[ANPPOM-L] extensão de copyright em gravações
Alexandre Negreiros
alexandrenegreiros em yahoo.com.br
Qua Abr 16 19:12:32 BRT 2008
Oi Carlos e todos,
É que, na avassaladora maioria das legislações internacionais, as
proteções (para autorais e conexos) se equivalem em termos de extensão
de tempo. Como a União Européia impõe limites semelhantes aos seus
membros, e pelo visto a Finlândia possui prazos diferentes, surge esse
"protesto" que me parece mais sincero ali no ítem 6, quando o autor
reclama da dificuldade extra que os bibliotecários passarão a ter para
desempenhar seus papéis.
Sem pretender me aprofundar, logo no primeiro ítem demonstram o quanto
são distantes do debate mais sério, quando diz que "não podem se
equiparar as proteções". Quando a comunidade internacional os assumiu,
em 1961 (por isso ele diz que na Finlândia não havia qualquer proteção
até então), através da Convenção de Roma, tutelada pela OMPI,
vinculada à ONU, os fez repousar sob o mesmo amparo dos direitos
autorais, daí são chamados de "autorais conexos", ou em inglês
"neigboring", ou "related" rights. E assim as legislações nacionais
procederam, embora sejam operados por sociedades distintas (de autores
e de performers) na administração de cada um deles, com exceção do
Brasil, é claro, onde estão todos no mesmo bloco, o que é péssimo,
apesar de "vendido" como grande avanço. Tenho um estudo da CISAC
demonstrando a diversidade de tratamentos entre direitos autorais e
conexos na Europa, e apesar do autoral preponderar sobre os conexos em
muitas e importantes nações, há muitos casos em que são distribuídos
mais recursos aos conexos do que aos autorais, em proporção que atinge
até 11 para 1, exatamente para compensar o tempo que o autoral recebeu
sozinho. A proporção brasileira média é de 2/3 para o autoral e 1/3
para o conexo, mas a lei cometeu a imprudência de delegar ao ECAD a
definição do fonograma, o que os permite limitar o pagamento de
conexos a uma fração das gravações veiculadas.
As autorizações (junto aos titulares) são muito semelhantes para obras
intelectuais ou fonogramas, e especialmente na Europa, onde prevalecem
os "direitos de remuneração", e não há problemas sérios para se
consegui-las. O mesmo não posso dizer do Brasil. Lá, o sujeito usa,
faz os registros de seu uso e passa a dever (na grande maioria dos
usos, especialmente os de finalidade educacional). Aqui é que ele
teria que pedir ao bispo. O que ele alega no ítem 4, que não poderá
fazer sua cópia de segurança, é uma grande bobagem, uma vez que em
quase toda a Europa, aliás em quase todo o mundo, há regulamentado o
direito à cópia privada, e exatamente por isso cobra-se uma
determinada taxa sobre as mídias virgens, como forma de remunerar os
prováveis autores que serão copiados, em nome desse uso. E os
critérios de distribuição são bastante interessantes e, apesar das
reclamações, eficientes.
O debate sobre o aumento da proteção é controverso, e visto com certa
desconfiança porque o PRAZO é parte da filosofia da proteção à
propriedade intelectual, surgida já em meio à preocupação com o
desenvolvimento da sociedade, propiciado pela circulação e difusão
deste mesmo conhecimento que se buscava proteger. Mas sem ele, o autor
não se protege e não subsiste, então o "acordo" foi alcançado a partir
do estabelecimento dessa limitação, que funciona para o direito
autoral e para as patentes, onde há um instituto ainda mais
controverso: o segredo industrial, quando a empresa pode abrir mão da
proteção do estado para tentar garantir o domínio do seu invento "para
sempre", ou até que alguém descubra como se faz. Poucos optam por essa
estratégia, por motivos óbvios, e a maior parte dos depositários
aceitam a proteção total por alguns anos, comprometendo-se a expor seu
invento quando o prazo terminar.
Já me estendi, não tenho jeito... Vou ler o tal Gowers report, depois
eu comento.
