[ANPPOM-L] Concurso Regência Ribeirão Preto (ECA-USP)

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Ter Set 25 19:23:22 BRT 2007


caros amigos e colegas,

por gentileza, ficaria muito grato se pudessem colaborar na divulgação do edital abaixo (já publicado!), referente à contratação de um(a) novo(a) professor(a) de Regência para a ECA-USP de Ribeirão Preto, em nível pelo menos de doutor,

gostaria de lembrar ainda que as atividades deste futuro docente estarão contextualizadas sobretudo em Regência e Canto Coral (disciplinas oferecidas aqui para os cursos de Licenciatura e Bacharelados em Instrumento e Canto, uma vez que não temos especificamente o Bacharelado em Regência na USP de Ribeirão Preto),

agradeço a atenção,

Prof. Dr. Rubens R. Ricciardi - professor titular da ECA-USP de Ribeirão Preto

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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES

 

EDITAL Nº 92/2007/ECA

 

ABERTURA DE CONCURSO PARA PROVIMENTO EFETIVO DE 1 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR JUNTO AO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO, NA ÁREA DE "REGÊNCIA".

 
O Diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão realizada em 29.08.2007, estarão abertas pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a contar de 14 de setembro de 2007, de 2ª a 6ª feira das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para o provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3 em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa junto ao Departamento de Música do Campus de Ribeirão Preto (claro/cargo nº 1083490, considerando a decisão do Conselho Universitário, em sessão de 23.03.2004, e tendo em vista o que consta no artigo 1º, inciso I, da Lei Complementar nº 1.009, de 21.05.2007 - distribuído pela Portaria GR-3.817, de 31/07/2007), recebendo o salário de R$ 5.850,92 (maio/2007), com base no programa da área de "Regência", que se regerá pelos artigos 132 a 148 do Regimento Geral e disposições estatutárias e regimentais pertinentes.
 
1. As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes, sita a Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar, sala 128, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira" devendo o candidato apresentar:

I - cópia reprográfica do documento de identificação (cópia acompanhada de original, para conferência);

II - memorial, em dez cópias;

III - prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, ou de validade nacional ou reconhecimento junto aos órgãos competentes (cópia frente e verso, acompanhado de original, para conferência);

IV - prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino;

V - titulo de eleitor e comprovante de votação da última eleição (todos os turnos), prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa (cópia acompanhada de original, para conferência).

 

Parágrafo primeiro: tratando-se de candidato portador de deficiência, este poderá apresentar requerimento na Assistência Acadêmica da ECA, durante o período de inscrições, para que sejam providenciadas as condições necessárias à sua participação na realização de todas as provas do concurso.

 

Parágrafo segundo: no ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação comprobatória do memorial em uma via, acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas. Essa documentação será devolvida aos candidatos após a realização e homologação do concurso. Os candidatos deverão possuir uma outra cópia dos seus trabalhos, artigos e livros para seu uso durante o concurso.

 

Parágrafo terceiro: todos os títulos e atividades, mesmo aqueles obtidos na USP, deverão estar comprovados mediante cópias de diplomas, certificados ou juntadas de declarações.

 

Parágrafo quarto: os trabalhos deverão ser comprovados com a juntada de exemplar (da tese, da revista na qual foi publicado o artigo), na forma como foi editado, com o programa ou resumo, editado pelos organizadores do congresso, do qual conste o trabalho citado, ou, ainda com a carta da aceitação do trabalho.

 

Parágrafo quinto: cada comprovante de título, trabalho e atividade deverão estar numerados de forma a corresponder à numeração com a qual foi citado no memorial.

 

Parágrafo sexto: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos IV e V, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

 

Parágrafo sétimo: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos IV e V, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

 

2. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.

 

Parágrafo único: O concurso deverá ser realizado no prazo de trinta a cento e vinte dias, após a aprovação das inscrições.

 

3. As provas constarão de:

I - julgamento do memorial com prova pública de argüição (peso 5);

II - prova didática (peso 3);

III - prova prática (peso 2);

 

4. O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo argüição e avaliação, deverá refletir o mérito do candidato.

 

Parágrafo 1º - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

II - experiência didática universitária;

III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

IV - atividades profissionais;

V - diplomas e dignidades universitárias.

 

5. Prova Prática, de no mínimo 40 e no máximo 60 minutos, será dividida em duas partes:

 

a) O candidato fará um ensaio, de no máximo 40 minutos, enquanto regente frente aos solistas, Madrigal Ademus e Ensemble de Câmara do Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA-USP, com o seguinte repertório:

 

I) "Eu vos adoro em Dó maior" ou "Eu vos adoro em Mi menor" (escolher uma entre estas duas obras) de Manuel Dias de Oliveira

II) "Miserere" de Manuel Dias de Oliveira

III) "Ave Verum" de Wolfgang Amadeus Mozart

IV) "Kyrie" da "Missa nº 2 em Sol maior" de Franz Schubert

V) "Motet em Ré menor - Beba Coca-Cola" de Gilberto Mendes

 

Observação em relação ao item a): As partituras das obras de Manuel Dias de Oliveira e Gilberto Mendes encontram-se no site www.musica.pcarp.usp.br

 

b) o candidato deverá realizar uma apresentação musical, de no máximo 20 minutos, com obra(s) de livre escolha, executando um instrumento musical de livre escolha e/ou cantando.

 

Observação em relação ao item b): Em caso de necessidade de pianista ou outro instrumentista acompanhante, o mesmo deverá ser providenciado pelo candidato.

 

6. A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos e versará sobre o programa da área base do concurso.

 

Parágrafo único - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

 

7. O programa das disciplinas base do concurso é o seguinte:

Área: "Regência"

01. O ofício de mestre-de-capela nos tempos do Barroco e Classicismo.

02. O regente na consolidação das grandes orquestras.

03. A Regência Coral.

04. "Lehrbuch der Chorleitung" de Kurt Thomas.

05. A regência e o repertório colonial brasileiro em suas relações com o Barroco e o Estilo Clássico.

06. A regência coral e de ensembles de câmara no repertório contemporâneo.

07 O regente enquanto empreendedor de projetos musicais.

08 A regência e o estilo musical - questões das práticas interpretativas.

09 A regência e a linguagem musical - questões composicionais.

10. O ensino de Regência Coral.

11. Projeto pedagógico em Canto Coral.

12. Projeto pedagógico em Regência Coral.

13. Repertório Coral na Idade Média e Renascimento.

14. Repertório Coral no Romantismo.

15. Repertório Coral nos séculos XX e XXI.

 

8. O ingresso do candidato aprovado no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) dependerá da aprovação prévia da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT).

 

9. O concurso terá validade imediata, exaurindo-se com a nomeação do candidato aprovado.

 

Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no endereço acima indicado.
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