[ANPPOM-L] In memorian - Henrique de Curitiba

Leonardo Fuks cyclophonica em yahoo.com
Dom Fev 24 22:05:57 BRT 2008

Gentileza e generosidade são palavras que ajudam a definir o brilhante Henrique de Curitiba.
Tive o privilégio de ser seu aluno de harmonia na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em meados dos anos 80. Excepcional professor.
Como exemplo de suas grandes virtudes, gostaria de contar um episódio em torno do Henrique. Eu havia sido convidado pela Secretaria de Cultura para tocar um trio de sopros de sua autoria no Solar do Barão. Para arregimentar os outros dois músicos liguei imediatamente para o "China da Flauta" (Luiz Fernando Sieciechowicz) e para o Jamil Bark (fagote). O China, então um dos mais promissores discípulos do maestro Norton, aceitou de cara, seria seu primeiro trabalho remunerado em música, aos 16 anos. Marcamos os ensaios para aquela semana. No dia seguinte, recebi perplexo a partitura: era um trio para oboé, clarineta e fagote, e não com flauta, como eu havia entendido na ocasião do convite...
Chamei o Henrique, expliquei a situação difícil, que houvera me comprometido com o China e que ele ficara muito entusiasmado e obtive do mestre uma solução muito simples: "o China toca a parte do oboé, você toca no oboé a parte da clarineta e pronto, adaptem conforme as extensões dos instrumentos e toquem com musicalidade, confio em vocês". A assim foi, o Henrique na platéia aprovou e aplaudiu.
Infelizmente, foi também num dia de fevereiro (27/02/2001) que perdemos este gênio risonho da flauta, o China, que havia se tornado aos vinte e poucos anos o primeiro flautista da OSESP.