[ANPPOM-L] composição

silvio silvio.ferraz em terra.com.br
Sáb Abr 5 13:32:56 BRT 2008


meu caro rodrigo

entendo q estamos na universidade pq em nosso país não nos sobrou mas lugar.
no mais....temos de colocar os pés no chão e trabalhar para q a coisa aconteça.

um fulano q entra numa universidade, se tranca na 
salinha e fica escrivinhando musicas....
desculpe-me, na universidade acho q não é lugar para diletantismo.
já é difícil argumentarmos nossos cursos de 
música perante engenheiros, médicos e outros 
sujeitos da universidade.
argimentar também alguém q só sabe escrever notas musicais sobre o papel.

era isto q queria dizer na minha 
mensagem....temos de fazer muito mais do q 
escrever música, a vida é muito mais do q isto, e 
o mundo nos exige muito mais do q isto (sobretudo 
qdo vivemos com verbas do governo q não é mais do 
q aquilo q este arrecada de um povo massacrado).

concordo q surgem sempre distorções como os 
compositores bissextos de academia, mestres de 
vilarejo q administram o tempo todo a vida dos 
outros.
mas temos a outra distorção, o compositor q faz 
música por diversão e q apenas tem a universidade 
como acréscimo salarial.

não sei o q  é pior

abs
silvio

>Ih, Silvio...
>
>
>
>Pobre da composição, que não é mais defendida 
>como um campo autônomo da expressão musical, 
>digno de ser prestigiado por seus próprios 
>méritos e por sua importância, nem por um 
>professor da área! Isso que você apregoa gerará 
>um punhado de compositores bissextos, 
>travestidos de teóricos ou musicólogos 
>irrelevantes, que tentarão aturar como 
>"nucleadores"/gerentes/interlocutores/agregadores/preparadores 
>de aula/orientadores/administradores/ produtivos 
>em áreas tão díspares... Desconfio da qualidade 
>dos eventos, gestões, publicações, composições, 
>etc. de alguém satisfaça a esse perfil... Mas 
>isso lá importa?
>
>
>
>Que mal haveria se essas qualidades estivessem 
>não concentradas num só indivíduo, mas 
>distribuídas entre os diferentes personagens de 
>uma instituição? Alguns compõem melhor, outros 
>são mais afeitos à administração, uns são 
>excelentes professores, outros escrevem 
>brilhantemente... Haveria espaço até para os 
>polivalentes!
>
>
>
>Abraço,
>
>
>
>Rodrigo
>
>
>
>----- Original Message ----- From: "silvio" <silvio.ferraz em terra.com.br>
>To: <rrrr em usp.br>; <anppom-l em iar.unicamp.br>
>Sent: Monday, March 31, 2008 11:55 AM
>Subject: Re: [ANPPOM-L] composição
>
>
>vc resumiu bem
>valendo acrescentar talvez q este prof.
>claramente deverá ter parte de sua vida dedicada
>a escrever música também, e q tais músicas
>reflitam um tanto do q é a vida musical de sua
>época (sem restrições estilísticas).
>ensinar a própria poética é patético, istoa
>gente até pode colocar num livro, mas passar
>horas da aula dizendo "veja como sou o
>bom"....blerg.
>abs
>silvio
>
>>caro Silvio,
>>muito bom, vc formulou bem melhor, estou
>>plenamente de acordo, afinal, o pior professor
>>de composição (se é que se deva ter algum
>>"professor de composição" para se tornar
>>compositor) é aquele que ensina a própria
>>poética,
>>abraços do Rubens
>>
>>Citando silvio <silvio.ferraz em terra.com.br>:
>>
>>>parece-me o debate interessante e a resposta do damián elucída
>>>algumas coisas:
>>>é um concruso para prof. e não para compositor.
>>>o contratado vai dar aulas, fazer projetos,
>>>trabalhar com colegas e não simplesmente ser o
>>>escrevedor de música da reitoria.
>>>
