophical structuring
2) Curricular and program design
3) New approaches to pedagogy
4) Interdisciplinary connections
5) Conceptualizations of "Entrepreneurship" in the context of Music training
6) Continuities and discontinuities of entrepreneurship education in
business and arts curricula
Please send a 250 word abstract by email to archlute at mail.utexas.edu.
Deadline for abstracts is May 1, 2007. Papers will be limited to 10
minutes (approximately) 8 pages, double spaced. Inquiries concerning
submissions are encouraged.
********************************************
********************************************
12. CONCIERTO: 7/4 Musica Contemporanea Argentina (07/Abr, 20:30hs -
Buenos Aires, ARGENTINA)
********************************************
De: aiejuarez em yahoo.com.ar
7/4 MUSICA CONTEMPORANEA ARGENTINA
ENLACES
Musica Argentina del siglo XXI
PILLAN - Obra electroacustica
Pablo Freiberg
ARIA - Violin solo
Marcelo Delgado
MARIA DELIA RABAL - Violin y Piano
Alejandro Juarez
AUSBRUCH - Obra electroacustica
Carlos Graetzer
SONATA PARA CELLO
I- Preludio
II- Sarabande et double
Gerardo Gandini
SIETE VECES SIETE - Guitarra y electroacustica
Fernando Maglia
SEPTETO - Ensamble instrumental
Pablo Tarrats
Fondo Nacional de las Artes
Sabado 7 de Abril - 20:30 hs.
Rufino de Elizalde 2831
Ciudad de Buenos Aires
********************************************
********************************************
13. CONCIERTO: CIMA, Colectivo de Interpretes de Musica Actual (02/Abr,
20:00hs - Santiago, CHILE)
********************************************
De: fundamus em vtr.net
PRIMER CONCIERTO CIMA
Temporada de Conciertos 2007
Programa No. 1 - Lunes 2 de abril
M. Bertola - A. Guarello - M. Lavista - G. Galvez
Oradores: Gabriel Galvez - Alejandro Guarello
CIMA (Colectivo de Interpretes de Musica Actual)
Karina Fischer: flauta
Guillermo Lavado: flauta
Cecilia Carrere: violin
Isidro Rodriguez: violin
Luis Alberto Latorre: piano
Sala del Goethe-Institut Santiago.
Esmeralda 650 (MetroBellas Artes) 20.00 horas
Entrada Liberada
********************************************
********************************************
14. CONFERENCE: "Les Pedagogies de la Musique au XXIeme Siecle"
(12-14/Abr - Lyon, FRANCA)
********************************************
De: saghour em grame.fr
LES PEDAGOGIES DE LA MUSIQUE AU XXIEME SIECLE
Universite Lumiere Lyon II - 12, 13, 14 avril 07
Les Journees d'Informatique Musicale reunissent chaque annee pendant
plusieurs jours, des chercheurs en informatique musicale, des
scientifiques et differents acteurs de la vie musicale utilisant
l'informatique comme moyen d'expression, comme aide a la composition ou
comme outil pedagogique.
Elles sont organisees a Lyon, conjointement par GRAME - Centre national
de creation musicale, l'Universite Lumiere - Lyon II - Departement de
musicologie et le Conservatoire National Superieur de Musique et de
Danse de Lyon.
Inscription et programme sur
http://www.grame.fr/jim07
********************************************
********************************************
15. CONVOCATORIA: Beca Hangar - Fundacio Phonos de Produccio per a
projectes artistics en el camp de la interaccio i la installacio sonora
(01/Jun - Barcelona, ESPANHA)
********************************************
From: activitats em iua.upf.edu
Date: March 28, 2007 5:56:08 AM GMT-04:00
Subject: IUA-UPF: Becas Hangar-Phonos
Noticias
Titulo: Becas Hangar-Phonos
Mas informacion:
http://www.iua.upf.es/activitats/m/id/cas/1244/6869/05988085f6350285651b644db512f0f7
Titulo:Becas Hangar-Phonos
Sumando las capacidades de produccion de Hangar en el campo audiovisual
e interactivo y las de la Fundacion Phonos en el de la experimentacion
sonora, ambas fundaciones establecen una colaboracion para la
convocatoria de una beca de produccion en formatos interactivos y
sonoros (robotica, software, instalaciones interactivas, instalaciones
sonoras, etc). La beca ofrece 6.000 E en efectivo y el acceso a los
equipamientos de que disponen Hangar y Phonos. El plazo finaliza el
viernes 1 de junio a las 14 h.
