[ANPPOM-L] Concurso EMUFMG: Percepção Musical/Etnomusicologia

Alvaro Neder alvaroneder em uol.com.br
Ter Fev 26 18:01:47 BRT 2008


Leonardo, Silvio, colegas,

Também fiquei curioso com a chamada desse edital. Mesmo tendo estudado por 
dois anos do meu doutorado na universidade Brown, que tem etnomusicólogos 
com expressão mundial como Jeff Titon, não conhecia essa especialização em 
etnomusicologia/percepção musical.

Quanto à exigência de um doutorado em área específica, surgem questões. O 
que é etnomusicologia? É uma disciplina ou um campo de estudos? Como sabem, 
uma disciplina é definida por um método específico. Por exemplo, as hard 
sciences são disciplinas pois têm o método positivo. A etnomusicologia não 
tem --- logo é um campo de estudos. Quem tem conhecimento da literatura da 
etnomusicologia verifica justamente, em sua história passada, a enorme 
ansiedade quanto à ausência de métodos específicos para suas pesquisas. Uma 
das grandes preocupações nos textos fundadores de Blacking, Lomax etc é a 
busca de constituição de métodos específicos que alçassem o campo ao status 
de disciplina. Muitas vezes esses textos foram contemporâneos do 
estruturalismo, que então dominava as ciências sociais e humanas com sua 
proposta --- falida --- de cientificidade, que influenciava então a 
etnomusicologia e ajudava a insuflar tal ansiedade.

Há muitos anos, a etnomusicologia foi, a exemplo de outros campos de 
pesquisa das humanidades e ciências sociais, dominada pelos chamados estudos 
culturais, pela teoria cultural e pela crítica cultural, herdeira da escola 
de Frankfurt. Com isso, qualquer sonho de especificidade foi definitivamente 
abandonado, com o influxo do feminismo, marxismo, psicanálise, new 
criticism, desconstrutivismo, etc. Por outro lado, na esteira do pensamento 
foucaultiano da disciplinaridade no sentido forte, de constituição de um 
campo para exercício de relações de poder, a tendência mais progressista que 
se percebe é a de buscar conhecimentos de múltiplas áreas --- a chamada 
interdisciplinaridade (está nos PCN!), ou mais além, a 
transdisciplinaridade. Há muito a ganhar através do afluxo de conhecimentos 
oferecidos pela crítica literária, filosofia, sociologia, etc. Isso não só 
para a etnomusicologia, mas para todos os campos. E não só os campos das 
humanidades e ciências sociais, mas até mesmo das ciências duras. Vejo a 
todo momento textos científicos de física e outras disciplinas com títulos 
performáticos, derridianos. Recentemente conversei horas com um cientista 
matemático que me explicou como as questões da indeterminação --- que são 
tão importantes para os pós-estruturalistas e para o pensamento cultural 
contemporâneo --- são cruciais para as matemáticas hoje, enterrando uma 
matemática cartesiana do século 16 e suas imposições da lei do terceiro 
excluído. Tenho uma amiga que abandonou um dos mais prestigiosos 
pós-doutorados do mundo em ciências biofísicas para trabalhar a peso de 
outro em uma  consultoria que é líder mundial. O trabalho dela é uma lição 
para nós que nos achamos tão antenados com as inovações mundiais, ou tão 
arrojados e performáticos porque trabalhamos na cultura --- isso é, uma área 
em que tal experimentalismo não causaria grandes prejuízos. Ela trabalhava 
com biologia e biofísica experimental, aquele tipo que trabalha com ratinhos 
de laboratório. Hoje participa de equipes transdisciplinares com químicos, 
matemáticos e outros cientistas que têm em comum apenas o forte treinamento 
quantitivo. Mas sua tarefa é resolver megaproblemas econômicos de megabancos 
multinacionais ou de países inteiros, área na qual a maior parte deles não 
deles tem doutorado ou mesmo formação específica.


