[ANPPOM-L] espacialização

carlos palombini palombini em terra.com.br
Ter Nov 13 03:03:05 BRST 2007

Trvor Wishart tem um capítulo, o décimo, chamado "Spatial Motion", no
livro _On Sonic Art_. Não conheço a primeira edição, mas na segunda este
capítulo corresponde às pp 191-235. O livro já tem dez anos de idade,
portanto, não é certamente a última palavra. A referência completa é:

Trevor Wishart. _On Sonic Art by Trevor Wishart: A New and Revised
Edition Edited by Simon Emmerson_. Amsterdam: Harwood, 1996.

Leonardo Aldrovandi tem uma tese, não sobre espacialização, mas sobre a
idéia de espaço na música, que ele decompõe em quatro categorias, uma
das quais corresponde àquilo que vc denomina "espacialização". A
referência completa é:

Leonardo Aldrovandi. "A idéia de espaço na comunicação sonora: a
composição musical recente". Tese de doutorado. PUC-SP: Comunicação e
Semiótica, 2004.

Lá vc deve achar uma bibliografia mais atualizada.

_Lien: Revue d'Ésthétique Musicale_ dedicou dois números, ao tema "o
espaço do som" há mais de uma década. Um dos números foi reeditado, numa
versão ampliada.

Se vc digitar "space" na página de busca do EARS,

<www.ears.dmu.ac.uk/search/search.php>,

vai achar bastante coisas, principalmente em francês.

--
carlos palombini (dr p)
professor adjunto de musicologia

"... a littérature de résistance vaut très exactement ce que vaut la littérature de collaboration." (Armand Robin, 19 de abril de 1946)