[ANPPOM-L] Qual a música que queremos em nossas Universidades?

aguerra aguerra em uol.com.br
Sex Out 12 21:50:00 BRT 2007

caros colegas,

Quero iniciar com a última frase do Silvio:
> ao q proponho a questão de outro modo: "q idéia
> de música queremos fazer nascer com nossos
> cursos?"

Na minha opinião essa questão está praticamente fora de nosso controle.
Acho que simplesmente devemos continuar exercendo nossas opções
estéticas. Me vem à mente o exemplo de Walter Smetak
(depois que vi a bela exposição sobre seu trabalho, em Salvador) -
o que nasceu do contato na relação mestre-aluno desdobrou-se em um
leque com tantos caminhos quanto o número de influenciados.

Achei interessante uma reportagem na revista "continuum" (3, setembro de
2007) do itaú cultural com o título "As faces da Criação" Nela, a artista
plástica Carmela Gross (eca-usp)  afirma:
" o que se aprende na universidade é a pensar. Há a exposição de muitas
informações, o contato com professores de diversas áreas e a possibilidade
de fazer experiências com algumas técnicas..."

Acho que a resposta ao Silvio está por aí - proporcionar aos alunos a
diversidade necessária para que eles experimentem e amadureçam por si
mesmos. E é o exercício do pensar que nos dá a consciência ser ou não ser
etnocêntrico.

Infelizmente a reportagem peca justamente ao dar voz a um velho conhecido
nosso:

"... Já o músico e compositor paulistano Livio Tragtemberg apesar de ter
ministrado aulas na unicamp e pucsp, tem restrições quanto à
universitarização (sic) do fazer artístico.
-A arte torna-se instrumentalizada e acontece a reboque da formação do
acadêmico com títulos e bolsas, restando menos espaço para a imaginação- .
Autodidata, ele é autor de músicas para teatro, orquestra, dança, vídeo,
cinema, instalações. Para Tragtemberg, a educação do criador deve ser
sentimental, não instrumentalizada,
 -De nada servem criadores que se transformam em um bando de chatos que
frequentam seminários chatos de computação musical. Ou ainda, como diria
Oswald de Andrade, aqueles chato-boys, compositores-universitários,
pseudo-cientistas, qua fazem uma música estéril-".
<

Não sei se classifico essa declaração de ofensiva, antiética ou mesmo
de ressentida. Gostaria de saber a opinião dos colegas.
Enquanto isso, fico aqui imaginando uma universidade sem música,
sem artes, sem literatura... afinal, para que servimos todos nós, os chatos?

Enfim, a questão continua,
como sempre pregunto para meu amigo Sotuyo:
qual é a música, Pablo?

abraços
Anselmo Guerra

> [...]
> é uma visão ampla, esta sim ligada ao conceito de
> complexidade tal qual o encontramos nos livros
> sobre sistêmica. E não a de complexidade como
> sinônimo de "mais estruturado", "mais
> formalizado".
>
> creio q o q defendem alguns dos colegas debatendo
> na lista é justamente a necessidade urgente de
> diversidade de leituras o que põe em xeque se
> contraponto é ou não matéria fundamental da
> música na questão "q música estamos querendo
> trabalhar em nossas escolas?".
>
> ao q proponho a questão de outro modo: "q idéia
> de música queremos fazer nascer com nossos

Universidades?

<<mailto:antunes em unb.br>antunes em unb.br> wrote:

> [...]
+_u=silvio.ferraz&_l=1,1192218262.956287.3830.cadarga.hst.terra.com.br,
18109,Des15,Des15>Terra