>>>nas suas entrelinhas e com hábito na prática
>>>unviersitária as ponderações do edital deixam
>>>claro que são importantes critérios:
>>>1. a capacidade de nucleação de projetos e pesquisadores jovens e senior;
>>>2. a capacidade de gerenciamento de projetos e de pessoal;
>>>3. a capacidade de diálogo com colegas da instituição e de outras
>>>instituições;
>>>4. a capacidade de agregar valores, ou seja, de
>>>aprender com pessoas q pensam diferente dele em
>>>prol do desenvolvimento do seu departamento;
>>>5. a capacidade de preparar uma aula sobre o tema
>>>com atualização bibliográfica e que consiga
>>>também relacionar temas a pesquisas recentes na
>>>área;
>>>6. a capacidade de orientação, ou seja saber
>>>preparar estudantes, conduzir trabalhos de
>>>estudantes;
>>>7. a produtividade em setores dispares, como
>>>orientar, escrever, compor, preparar aulas,
>>>participar de bancas, articular pessoas...
>>>
>>>são todas estas habilidades q dizem respeito ao
>>>projeto maior que é a universidade púlbica e não
>>>a projetos individuais como o de escrever música
>>>em casa, distinguindo aquele que escreve música
>>>por exercício matinal quase diletante, daquele
>>>que produz face a projetos maiores que envolvem
>>>equipe de colegas, estudantes e temática atual e
>>>relevante.
>>>
>>>a universidade em questão é um espaço público
>>>voltado à docência, pesquisa e produção artística
>>>vinculada à pesquisa e produção de conhecimento e
>>>não o lugar de manifestar realizações de cunho
>>>privado. isto a distingue da prática doméstica de
>>>escritura musical que por vezes gera confusão em
>>>concursos públicos na nossa área.
>>>
>>>talvez o debate vá não no rumo do que está
>>>correto no edital, mas para o que o edital se
>>>destina: concurso para vaga de PROFESSOR DOUTOR,
>>>categoria que diz respeito aos 7 itens que
>>>escrevi acima e não apenas a escrever música boa
>>>e vasta.
>>>
>>>claro que um compositor com produção relevante
>>>atrairá estudantes, formará em torno de si
>>>projetos e catalizará a vontade de seguir adiante
>>>(sobretudo para estudantes jovens que vivem
>>>cotidianamente estas urgências da vida).
>>>mas isto não está relacionado ao catálogo numério
>>>de obras, mas à importância de seu trabalho para
>>>sua época e seus contemporâneos.
>>>
>>>abs
>>>silvio
>>>
>>>>Caro Rubens,
>>>>
>>>>Concordo plenamente com a tua colocação. No
>>>>entanto, temos que observar o conteúdo das
>>>>provas.
>>>>
>>>>http://www.prodirh.ufg.br/uploads/files/Editalab%2027_docente_EMAC.pdf
>>>>
>>>>Os seguintes itens são exclusivos da área de
>>>>análise e teoria da música instrumental:
>>>>
>>>>>  d) Composição, Linguagem e Estruturação Musicais
>>>>
>>>>>  Prova Teórico-Prática:
>>>>>  3. O candidato deverá realizar Análise harmônica e redução para
>>>>>piano de um
>>>>curto trecho orquestral, comunicado no momento da prova, em prazo máximo
>>>>de duas horas.
>>>>
>>>>>  Prova Didática:
>>>>>  2. Harmonia e Análise: das cadências simples aos limites da tonalidade.
>>>>3. Contraponto: de Palestrina à música contemporânea.
>>>>4. Aspectos estruturais e composicionais da Sonata Clássica.
>>>>5. Trajetória da Música tonal de Bach a Beethoven.
>>>>6. Exposição crítica das principais teorias do tonalismo.
>>>>8. Tonalismos e modalismos durante o século XX.
>>>>10. Descrição e comparação dos princípios composicionais de, no mínimo,
>>>>três entre os compositores seguintes: Haydn, Beethoven, Ravel,
