[ANPPOM-L] insinuação do Antunes

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sex Out 5 16:46:32 BRT 2007

Querido Damián:

Não tenho qualquer acusação a fazer. Só conto com a observação pessoal com respeito à ingenuidade acadêmica e científica de alguns de nossos pares. Essa ingenuidade, essa despolitização, que às vezes chega às raias da mediocridade, tem dado enorme prejuizo à prática e ao ensino das artes na Universidade brasileira.
Então, quando um acadêmico da área de artes toma assento em colegiado rodeado de cientistas, filósofos, sociólogos, muitas vezes faz intervenções risíveis. A saída, então, passa a ser aquela de se apregoar que nossa área tem especificidades que os da área de ciências não entendem.
Muitos defendem, inclusive, que o resultado da prova de habilitação em música tenha muito peso, reivindicando maior diminuição dos pesos, no vestibular, das provas de ciências, história e línguas. O emburrecimento e a alienação das novas gerações, com isso, vem sendo aumentados. Parece que não se deseja formar violinistas. O que se quer é formar tocadores de violino.
Parece que não se pretende mais formar compositores intelectuais de sólida formação em acústica, psicoacústica e eletroacústica. O que se pretende é formar arranjadores submissos ao mercado, ao bispo, ao papa e ao pastor.
O formando, observamos, não precisa saber falar bem, escrever bem, pensar bem, criticar bem, opinar bem. Essas coisas tem ficado ao encargo do pastor e da prática no culto. Na Universidade o importante é ele saber tocar o que está escrito no pentagrama, quietinho, caladinho, sob a batuta de espoliadores e autoridades.
Pretender que se implante um exame de aptidão numa Universidade é de um reacionarismo inaceitável.
Quem usa a palavra "aptidão" tem que ser realmente desconsiderado. Ao se defender um "exame de aptidão", com essa designação, não se está cometendo um equívoco de linguagem. O que está acontecendo é a defesa da idéia de que se acredita na existência de "talentos" e de "pendores inatos". E que na Universidade só deve entrar "quem tem talento".
Menos mal será defender, pelo menos por enquanto, a aplicação de "provas específicas". Essas provas não avaliam "talento". Essas provas não avaliam "aptidões". Essas provas não avaliam "pendores artísticos". Elas avaliam grau de conhecimentos teórico-musicais e domínio auditivo do sistema tonal. O que, aliás, também é lamentável. O que se deseja é o ingresso de bons solfejadores. A maioria dos avaliadores busca candidatos que saibam reconhecer e distinguir o modo maior do modo menor, o timbre do oboé do timbre do violino, o acorde de sétima da dominante do acorde de sétima da sensível. Mas os avaliadores não acham importante saber distinguir uma onda senoidal de uma onda dente-de-serra.
Abraço,
Jorge Antunes

PS. Yo Brasileiro.