[ANPPOM-L] .: KUDURO - AfroHipHop de Periferia :.

eduardo luedy eluedy em yahoo.com
Qui Out 18 22:42:07 BRST 2007


Finalmente encontro músicos de formação acadêmica
discutindo manifestações musicais populares
contemporâneas!
A propósito, parabéns Carlos pela página soul force.
Não li tudo ainda, mas já adianto que o projeto é em
si muito interessante.
Gostei também de encontrar referência ao multifacetado
universo musical evangélico. Puxa, que boas novidades
por aqui!
Só não entendi a exortação aos adornianos...

Abraços,

Eduardo Luedy

--- carlos palombini <palombini em terra.com.br> wrote:

> 
> O Kuduro é mesmo muito legal: um som de hip-hop com
> dança de funk carioca.
> 
> O texto, bem menos. Sem dúvida inteligente, mas
> excessivamente 
> abrangente. Que história é esta de tonalistas versus
> modalistas? 
> Precisamos inventar mais uma guerra dos antigos
> contra os modernos?  
> Isto tudo me cheira muito ao reverso de certas
> retóricas do 
> ressentimento com as quais estamos familiarizados.
> 
> "Funk carioca e o Kwaito (da África do Sul) é a
> resposta africana 
> avassaladora influência da indústria cultural de
> massa capitalista, cujo 
> eixo como se sabe, localiza-se, desde o fim da
> segunda guerra mundial, 
> na América do Norte."
> 
> Não entendi nada ou é mais uma banalidade
> retumbante? E leiam isto:
> 
> "Alguns pesquisadores tentam explicar a estrutura da
> base rítmica, da 
> batida (beat) do Kuduro por meio de teorias
> moderninhas ou 
> simplificações que insistem em preconizar a
> importância, ao nosso ver, 
> exagerada, das tecnologias na criação e na evolução
> destas danças e 
> gêneros musicais. Os reis da parada seriam portanto
> os equipamentos 
> eletrônicos (como o já velho Sampler, por exemplo)."
> 
> "Apenas uma opinião, mas, é preciso cuidado porque
> assim, por extensão, 
> o papel do Mocinho poderia ser atribuído a sociedade
> neoliberal 
> globalizada, ao Capitalismo em suma, e ao estupendo
> grau de 
> desenvolvimento tecnológico que ele propicia."
> 
> Como se vê, as catarses dos antigos se parecem muito
> com as dos modernos.
> 
> Pena estragar um tema tão bom com esta espécie de
> literatura.
> 
> Algumas partes do texto chegam a ser obscenas:
> 
> "Ora, é evidente que, olhando detidamente os
> movimentos de dança deste 
> Funk Carioca, iremos encontrar a mesma filosofia
> coreográfica do Kuduro, 
> em nosso caso, representada por passos de umbanda e
> candomblé (ritmos 
> aliás, hoje banidos de algumas favelas cariocas,
> dominadas pela cultura 
> ditatorial-evangélica das milícias)."
> 
> Não sabia desta associação entre as milícias e os
> movimentos evangélicos 
> e suspeito que ela exista mais em função de seu
> esperado efeito 
> retórico. Afinal, há grupos neo-pentecostais no Rio
> de Janeiro que 
> utilizam o funk carioca em sua liturgia (e.g. na
> Pavuna). O funk 
> evangélico tem, inclusive  seus astros:  Adriano
> Gospel Funk,  Kelly 
> Krenty, MC Erick,  MC F Reis. O hip-hop evangélico
> também: DJ Alpiste 
> (que é muito bom).
> 
> Mas vou parar por aqui, antes que eu acabe
> irremediavelmente contaminado 
> por este estilo de prosa.
> 
> Tudo o que eu queria agora era um adorniano de
> verdade!
> 
> Durmam bem!
> 
> Carlos
> 
> 
> Luciano Carôso escreveu:
> > Caros:
> >
> > Texto inteligente e abrangente, acompanhado de
> discussão muito 
> > interessante e que pode ser acessada em [ 
> >
>
http://www.overmundo.com.br/overblog/kuduro-afrohiphop-de-periferia
> 
> >
>
<http://www.overmundo.com.br/overblog/kuduro-afrohiphop-de-periferia>
> ].
> >
> 
> -- 
> carlos palombini (dr p)
> professor adjunto de musicologia
> universidade federal de minas gerais
> <cpalombini em gmail.com>
> 
> "Cosa odiosissima è il parlar molto di se." (Giacomo
> Leopardi, Pensieri XL, 1845)
> 
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