[ANPPOM-L] Currículos

Hugo Leonardo Ribeiro hugolribeiro em yahoo.com.br
Seg Out 15 21:10:59 BRST 2007

Numa breve olhada, me chama atenção alguns fatos (por favor, professores das
instituições analisadas, me corrijam se eu estiver errado):

1) Existem dois semestres de uma disciplina chamada "evolução da música" no
curso da UnB, e três semestres de uma disciplina chamada "Harmonia
Superior". De onde será que vieram esses nomes? Como não relacioná-los à uma
atitude etnocêntrica?

2) Quase todos os cursos de composição parecem concordar que a formação de
um compositor inclui a capacidade de se expressar musicalmente através de um
instrumento. No entanto, nem todas as instituições dão a mesma ênfase à
questão. Na UFBA e na UnB, parece que, parece ser compositor, tem que tocar
piano. Ambas exigem dois anos de estudos formais em piano, sendo que a
primeira exige que, além de piano, o estudante tenha que cursar mais dois
anos de outro instrumento à escolha do candidato. Na Unicamp também são
quatro semestres de instrumento, mas pela internet não dá para saber se
existe alguma obrigatoriedade quanto ao instrumento a ser escolhido (será
que é piano?). Já a UFRGS surpreende, ao achar que um compositor não
precisa, necessariamente, ser um instrumentista. Essa é uma visão
interessante. Sem sarcasmo, por favor.

3) Percepção é outra disciplina obrigatória em todos os cursos, mas,
novamente, há divergências quanto à quantidade para cada curso. Na UnB são
dois semestres de percepção para qualquer que seja o curso. Na UFBA,
compositores estudam mais percepção do que os instrumentistas, que por sua
vez estudam mais percepção que os licenciandos. Na UNICAMP, o estudo de seis
semestres de rítmica e seis semestres de percepção é obrigatório para todos.
Já na UFRGS quatro semestres são suficientes para qualquer curso.

4) Por sua vez, parece haver uma certa concordância em relação à disciplina
História da Música, sendo quase sempre destinados três ou quatro semestres
para seu estudo, em qualquer que seja o curso, em qualquer das Universidades
citadas. Só me chamou a atenção que, na UNICAMP, a disciplina história da
música brasileira seja obrigatória para os cursos de composição e
instrumento, mas não para a licenciatura.

6) Canto Coral também parece ser quase uma uninimidade. Todavia, o curso de
música popular na UNICAMP não a exige, assim como qualquer graduação em
música na UFRGS. Aliás, será que a obrigatoriedade da disciplina Canto Coral
não seria um resquício do Canto Orfeônico? Agradeceria referências que
tratem do assunto.

7) Por fim, por enquanto, mas não menos importante, as chamadas disciplinas
teóricas. Na UnB são onze semestres para alunos de composição, oito
semestres para alunos de licenciatura, e sete semestres para alunos de
instrumento (na UnB, alunos de composição estudam mais contraponto que os
demais cursos). Na UFBA, são cinco anos de LEM para compositores e quatro
para os demais cursos ( diferença está na disciplina LEM V, que só é
obrigatória para composição e regência). Na UNICAMP, são oito semestres de
contraponto, fuga e harmonia(s) para compositores, sendo que alunos de
instrumento e licenciatura não são obrigados a estudar as disciplinas de
contraponto ou contraponto e fuga. Já o curso de música popular têm sua
própria disciplina de harmonia, diferente dos demais cursos (seria harmonia
funcional, enquanto que os demais estudam encadeamento de vozes?). Na UFRGS
são onze semestres para compositores contra dez semestres para licenciandos
(um contraponto a menos).

Peço novamente para me corrigirem se estiver errado em alguma conta. Mas, de
qualquer forma, fica sempre as perguntas:

1) porque o curso de composição e regência sempre exige mais disciplinas
teóricas que os demais? No caso mais extremo (UFRGS), um estudante do curso
de composição chega a cursar onze semestres de disciplinas relacionadas à
teoria musical ocidental, enquanto no outro extremo (UnB), um aluno de
instrumento só precisa estudar seis semestres.

2) A disciplina de percepção musical é mais extrema ainda, chegando a
somente dois semestres na UnB (espero que eu tenha contado errado), contra
dez semestres na UFBA. Mas a pergunta é, porquê, na UFBA, os licenciandos
estudam menos da metade de disciplinas de percepção do que os alunos de
composição?

3) Porque sempre separamos o estudo da História da Música da História da
Música Brasileira?

Por fim, a pergunta que não quer calar:

4) Porque a disciplina Etnomusicologia (ou seus codinomes "fundamentos da
música", "folclore" - ugh!) e parentes tais como sociologia e educação
musical, somente são obrigatórias para os cursos de licenciatura da UFBA e
da UFRGS?

Para quem leu até o fim, um abraço.

Hugo Leonardo Ribeiro