[ANPPOM-L] Sobre Metodologia

Márcio Mattos.Com marciomattos em marciomattos.com
Dom Fev 24 08:41:17 BRT 2008

Caros colegas.
Antes de tudo agradeço a todos os que contribuíram com o tópico METODOLOGIA
DA PESQUISA EM MÚSICA.
Quando pedi ajuda na área não foi porque não conhecia o material (e, claro,
não conheço tudo realmente), mas porque realmente é difícil, daí a
solicitação.
Aqui na UECE temos um momento de "conscientização", numa disciplina inicial
que, além de abordar as Normas Técnicas mesmo trabalhamos também conceitos
de mito, religião, senso comum, filosofia, ciência, artes, métodos, etc. e
mais a formatação seguindo a estrutura de introdução, justificativa,
problema, objetivos, hipóteses (não necessariamente nesta ordem)
etc.Numoutro momento vem a elaboração do projeto e, depois, a
monografia.
A maior dificuldade é, justamente, aquela apontada pela professora Mércia: a
transposição do abismo entre tocar seu instrumento e cantar e, ler e
escrever sobre música.

Profa. Mércia, realmente tenho tido dificuldades com os alunos, sim. No
entanto, tenho acreditado na possibilidade de mudar o quadro, ao menos
sensivelmente. Veja: quando fiz a graduação também não sabia o que era
pesquisa em música. Somente após a oportunidade de ser bolsista de iniciação
científica é que fui mudar a maneira de pensar. Mais a frente na
pós-graduação é que "abrimos um pouco mais a cabeça". Na Europa já existem
alguns cursos de graduação em Ciências Musicais (não sei de outros locais),
onde o aluno já é "acostumado" a ver a música dentro da universidade de uma
maneira diferente.
Quanto ao vestibular, o Exame de Habilidade Específica para nós aqui na UECE
continua. E é, por sinal, relativamente difícil. Isso tem gerado uma boa
concorrência e consequentemente a entrada de bons alunos. Só não temos ainda
aqui no Ceará, além do CEFET, escolas de nível médio gratuitas. Estamos
lutando por isso.

Bom, agradeço mais uma vez as contribuições de todos e, caso alguém ainda
tenha sugetões estamos por aqui.

Abraços,
Márcio Mattos

SUGESTÕES ENVIADAS
Giann Ribeiro:
Sugeriu o seguinte livro:
"Sugiro A arte da pesquisa de Wayne C. Booth, Gregory G. Colomb, e Joseph M.
Williams. Tradução Henrique A. Rego Monteiro. Martins Fontes 2005."

Mércia:
Sugeriu:
"... ler teses, artigos e monografias para saber como os autores trabalham
..."

Clóvis:
Falou sobre seu documento de Normas de Formatação.

Júlia:
Falou de seu trabalho sobre "metodologias participativas na pesquisa
etnomusicológica".
JULIA, INTERESSO-ME PELO TRABALHO, SIM. Caso queira mandar envie para
marciomattos em marciomattos.com

Sonia:
Sugere usar como referência a bibliografia adotada por outros cursos que têm
a disciplina Metodologia da Pesquisa.
Cara, Sônia gostaria de receber informações sobre o material que você tem
usado.

Martha:
Dá como dica o manual usado na PPGM da UNIRIO.
http://www.unirio.br/ppgm/estruturaAcademica_03_normas.htm
Obrigado, professora Martha. Já baixei e vou ler.

Elba:
Também fala da dificuldade de livros específicos.