Abçs
Alex
On Apr 16, 2008, at 10:24 AM, carlos palombini wrote:
>
> A Biblioteca Nacional da Finlândia e a Associação Finlandesa de
> Bibliotecas prepararam um documento contestando a extensão de
> copyright, de 50 para 90 anos, "a fim de dar aos executantes a mesma
> proteção dos comporitores", que está para ser levada ao Parlamento
> Europeu.
>
> +++
>
>
> 1. The copyright protection of performers cannot be equated
> with the protection of composers and other authors. Most
> compositions have only one or two authors; the term of protection is
> counted from the death of the longest-living author. Rights in sound
> recordings belong jointly to the record company and performers
> participating in recordings, sometimes more than a hundred of them.
> Companies do not have a year of death. Extending the term of
> protection to 95 years would inevitably lead to situations where
> some sound recordings would be protected longer than the works
> recorded, resulting in new demands for extended protection.
>
> It is true that a small number of living performers will lose income
> from the broadcasting of their recordings when the present term
> expires. However, in Finland, record producers and performing
> artists did not have any copyright protection until 1961. For a long
> time, the term of protection was 25 years. This state of affairs was
> well known to all parties, when recordings were made. The protection
> of performers and producers has already been extended retroactively
> several times; no other professional group has ever received such
> special treatment.
>
> 2. Commissioner McCreevy has not published any estimates of
> the additional income which performers would gain from the
> extension. 50-year old records are only broadcast infrequently, 95-
> year old records almost never. For most performers and their
> estates, the extra income would only be a few euros annually, if
> anything. The damage caused by the extension would be much larger
> than the benefits.
>
> 3. The extension of the copyright term has previously been
> proposed in the EU on the basis of the competitiveness of the
> European recording industry. It was claimed that European record
> industry would be less competitive than the US industry, which
> already has 95-year protection. In Britain, the Gowers report
> convincingly proved that such claims were false. If anything, the
> shorter term makes European record industry more competitive.
>
> In the United States, there have been studies of the damage caused
> by excessively long protection. In practice record companies have
> not been interested in marketing recordings which are more than 50
> years old, because demand for them is marginal. Neither have they
> been willing to license them to other companies. As a result, in the
> USA most recordings which are more than 50 years old are available
> for educational and research purposes only as European reissues. If
> the proposed extension goes through, the availability of historical
> recordings will dramatically decrease in Europe, too.
>
> 4. The extension of the term of protection would not only
> apply to commercially published recordings. It would apply to all
> sound recordings, including broadcasts, private recordings and
> recordings made for research purposes. Without the permission of the
> rights owners, protected recordings cannot be used for any purposes.
> For instance, if an archive receives a home recording made in the
> 1950s, it would not be able to make a digital preservation copy
> without the permission of the rights owners, who may be unknown.
>
> 5. The extension of the term of copyright would eventually
> create a huge “orphan works” problem. Ninety-year old recordings
> could not be used for any purpose without the permission of the
> rights owners, but in many cases it would be impossible to identify
> them. In the course of time, many record companies will change
> owners, cease operations or go bankrupt. Even the states where they
> once operated may cease to exist. The performers die and the rights
> pass to second and third generations. Because most recordings have
> little economic value after such a long period, the changes will not
> be documented anywhere.
>
> 6. The extension of the term of copyright would endanger the
> pioneering work of the Finnish National Library in making historical
> recordings accessible to the public. The National Library is legally
> responsible for the preservation of national cultural heritage and
> providing related information services. The National Library has
> digitised in the RAITA database a major part of public domain
> Finnish sound recordings. The proposed extension would make this
> task much more difficult. If the extension is made retroactively,
> most of the materials would have to be closed for the public.
>
> 7. In the United Nations Declaration of Human Rights,
> copyright and access are seen as two rights of equal importance. The
> extension will result in unreasonable restrictions to the freedom of
> information, unless proper balances are created. The harmful
> consequences of the extension to libraries and archives are well
> documented, while the there are no studies of the alleged benefits.
> As the Gowers report noted, it will be possible to extend the term
> later on, if this proves necessary, but it will be very difficult to
> shorten it, if it has proven excessive.
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20080416/bb907da4/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L