>>>>Stravinsky, Messiaen.
>>>>
>>>>Em relação à prova de títulos, o peso total da produção intelectual é 30%.
>>>>
>>>>>  Prova de títulos:
>>>>>  Os pesos para o cálculo da Nota de Títulos,
>>>>>atendendo o inciso VI do artigo 25 da
>>>>resolução 001/2007 CONSUNI/CEPEC da UFG são os seguintes:
>>>>
>>>>>  Atividade  / Peso
>>>>I - Atividades de Ensino 2
>>>>II- Produção Intelectual 3
>>>>III - Atividades de Pesquisa e Extensão 2
>>>>IV - Atividade de Qualificação 2
>>>>V - Atividades Administrativas e de Representação 1
>>>>
>>>>Complementando com a resolução mencionada:
>>>>
>>>>>  RESOLUÇÃO CONJUNTA CONSUNI/CEPEC Nº 01/2007Seção IV
>>>>>  Da Prova de Títulos
>>>>>  Art. 24. A pontuação da prova de títulos deve ser estabelecida conforme
>>>>a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de
>>>>Títulos, anexa a esta resolução, observando-se o
>>>>disposto no artigo terceiro, parágrafo único,
>>>>inciso V, desta resolução.
>>>>
>>>>E observando a Tabela de Pontuações Máximas na Prova de Títulos:
>>>>
>>>>II - 1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA / Pontos
>>>>21. Tese de doutorado defendida e aprovada 25
>>>>
>>>>II - 2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA / Pontos
>>>>12. Peças e musicais (autoria) 30
>>>>
>>>>III - 1 ATIVIDADES EM PROJETOS DE PESQUISA / Pontos
>>>>3. Coordenador de projeto de pesquisa com financiamento (*) 4
>>>>
>>>>Neste ponto é interessante observar que um
>>>>candidato precisaria coordenar 7 projetos de
>>>>pesquisa com financiamento para ter quase a
>>>>mesma pontuação que outro candidato que tivesse
>>>>a autoria de uma peça (musical).
>>>>
>>>>Então, voltando ao assunto...
>>>>
>>>>>  caso este mesmo candidato não tenha ele mesmo um
>>>>catálogo próprio de obras musicais, ou seja, caso ele não seja
>>>>compositor de fato, e tal trabalho já realizado e comprovado em seu
>>>>currículo (um conjunto de obras compostas de relevância) deve ser por
>>>>bem mais importante como critério de avaliação,
>>>>
>>>>Concordo que a produção é o item mais importante
>>>>na avaliação do currículo do compositor. Mas a
>>>>realidade neste concurso é a seguinte:
>>>>1. O peso total da produção intelectual é
>>>>30%. A produção artística é somente 1 ponto dos
>>>>11 avaliados pela Tabela da prova de títulos.
>>>>2. Em relação a tabela, por exemplo, na UFAC
>>>>criar e produzir uma obra dá 7 pontos (total).
>>>>Enquanto que publicar um artigo dá 25 pontos.
>>>>
>>>>>  enfim, a questão é: o que vale mais, um diploma de composição ou o
>>>>conjunto da obra do candidato???
>>>>
>>>>Este é o ponto! A obra do candidato neste
>>>>concurso tem um peso máximo de menos de 3% (ver
>>>>valores acima: 30% de peso total dividido pelos
>>>>11 itens avaliados).
>>>>
>>>>>  quanto a critérios de provas, tudo pode ser levado em conta como
>>>>complemento
>>>>
>>>>Mais uma vez concordo, COMO COMPLEMENTO. No caso
>>>>deste concurso (e da maioria dos concursos que
>>>>tenho acompanhado), a obra do candidato não tem
>>>>peso suficiente.
>>>>
>>>>Resumindo, para evitar este problema sugiro a
>>>>elaboração de uma Tabela de Avaliação unificada,
>>>>que leve em conta as especificidades de cada
>>>>área.
>>>>
>>>>Saudações,
>>>>
>>>>Damián
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>Dr. Damián Keller
>>>>Coordenador, Curso de Música - Chair, Division of Music
>>>>Universidade Federal do Acre - Federal University of Acre
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