 Enfim, o momento é de abertura, e é difícil compreender o que justificaria 
um retorno à disciplinaridade a não ser a adesão a algo que já morreu. Claro 
que um professor doutor deve apresentar total domínio dos conteúdos e 
procedimentos que terá sob sua responsabilidade, mas em um ambiente 
transdisciplinar isso deixa de ser comprovável por um diploma de doutorado e 
comprova-se através de seu histórico de publicações e das provas escritas e 
orais que são realizadas para tais verificações. Insistir no contrário é 
excluir liminarmente profissionais que possam se mostrar eventualemte mais 
bem preparados e com mais sólido perfil de pesquisador, suplantados por um 
mero título disciplinar.

No último encontro do capítulo sudeste da Associação Brasileira de 
Etnomusicologia - ABET - o comentário final expressando o consenso a que se 
chegou é que a etnomusicologia praticada no Brasil é bastante diversa 
daquela norte-americana, seguindo outros caminhos que relativizam bastante 
métodos, escopo, procedimentos e preocupações políticas. De maneira geral, 
concorda-se que a etimologia e a história do termo --- que inclusive estão 
ligadas às antigas práticas neocolonialistas --- dão lugar a outros 
sentidos: os sentidos pelos quais os etnomusicólogos brasileiros estão 
optando por compreender o campo. Demonstram assim sua abertura à 
transdisciplinaridade e compreensão da complexidade sobre o que representa a 
pesquisa no mundo contemporâneo --- e especificamente no Brasil. Para além 
da disciplinaridade.

abraços
Alvaro



----- Original Message ----- 
From: "silvio" <silvio.ferraz em terra.com.br>
To: <anppom-l em iar.unicamp.br>
Sent: Tuesday, February 26, 2008 9:50 AM
Subject: Re: [ANPPOM-L] Concurso EMUFMG: Percepção Musical/Etnomusicologia


fiquei curioso ao ler o edital:
que curso no país oferece o dito doutorado em
percepção musical/etnomusicologia.
claro que qto mais preciso o concurso mais precisa a contratação.
mas pergunto, qual a universidade brasileira que
oferece este doutorado específico.
sei daquelas que oferecem doutorado em
etnomusicologia, mas em percepção musical?
o google dá muitas respostas para "doutorado em
composição", "doutorado em etnomusicologia",
"doutorado em musicologia";mas dá só uma resposta
para doutorado em percepção (uma página de
gospel) e zero página para "doutorado percepção
musical".
me digam se é isso mesmo ou se é algum problema
de redação de edital, pois como saiu na lista
gostaria de repassar a orientados de doutorado
com interesse na área.

abs
silvio



>CONCURSO PARA PROFESSOR ADJUNTO NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG
>
>A Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento
>de Teoria Geral da Mùsica (TGM) informa que estão abertas, no período de
>14/02/2008 até 13/05/2008, as inscrições de candidatos ao concurso para
>preenchimento de uma vaga de Professor Adjunto, Nível I, na área de
>conhecimento Percepção Musical/Etnomusicologia. Para concorrer, é
>necessário que o interessado tenha Doutorado na área de Percepção
>Musical/Etnomusicologia. Os candidatos farão provas de: julgamento de
>títulos; avaliação de competência em percepção musical e etnomusicologia
>com arguição oral. Mais informações na
>ginahttp://www.ufmg.br/conheca/concursos.
>
>--
>carlos palombini (dr p)
>professor adjunto de musicologia
>universidade federal de minas gerais
><cpalombini em gmail.com>
>
>"É certo que a arma da crítica não pode
>substituir a crítica das armas, que o poder
>material tem que ser derrocado pelo poder
>material, mas também a teoria se transforma em
>poder material logo que se apodera das massas. A
>teoria é capaz de se apoderar das massas quando
>argumenta e demonstra ad hominem, e argumenta e
>demonstra ad hominem quando se torna radical;
>ser radical é tomar as coisas pela raiz. Mas a
>raiz, para o homem, é o próprio homem" (Karl
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