IUA - http://www.iua.upf.es/
DTIC - http://www.upf.edu/dtecn/
Phonos - http://www.iua.upf.es/phonos
********************************************
********************************************
16. INVITATION: Research Consultant, Contemporary Music Centre Ireland
(DEADLINE: 10/Abr - Dublin, IRLANDA)
********************************************
De: kate.declerck em iamic.net
Invitation to Tender: Recording Label Study
The Contemporary Music Centre, Ireland wishes to appoint a research
consultant to report on the feasibility of setting up an Irish recording
label and/or download platform to draw together a range of
specialist/non-commercial musics (contemporary, early Irish classical,
jazz, electronic etc) on one identifiable label and/or download
platform, to provide recommendations for the strategic development of
such a label, and to examine effective ways in which existing recordings
of Irish music can be best distributed.
The deadline for applications is Tuesday, 10 April 2007.
Further information
Contact: Jonathan Grimes, General Manager, CMC
Tel: 01 673 1922
Email: info em cmc.ie
Web: http://www.cmc.ie
The Contemporary Music Centre
Nurturing the composition and performance of new Irish music.
Jonathan Grimes, General Manager
The Contemporary Music Centre
19 Fishamble Street, Temple Bar
Dublin 8, Ireland
mailto:jgrimes em cmc.ie - http://www.cmc.ie
tel: +353-1-673 1922 fax: +353-1-648 9100
Skype: jonathangrimes
********************************************
********************************************
17. PhD SCOLARSHIPS: University College Cork (DEADLINE: 23/Abr - Cork,
IRLANDA)
********************************************
De: palombini em terra.com.br
The College of Arts, Celtic Studies and Social Sciences, University
College Cork, Ireland, invites applications for PhD Scholarships in
several areas,including:
- Early Modern Music 1500-1700 (for study with Dr Paul Everett and/or Dr
Melanie Marshall)
- Gender, Sexuality and Eroticism in Music (for study with Dr
Christopher Morris and/or Dr Melanie Marshall)
The Scholarships will be tenable at University College Cork from 1
October 2007 for a maximum of 3 years, and will cover fees and a small
stipend of EUR1,500.
Closing date for applications: Monday, 23th April, 2007.
For further details and an application form, please visit
http://www.ucc.ie/en/CollegesandDepartments/ArtsCelticStudiesandSocialSciences/StudyingArtsatUCC/PostgraduateProgrammesFundingInformation/
********************************************
********************************************
18. POST-DOC: "Ethnographie de l'interpretation d'une oeuvre musicale
utilisant l'electronique", IRCAM (Mar/2007 - Paris, FRANCA)
********************************************
De : Nicolas Donin [mailto:Nicolas.Donin em ircam.fr]
Envoye : 27 mars 2007 14:25
Objet : Offre de post-doc CNRS (Sciences humaines & sociales) a l'Ircam
OFFRE DE POST-DOC CNRS (SCIENCES HUMAINES & SOCIALES) A L'IRCAM
Nous avons le plaisir de vous annoncer l'ouverture a candidatures d'un
post-doc CNRS dans notre equipe.
Ce post-doc est intitule "Ethnographie de l'interpretation d'une oeuvre
musicale utilisant l'electronique" et s'inscrit dans un de nos projets
collectifs en cours, a l'intersection entre analyse de la composition et
analyse d'interpretation (voir detail a la fin de ce mail).
Musicologue, ethnomusicologue, sociologue, anthropologue, psychologue
sont des profils potentiellement adaptes.
L'annonce est affichee sur le site du CNRS, avec un formulaire de
candidature :
- http://www.cnrs.fr/
- puis 'Post-docs 2007'
- puis 'Consulter les offres' - 'Sciences humaines et sociales'
- puis 'S.H.S./16 - Departement SHS - Ethnographie de l'interpretation
d\'une oeuvre musicale utilisant l\'electronique'
[ Lien direct vers cette derniere page :
https://www2.cnrs.fr/DRH/post-docs07/?pid=1&action=view&id=555 ]
Pour connaitre les themes de recherche et les activites de l'equipe
Analyse des pratiques musicales, consultez www.ircam.fr/apm.html
Nicolas Donin, Samuel Goldzsmidt, Jacques Theureau
Ircam-CNRS, Equipe Analyse des pratiques musicales
[ Nos adresses : prenom (point) nom (at) ircam (point) fr ]
PROJET DE RECHERCHE
Le post-doctorat consiste en une etude de la facon dont un collectif de
musiciens - instrumentistes, compositeur, assistants informatiques... -
contribue a l'elaboration d'une oeuvre musicale contemporaine utilisant
l'electronique. L'etude, qui s'inscrit dans l'axe de recherche
'Musicologies de l'interpretation' de l'equipe Analyse des pratiques
musicales (UMR STMS, Ircam-CNRS), sera particulierement centree sur la
contribution des interpretes au processus compositionnel et au
parametrage de la technologie, et sur leur appropriation de l'oeuvre,
une fois achevee, en vue de sa creation en concert.
