[ANPPOM-L] Enc: Protesto sobre [o sistema de Seleção de Trabalhos e] a restrição do número de comunicações

Claudiney Carrasco carrasco em iar.unicamp.br
Dom Jul 20 11:28:56 BRT 2008

----- Mensagem encaminhada de carlos palombini <palombini em terra.com.br> -----
    Data: Sat, 19 Jul 2008 10:01:14 -0300
      De: carlos palombini <palombini em terra.com.br>
Reponder para: carlos palombini <palombini em terra.com.br>
 Assunto: [ANPPOM-L] Protesto sobre [o sistema de Seleção de Trabalhos e] a
restrição do número de comunicações
    Para: ANPPOM-L <anppom-l em iar.unicamp.br>

Caro Marcos e colegas,

Não tenho experiência nenhuma em relação à submissão de trabalhos para o
congresso deste ano: percebi que não havia como enquadrar meu artigo no
formato solicitado e na temática proposta e desisti de submetê-lo
(entenda isto, se desejar, como um "protesto sobre o sistema de seleção
de trabalhos"). Todavia, se o presente congresso tiver sido realmente
mais seletivo (e parece que foi), a Anppom terá tido um grande ganho. Só
desejo que esta seletividade maior seja mantida nos próximos eventos,
pois, a longo prazo, mais nocivo do que ter um trabalho rejeitado é ter
um trabalho aceito por um evento que não rejeita nada.

Cordialmente,

Carlos

--
carlos palombini
<cpalombini em gmail.com>

irpmf-cnrs		imec
2, rue louvois		abbaye d'ardenne
75002 paris ii		14280 saint-germain-la-blanche-herbe
			calvados

----- Finalizar mensagem encaminhada -----

Caros Marcus, Carlos e colegas,

Também me surpreendeu o fato de todos os trabalhos de meus orientandos terem
sido aprovados como pôsters. É a primeira bez que isso ocorre, não apenas na
ANPPOM, mas em todos os congressos de que já participei. Normalmente, nossos
trabalhos são aceitos sem grandes ressalvas. Concordo com o Carlos de que o
aumento da seletividade pode melhorar o congresso, mas sempre temo o exagero. É
preciso sempre ter em vista que o congresso é também um espaço para a exposição
daquilo que vem sendo feito Brasil afora pelos pesquisadores. O contato com
essa produção se dá na comunicação, de fato, não no pôster, pois é na
comunicação que podemos contar com a presença do pesquisador. Penso que devemos
rejeitar trabalhos que não estejam em condições de serem apresentados no
congresso, mas para mim também é claro que todos os trabalhos submetidos por
meu grupo de pesquisa estavam em condições de serem apresentados. Pode parecer
cabotino da minha parte dizer isto, mas digo-o não tomado pela emoção, digo-o
como parecerista de diversos eventos e publicações junto aos quais atuei ao
longo desses anos na universidade.
Os problemas que vejo nesta situação são os seguintes. Em primeiro lugar um
rigor excessivo pode esvaziar o congresso. Sinceramente, é muito provável que
eu não vá a ele, nem nenhum membro de meu grupo de pesquisa, que é o único do
Brasil focado na área de música aplicada à dramaturgia e ao audiovisual. Isso
não é bom para uma associação que ainda se encontra em processo de construção.
No médio prazo, a recorrência de rejeições pode fazer com que vários membros
passem a encaminhar seus trabalhos para outros eventos. Eu, por exemplo, estou
decidido a sugerir aos meus orientandos que concentrem suas energias para o
próximo SINCAM e o congresso da SOCINE, eventos onde nossos trabalhos serão
aceitos sem muitas objeções. No longo prazo, isso pode levar a um esvaziamento
da ANPPOM ou, no que é pior, em sua transformação em uma associação restrita a
um pequeno grupo e pouco aberta a novos assuntos, novas experiências e novos
pesquisadores.
Espero, sinceramente, que isso não aconteça. Mas, neste ano, provavelmente
estarei ausente.

Felicidades a todos.

NEY CARRASCO
Depto. de Música - UNICAMP