[ANPPOM-L] (sem assunto)

Jorge Antunes antunes em unb.br
Dom Out 21 16:16:10 BRST 2007

Oi, Silvio.

Acho que você começou a entender o que eu chamo de "contraponto" e "contraponto florido".
Nunca usei a expressão "contraponto de fux".
Sempre que trabalhei ou ensinei Contraponto, minha base foi e é a escola francesa de Vincent D'Indy, mil passos à frente de Fux e todo calcado na genialidade de Bach. Isso em sua aplicação no sistema tonal. No contraponto atonal, a base é a teoria de Julien Falk
O alargamento do conceito de contraponto florido e da técnica contrapontística eu o maturo desde 1965 quando compus a obra eletrônica intitulada "Contrapunctus contra contrapunctus" (CD ABM Digital, 2002, faixa 5).
A última apostila de Contraponto que dou a meus alunos trás, no final, depois do Contraponto a Dois Coros, elementos básicos daquilo a que eu chamo "Contraponto com entidades sonoras macroscópicas". Ali estão incluídos excertos, entre outros, de obras de Ligeti, Penderecki, Xenakis e Luis de Pablo. Incluo também uma página de minha Castastrophe Ultra-Violette, em que uso o policontraponto de sistemas.
Xenakis, repito, dominava o contraponto como ninguém. Não dominava o contraponto tonal clássico. Mas dominava o Contraponto Atonal.
O último grande mestre que conheci, do Conservatório de Paris, que dominava o contraponto tonal clássico, e também o atonal, foi Michel Philippot. O espectralismo ultracomplexo de Phillipe Manoury é fruto dessa formação. Manoury foi discípulo de Phillipot, bem antes de debandar para a turminha do Ircam e se pendurar no Boulez (arqui-inimgo de Philippot).
Quanto a Xenakis, dê uma olhada na partitura de Eonta. De modo auto-didata e com a visão de artista-arquiteto ele tinha polifonias na cabeça. Ele foi meu orientador no pós-doutorado que fiz no Les Ateliers UPIC em 1993. O UPIC (Unité Polyagogique Informatique du CEMAMu) foi idealizado por ele justamente para facilitar a realização de projetos de grande complexidade vertical e horizontal.
Abraço,
Jorge Antunes