Si l'analyse d'interpretation est en plein essor a l'echelle
internationale, elle manque d'etudes empiriques documentant correctement
l'amont de la " performance ", a savoir le travail instrumental
quotidien, et plus particulierement la preparation par les interpretes
(ou les improvisateurs) du moment de l'executioN publique. Il s'agira
d'etudier cette preparation jusqu'a son aboutissement dans le(s)
concert(s), en se focalisant sur un cas privilegie, specifique de la
musique contemporaine, ou les musiciens sont contraints a une certaine
forme de reflexivite par le milieu technologique de leur execution : a
savoir l'interpretation d'une oeuvre utilisant un dispositif
electronique interagissant en temps reel avec les sons joues.
Plus precisement, le terrain consistera en la production, dans les
studios de l'Ircam puis sur les lieux du concert, de septembre 2007 a
mars 2008, d'une oeuvre pour " quatuor augmente ", c'est-a-dire un
quatuor dont chaque instrument integre un dispositif electronique de
captation du geste de l'interprete, ce qui permet de detecter
automatiquement les modes de jeux employes (pizz, tremolo, gettato,
ecrase, etc.), et donc d'en faire un traitement electroacoustique plus
precis qu'a l'accoutumee. La situation, peu habituelle pour les
instrumentistes, devrait susciter de nombreuses discussions entre eux et
de nombreuses questions en direction du compositeur et des assistants
musicaux, qui constitueront autant d'observables de la construction
collective de l'interpretation. De plus, si cette situation particuliere
implique pour les musiciens des modifications dans leurs habitudes de
jeu, une etude de la facon dont les interpretes s'adaptent a la
situation devrait permettre, au-dela de l'ethnographie de cette
situation particuliere, d'interroger en retour des situations
d'interpretation musicale plus traditionnelles.
Le travail de terrain aura ete prepare par une etude preliminaire,
realisee par l'equipe d'accueil au cours du premier semestre 2007,
portant sur la phase d'experimentation et de developpement du dispositif
technologique inedit permettant l'" augmentation " des instruments du
quatuor. Cette premiere phase sollicite moins intensivement les
interpretes que les informaticiens, mais elle joue un role important a
l'echelle du collectif pour determiner le projet qui sera effectivement
realise en studio puis en concert. L'etude realisee par le
post-doctorant devra donc prendre en compte, en particulier dans sa
periode initiale de definition, tout ou partie des donnees recueillies
et des analyses effectuees dans cette premiere phase.
Plus generalement, mener a bien cette etude supposera d'elaborer une
methode de recueil et d'analyse des donnees suffisamment stable et
suffisamment fine pour rendre compte des processus cognitifs des
musiciens consideres, de la dimension de construction collective de
l'interpretation, et de l'interaction avec les outils et technologies
utilises. L'analyse devra par consequent lier des problematiques en
musicologie et en sciences humaines, et pourra contribuer aux debats
theoriques actuels sur la necessite (ou non) de ce type d'hybridation
disciplinaire.
Par les themes qu'elle sera amenee a aborder, cette recherche prolongera
deux etudes realisees par l'equipe en 2005-2006 avec un chef d'orchestre
(preparation d'un concert) et avec une chanteuse (assimilation d'une
nouvelle oeuvre en vue de sa creation). Elle donnera lieu a la mise en
ligne de donnees et d'analyses et fera l'objet d'une ou plusieurs
seances du seminaire 'Comprendre le travail de l'interpretation'
organise par l'equipe. Elle donnera lieu egalement a des publications
scientifiques individuelles et collectives.
Ethnography of Performance Processes: A Study of a New Music Work
Production, using Live Electronics
Research Project
The aim of the study is to investigate the ways musicians-here
instrumentalists, composers, computer music designers,...-are involved
in the collaborative making of a new piece of contemporary music
requiring live electronics. The research is expected to focus on how
performers: 1/ contribute to the compositional & technological process,
2/ appropriate the score and the electronics once the piece achieved.
This study is a part of the research axis "Musicologies of Performance
Processes" in the research group 'Analysis of Musical Practices' at IRCAM.
Although Performance Studies are currently being developed on a
significant scale, ethnography-based empirical studies are still
scarse. The steps preceding the performance has been rarely analysed
while they appear to be a key to understand the performance itself.
Everyday practice with one's instrument, preparatory work, both
individual and collective, on the score to be performed, techniques of
rehearsals: all these different steps preceding the concert are meant to
be put into perspective regarding the specific case of contemporary
music. At last, working with live electronics is a very special
situation where musicians have to take into account the real- time
feedback, and to understand whether and how their playing controls the
nature of the audio effect.
