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Lilia de Oliveira Rosa liliarosa em iar.unicamp.br
Sex Set 21 08:41:43 BRT 2007


Prezado Andersen,

por ocasião de minhas pesquisas de mestrado (2001-2004)tomei conhecimento da
peça do compositor Ernst Widmer, Rumos (71-72), porém, não estive com a mesma 
em mãos, penso que seja para coro a capella, adultos, com participação de
público, baseada em experimentação/novas formas de linguagem (performance art,
happening, etc.), é isto mesmo?

Então, como VC não especificou se o teu interesse recai exclusivamente sobre
peças corais, vou passar algumas informações de peças com outra formação
instrumental e contatos de pessoas que espero tb colaborar com a sua pesquisa.

 1. Existem 3 peças do compositor Vinholes [Luiz Carlos Lessa Vinholes
[<leceleve em hotmail.com>]:
1.1 "Instrução 61, para quatro instrumentos quaisquer" (1961);
1.2 "Instrução 62, para piano ou outro instrumento de teclado e um colaborador"
(1962); e
1.3 "Peça/Pessa para fazer Psiu/Xi, para bocas" (1979)

Em todas as três há participação de público, de forma diferenciada, sendo que a
primeira é considerada uma peça histórica da música brasileira, por se tratar
da primeira composição aleatória no país (MENDES, Gilberto. 1975. IN: "No
concerto de hoje, o insólito Juan Hidalgo e o histórico Vinholes" artigo de
jornal/Tribuna de Santos) ou, ainda, que se utiliza do recurso composicional da
indeterminação.

Vinholes cria a figura do "colaborador", pessoas do público que estejam
dispostas a colaborar/voluntários, e este "novo elemento" vai participar
diretamente da peça como "autor/compositor" (acontece nas duas primerias
Instruções); e, no caso da terceira peça "a eventual participação do público",
sugerida pelo próprio compositor (lém de mímica e parte cênica por parte dos
coralistas).

Estas 3 peças foram tema de monografia apresentada este ano por mim, porém, VC
poderá contatar ainda o próprio compositor para maiores detalhes (email citado
acima), como também:

1. o doutorando Valério Fiel da Costa [<fieldacosta em yahoo.com.br>], aluno da
profa. Denise Garcia, defendeu monografia em 2005 sobre o compositor: “VINHOLES
E CAGE: TEORIAS, INDETERMINAÇÃO E SILÊNCIO”- IA/Unicamp;

2. a recém doutora Maria Helena Dell Pozzo [não tenho email pessoal], mas, é bem
provável que a Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal - sua orientadora por ocasião do
doutorado, tenha o contato - IA/Unicamp); obs: analisou a peça para piano; e

3. o doutorando Mário de Souza MAIA (UFRGS), [<mariodesouzamaia em uol.com.br>]que
por ocasião de seu mestrado realizou estudo sobre o assunto. IN: MAIA, Mário de
Souza. Serialismo, Tempo-Espaço e Aleatoriedade: a obra do compositor Luiz
Carlos Lessa Vinholes. Dissertação de mestrado do Curso de Pós-Graduação em
História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da PUCRS. Dissertação,
Porto Alegre (RS), 1999.

Além dessas peças, precisa pesquisar ai, juntamente com a compositora Ilza
Nogueira (que estuda/escreve bastante sobre os compositores da Bahia) e tb o
pesquisador Paulo Costa e outros estudiosos: sobre as peças para coro a capella
que estão inseridas no método de educação musical do compositor Lindembergue
Cardoso, de 1972. Este material deve se encontrar lá no Memorial LC ou com a
própria família, originalmente foram escritas para crianças, e é resultado de
trabalhos didáticos e artísticos desenvolvidos por ocasião do festival de
Música Mirim de Ouro Preto (1971/1972), já ouvi dizer (compositores q
participaram deste festival/ano) que houve participação do público.

Parte deste material serviu para o próprio Widmer se posicionar a favor de uma
escrita contemporânea "sinótica" num Simpósio Internacional do mesmo ano,

IN:
WIDMER, Ernst. “Perspectivas Didáticas Da Atual Grafia Musical na Composição e
na Prática Interpretativa – Grafia e Prática Sonora”. In: Symposium
Internazionale sulla Problematica dell’attuale Grafia Musicale.

Andersen, é isto por hora,
espero que essas informações lhe sejam útil,
desejo sucessos em sua pesquisa,

atenciosamente, Lilia Rosa

(educadora musical e doutoranda em música)


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