[ANPPOM-L] Sobre os concursos da USP

Lilia de Oliveira Rosa liliarosa em iar.unicamp.br
Dom Set 23 09:01:54 BRT 2007

Prezado Iazzetta, Prezado Budasz

e demais colegas

Penso que não somente eu (doutoranda em música), mas, outros colegas da lista da
ANPPOM (mestres, mestrandos, recém-doutores e doutorandos) temos interesses
futuros em prestar concursos públicos em universidades e, assim, baseando-me
nas informações abaixo apresentadas pelo Prof. Iazetta, gostaria de tirar umas
dúvidas que penso serão esclarecedoras p mim como p outros da lista.

Assim, seguem, algumas perguntas para os profs. Iazzetta e Budasz:

Para o Prof. Iazzetta:

1. Com relação aos editais mencionados abaixo:
1.1 O candidato poderia inscrever-se, por ex., em dois editais? Ou as datas
coincidem?
1.2 Um doutorando, prestes a defender o título, tipo 6 meses, poderia estar
prestando o concurso OU não se aceita o candidato nessa condição?

2. Com relação aos editais que NÃO estão citados abaixo:
2.1 Fazer um concurso público para a efetivação de professores que se encontram
com contratos precários, como VC comentou, é uma prática comum, digo, uma
prática que se aceita e/ou adota abertamente entre as universidades?

2.2 No caso destes concursos da USP, a efetivação através desse "programa" é
para "respeitar, por exemplo, os 5 ou os 10 anos de dedicação investidos pelos
professores/pesquisadores" que vêm trabalhando com contratos precários?

2.3 Se eu não tivesse recebido este aviso pela Lista da ANPPOM, e prestasse um
concurso no qual o EDITAL em nenhum momento comunica que se trata de programa
de apoio aos professsores com contrato precário, isto significaria que eu, caso
fosse um doutor interessado na disciplia, teria perdido tempo enorme com os
estudos, além de gastos com viagem, hotel entre outros, certo? Diante disto,
como SABER se tal e qual concurso é destinado ou não PARA NOVOS DOCENTES?
Ligando na Secretaria da Música ou na Reitoria da Universidade?

2.4 Vc sabe qual é a média de anos de dedicação, aí no caso dos professores de
música que estarão prestando o programa de apoio?

2.5 Segundo as normas federais, legislação, esta prática é legal, digo ética?

2.6 Considerando-se que os concursos públicos não são abertos anualmente ou com
certa regularidade, principalmente na área de música, penso que um doutor de
uma universidade do nordeste por exemplo, e que possui raízes em SP/familiares,
não teria chance alguma, mesmo tirando DEZ em todas as provas, pois, a vaga já
estaria destinada a outra pessoa, certo? Como ficaria essa questão da
competência?

Para o Prof. Budasz:

1. Existe na UFPR este tipo de concurso público para a efetivação de professores
que se encontram com contratos precários? Como VCs resolvem este tipo de
situação?

2. Ou isto não é prática legal, digo, ética?

Fico no aguardo de vossas respostas, e tb de outros doutores e/ou universidades
presentes na lista que queiram se manifestar, penso ser um assunto de grande
importância para todos nós.

Grata pela atenção,

att.

Lilia Rosa

(educadora musical e doutoranda em música)