To put it more concretely, the ethnographic field is the production of a
work for string quartet and electronics at IRCAM (and in the place(s)
where concert rehearsals will happen), from September, 2007 to March,
2008. "Augmented quartet" is defined as a quartet in which each
instrument contains motion capture devices, so that a detection of
various playing techniques is made possible (pizz, tremolo, gettato,
etc.), and therefore a particularly accurate real-time audio treatment
of them is made possible. The unusual performance situation is meant to
provoke several verbal data documenting the collective construction of
the performance: discussions within the quartet, exchanges with the
computer music designer, questions to the composer,... Moreover,
assuming that this specific context implies some alteration in the way
performers perform, then a study of the
performer's adaptation to the situation might produce some knowledge not
only of the particular situation considered, but of traditional
performance situations as well.
The field work is prepared by a preliminary study realised by the
research group 'Analysis of Musical Practices' during the first half of
2007, focusing on the design and experiment stage of the innovating
technical device used to "augment" the instruments of the quartet.
During this first stage, computer designers are more deeply involved in
the project than the performers. This stage plays nevertheless an
important role in the collective determination of the project to be
realised later in studio and in concert. The post-doctoral student will
have to take in account, at least in part, the data collected and the
analyses realised during this first stage, in order to precise both
his/her research object and observation method.
More generally, the realisation of this research will necessitate the
making of a data collecting and analysis method enough consistent and
fine grained to document the cognitive processes of the musicians, the
collective dimension of the performance, and the interaction with the
technical devices in use. Therefore, the analysis will have to link
together musicology and social sciences, and give a contribution to the
current debates about the necessity (or not) to develop such a
transdisciplinary research.
The themes considered in this research will echo two studies by our
research group, carried out in 2005-06: one about the preparatory work
to a concert by a conductor, the other about the appropriation of a not
yet completed score by a soloist singer. Parts of collected
data will be put on a public website, as well as some analyses of them.
The research will regularly be discussed in course of the seminar on
performance studies organised by our research group. Individual and
collective publications will be encouraged.
PROFIL RECHERCHE :
Doctorat sur la musique en anthropologie, sociologie ou psychologie ;ou
bien doctorat en musicologie avec une forte composante en sciences humaines.
Capacite a mener une recherche empirique en collaboration avec des
musiciens et avec des chercheurs d'autres disciplines.
Si possible : usage de logiciels musicaux et familiarite avec les
outils de publication multimedia pour la diffusion des donnees
ethnographiques et musicales.
PhD in anthropology, sociology, psychology, ergonomics with a strong
background in music; or, inversely: PhD in musicology, with a strong
background in social science.
Ability to carry out an empirical study in collaboration with performers
and researchers from other disciplinary fields, in a French-speaking
context.
If possible: ability to use music softwares and multimedia authoring
tools in order to publish ethnographical and musical data and analyses.
********************************************
********************************************
19. WORKSHOP: "Building Interactive Projects with Max/MSP/Jitter and
Sensors" (14-26/Mai, Owego, NY, EUA)
********************************************
De: aizarra em usb.ve
MAX/MSP/JITTER AND EXPERIMENTAL TELEVISION CENTER SUMMER COURSES
The Institute for Electronic Arts at the School of Art and Design at
Alfred University is pleased to announce two upcoming summer courses in
electronic media production:
Building Interactive Projects with Max/MSP/Jitter and Sensors, May
14-26, 2007
The Experimental Television Center International Summer Workshop, May
30-June 10, 2007
Building Interactive Projects with Max/MSP/Jitter and Sensors This
two-week intensive course will cover basic and advanced techniques in
creating interactive multimedia projects with Max/MSP/ Jitter as well as
building and implementing sensors and other real world interfaces. Each
participant will receive a sensor building toolkit including a MAKE
controller (analog/digital interface), a wiring and soldering kit, a
beginners guide to electronics, a large selection of sensors, and other
electronics. Some of the topics that will be covered are: real-time
video effects processing, wiring, using sensors, color and motion
tracking, pitch tracking, audio and data visualization, building
personalized performance instruments, building stand-alone software
applications, networking computers, experimental 2D and 3D animation,
building interactive multi-channel video installations, interactive
performance, and working with USB/MIDI controllers. For more
information, please visit http://www.maxmspjitter.com
The Experimental Television Center International Summer Workshop This
immersive and collaborative twelve-day video and sound art workshop will
take place at the legendary Experimental Television Center in Owego, New
York. The unique image processing system at the ETC facilitates
interactive relationships between older historically important analog
instruments and new digital technologies including: custom-built
equipment by David Jones, Dan Sandin, Nam June Paik, and others; new and
vintage analog audio/ video processors and synthesizers; Max/MSP and
Jitter; multiple computers; keyers, switchers, colorizers, and other
hardware; numerous studio cameras; and dozens of other tools, all of
which are connected through an intelligent open-ended patch system. A
primary goal of ETCISW is the exploration of video as a contemporary
electronic arts medium and the promotion of collaborative art practices.
For more information, please visit http://www.etcisw.com
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20070330/83afb3a3/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L