[ANPPOM-L] Prova específica eliminada

Vanda Freire vandafreire em yahoo.com.br
Qua Set 26 14:24:56 BRT 2007


Prezado Damian
   
  Considero oportuna e relevante a sua preocupação. 
   
  O ingresso no curso de Licenciatura em Música tem sido focalizado, nos últimos anos, nas Universidades Federais , como necessariamente precedido de estudo de música, pois tem sido considerado, pela área de Educação Musical em geral, que não é possível formar professores em quatro anos, sem que eles já tragam uma bagagem musical anterior.  
   
  A importãncia da formação musical mais consistente para professores de música parece, hoje, ser razoavelmente consensual.
   
  Por isso, os Testes de Habilidade Específica para as Licenciaturas se adensaram. Na Universidade Federal de Uberlândia e na do Rio Grande do Sul, segundo a informação de que dispoho, os tetes são os mesmos para o Bacharelado e a Licenciatura.
   
  Mesmo nas Universidades Federais em que as provas não são as mesmas, a tendência tem sido a de fortalecer esses testes de entrada, para que o curso tenha um determinado nível de conhecimento musical assegurado, de forma a garantir a formação de um professor de música com a competência musical desejável, além da pedagógica.
   
  Na UFRJ, este ano, a prova de Habilidade Específica foi superficializada, retornando ao modelo da época da Licenciatura em Educação Artística, apesar do Departamento de Musicologia e Educação Musical ter se posicionado contrariamente a essa mudança.  Este ano, o candidato deverá tocar de cinco a dez minutos de música, sem qualquer outra especificação. 
   
  Foi retirada, também, do manual do candidato da UFRJ, a indicação de que ele deveria cursar, na Licenciatura, o mesmo instrumento em que se apresentasse no THE, objetivando a uma sólida formação no instrumento. Agora, ele poderá fazer prova em qualquer instrumento e cursar qualquer outro no decorrer do curso, o que corresponde a uma guinada significativa na concepção da Licenciatura , na UFRJ.
   
  Observamos que, como a música nas escolas de ensino básico é praticamente inexistente, e, na maioria das vezes é ministrada de forma precária, por professores que nem sempre têm uma formação musical e pedagógica adequada, o círculo vicioso não se desfaz.
   
  Recebemos no THE candidatos que não tiveram o direito de acesso a um estudo de música de qualidade (não necessariamente profissionalizante), e que, ou estudaram sozinhos ou tiveram que pagar por aulas particulares.
   
  Infelizmente, ainda há Universidades em que, no Vestibular, quem não alcança nota suficiente para o Bacharelado é redirecionado para a Licenciatura, o que revela um não reconhecimento da docência como opção profissional para um músico  competente.
   
  Como não estamos suprindo o mercado de trabalho com professores de música competentes, em quantidade suficiente, e com a seleção no THE apontando, no Acre como no Rio de Janeiro, por uma prova inespecífica ou pela ausência dela, percemos que está longe o dia em que a sociedade , como um todo, terá seu direito assegurado, no que concerne ao acesso à música como instância de formação do indivíduo, no ensino básico, com a qualidade que merece.
   
  Reitero que considero a questão importante, e desejo que a área de Música, em especial a de Educação Musical, contribua para um avanço deste debate.
   
  Saudações,
  Vanda Freire
  UFRJ

Yo Argentino <musicoyargentino em hotmail.com> escreveu:
  
Comunico aos colegas que a prova específica da área de música foi excluída 
do vestibular da Universidade Federal do Acre.

A decisão foi tomada pelos membros da Câmara de Ensino. Se esta determinação 
for homologada pelo Conselho Universitário, o vestibular 2008 da UFAC não 
incluirá NENHUM tipo de teste na área de música. Desta forma será criado um 
precedente legal que permitirá eliminar a prova específica nas outras 
universidades brasileiras.

Peço aos membros da ANPPOM e aos professores de música que se manifestem em 
relação às conseqüências desta medida. Coloco a disposição a argumentação 
embasada na lei 9394 e nas resoluções do Conselho Nacional de Educação que 
estaremos apresentando na reunião do Conselho Universitário. Todas as 
colocações serão lidas na reunião.


Dr. Damián Keller
Coordenador, Curso de Música - Chair, Division of Music
Universidade Federal do Acre - Federal University of Acre
http://ccrma.stanford.edu/~dkeller

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